sábado, 17 de julho de 2010

África para os Chineses

Neocolonialismo ou mera globalização? Os chineses estão invadindo e tomando controle da África, continente cheio de recursos subaproveitados. Há centenas de empresas chinesas e milhares de trabalhadores chineses investindo em países como Uganda, Congo, Botswana, etc.

Acho a notícia boa por um lado, e preocupante por outro. Quer dizer, é possível que os chineses sejam uma boa influência para a África, auxiliando no crescimento de um continente subaproveitado. Por outro lado, está claro que o interesse da China não é na população africana, mas nos minérios e outras riquezas naturais do continente. Sabendo que os chineses não preocupam-se demasiado com a ecologia ou os direitos humanos, é possível que isso termine por gerar uma devastação maior. Veremos.

Será a China a grande potência do século 21? Alguns apostam na Índia, embora o país tenha grandes problemas. Outros continuam apostando na supremacia americana, apesar de sua relativa decadência, e outros apostam no ressurgimento da União Européia. Há quem acredite num pouco provável ressurgimento do Japão, e mesmo quem pense que o Brasil finalmente chegue lá, afinal brasileiro não desiste nunca.

Seja como for, os chineses são os que mais estão expandindo sua influência por todo o planeta, do Oiapoque a Washington D.C. Eu apostaria neles.

12 comentários:

Danilo Sergio Pallar Lemos disse...

Africa sempre foi um continente explorado e dominada por forças estrangeiras, isto não é bom,o povo merece seu direito a viver com dignidade e liberdade.
www.vivendoteologia.blogspot.com

Andre Bossard disse...

Sem esquecer dos Russos... estes estão também investindo masivamente em países como Angola e Nigéria.

Rolando disse...

Há 30 mil chineses em Angola.

O problema, ao primeiro comentário, é que tampouco deve haver muita dignidade em povo que se deixa explorar por tanto tempo.

Quem sabe um pouco da "crueldade" chinesa para extirpar-lhes um pouco do vitimismo.

Mr X disse...

Não acho que o problema seja de dignidade, mas de cultura e capacidade mesmo. Ainda vivem sob uma cultura tribalista sem ética do trabalho.

Mas quem sabe o que acontecerá? Graças ao petróleo e ao maciço afluxo de estrangeiros no ouro negro, Luanda, capital da Angola, é hoje uma das cidades mais caras do mundo, acima de Tóquio.

Mr X disse...

Ops. Interessados no ouro negro, leia-se. Ouro negro é o petróleo, nada de racismo please.

Acho que há possibilidade que a influência chinesa seja positiva, não sei.

chesterton disse...

tão caro é Luanda que pegam avião para consultar médicos no rio de janeiro.

Henrique disse...

Mr. X, o problema não é a influência chinesa, é a influência do Governo Chinês, vai saber quais são as intenções sinistras do PCC, já sobre essa estória de dignidade, exploração e tal, é tudo falácia, desde que as liberdades individuais fossem respeitadas, não haveria nenhum problema de chineses abrirem fábricas na Líbia, toda aquela velha conversa de que Inglaterra explorou a Índia é hipocrisia, qualquer avanço indiano hoje em dia deve-se ao modo ensinado pelos ingleses de fazer comércio, é claro, se o estado não interferisse nos agentes econômicos...

Rolando disse...

Embora a China esteja procurando fontes de matérias-primas e campos para sua agricultura, nem tudo está nas mãos do governo chinês.

Basta estudar um pouco da diáspora chinesa no mundo para sabermos que há 60 milhões de chineses ou descendentes espalhados no globo, e que a segunda geração mal fala a língua dos antepassados, o que dirá a terceira. O que eu quero dizer é que: nascendo os filhos desses imigrantes, muitos por lá ficarão mesmo. E nesse sentido, a influência será boa.

O que eu falei sobre dignidade não se aplica única ou essencialmente à África. De certo, por lá há muita gente valorosa que nasceu no lugar errado. Mas jogar toda a culpa na colonização é simplismo demais. Primeiro, se foram facilmente colonizados é porque algo não estava bem. Daí diremos que as nações subsaarianas ainda viviam na idade do bronze. O que intriga um pouco é que a costa oriental da África não era um lugar tão perdido assim no mapa da História. Do Egito, Chifre da África, até o norte de Moçambique, havia contato permanente com mercadores árabes.

Chesterton disse...

aí talvez o problema, mercadores árabes islâmicos. Quem sabe?
Se misturar os melanodérmicos com os flavodérmicos dá uma cruza muito feia (segundo relatos de pacientes angolanos), mas que melhora o nível cultural , melhora.

Anônimo disse...

... e Woland, escreve: Os chineses são positivistas ! HA ! Não acredito neles, não. Dos 1.500.000.000 de chineses, quantos estão ... na boa ? Comparados aos americanos, japoneses e europeus, como eles ficam ? Qualidade de vida ! Lá, na China, ainda é uma ditadura comunista ? Mais fácil de fazer as coisas do que numa Alemanha, num Japão ou E.U.A., não acham ? " Tirem a favela de lá ! Removam tudo ! Construam o estádio do Povo " ! É.. vai fazer isso no Harlem... O que eles estão fazendo é macaquear os japas 1960, 1970, 1980. Com sucesso mas, uma hora, a casa cai. Entrarão em recessão. Bom, dos 1,5 bilhões, só 50 milhões de chinas entrarão em recessão já que o resto está em na merda há milênios. Mas isso a mídia esquerdista não conta e otários caem. Não esqueçam de perguntar ao Augusto Nascimento, nosso Oráculo Comteano, se estaremos comendo churrasco com pauzinhos em 2020 !

Mr X disse...

Acho que o problema da China é mesmo a corrupção e a falta de respeito às normas internacionais. Vide a pirataria e tal. Chinês não faz bem, chinês faz barato. Não são (por ora) inovadores, mas copiadores. Uma potência precisa também inovar.

Anônimo disse...

A grande potência do Séc XXI, será o califado com grandes pedaços da Europa (Ocidental&Oriental).

Adios.