terça-feira, 6 de julho de 2010

Eles vivem!

Não sei se alguém lembra do filme "Eles vivem" (They Live), clássico dos anos 80 de John Carpenter. Dá pra ver completinho no You Tube, com legenda em português e tudo mais. Em linhas gerais, a história era sobre um sujeito que descobria que uma elite de alienígenas estava na Terra e controlava secretamente o planeta, enviando mensagens subliminares através da mídia. Tais mensagens induziam ao consumismo e à passividade e (assim como o rosto dos alienígenas) só podiam ser vistas com óculos especiais.

Pois bem. Parece-me que vivemos uma situação parecida, só que as mensagens não são subliminares, mas bastante diretas, e não induzem tanto ao consumismo quanto a uma visão (neo)marxista do mundo. É impossível escapar aos seus sinais. Assistam por exemplo a este estranho anúncio da Rede Globo sobre a violência, que parece saído da cartilha do PT. Ué, mas a Globo não era porta-voz das elites malvadas? (De fato. Hoje as elites malvadas são todas progressistas).

É difícil escapar à influência das idéias progressistas, pois não há um único meio que não as divulgue, de livros infantis gays a romances a filmes a telenovelas. As mensagens, às vezes, são sutis. (Notem por exemplo como a Mulher Maravilha, em seu novo uniforme, abandona as cores da bandeira americana, para tornar-se mais "universal"). Outras vezes, são mais descaradas, como em qualquer filme brasileiro. (Somos mais toscos do que os americanos, não sabemos fazer propaganda subliminar muito bem).

Porém, pensando melhor, eu nem diria que tais idéias são "esquerdistas" ou mesmo "progressistas". Tratam-se simplesmente de mentiras deslavadas, com a única intenção de irritar e confundir. Quer dizer, será que alguém em sã consciência realmente acredita que "a dominação dos homens sobre as mulheres e dos ricos sobre os pobres" são formas de violência equivalentes a ter o filho morto com um tiro na testa em uma esquina por causa de um relógio ou um par de tênis?

E, no entanto, as mensagens continuam, dia e noite, sem parar. O que fazer para acabar com esse vendaval? Uns dizem que é impossível, e que devemos aguardar pacientemente o crash do sistema (as idéias progressistas têm um único inconveniente: não funcionam na prática) para, aí então, recomeçar do zero. Outros afirmam que a Internet e outros meios de informação alternativos seriam o caminho. Mas, com o Estado querendo controlar cada vez mais a Internet, talvez nem isso seja possível.

Não há escapatória. Eles vivem e estão entre nós. Obedeça!

16 comentários:

Klauss disse...

John Carpenter... Bem, com o mesmo sobrenome estou mais familiarizado com a Karen e o Richard.

E quanto à nova Mulher-Maravilha... Bem, além do aspecto Teen que acho que não tem nada a ver com a filha da Rainha das Amazonas, o politicamente correto além de acabar com as cores americanas, ainda eliminou a tanguinha... Vai entender, né?

Bem, já diz o Olavo -- está todo o mundo aderindo ao progressismo. Quem tenta denunciar, alertar, é perseguido e carimbado de maluco, teórico da conspiração, quando não difamado e vilipendiado! Mas quando a coisa cair, "haverá choro e ranger de dentes"... Aí só vai restar dizer: "Nós avisamos!"

Klauss disse...

Aliás, daqui a alguns dias vão querer tirar as cores americanas do super-homem também!

http://www.youtube.com/watch?v=kdIqKg0Jo8U&feature=related

E quanto ao Salve Geral, bem, não bastasse o Carandiru, agora temos quem engolir essa...

Aliás, isso me lembra um comentário que li sobre o Tropa de Elite (não sei se procede): reza a lenda que ele deveria ser uma denúncia da violência policial -- o que acabou sendo um tiro que saiu pela culatra.
Tomara que seja balela, porque senão temos o risco de eles corrigirem o "erro" no Tropa de Elite 2!

Klauss disse...

Ah, e quanto ao vídeo da Rede Globo, eu tive uma professora de Sociologia, há 11 anos, que dizia EXATAMENTE o que essa propaganda diz!!!

Detalhe: ela era petista roxa e, numa época em que eles ainda tentavam disfarçar, isso era auto-evidente e todo mundo sabia...

E depois da onda de indignação que essa piadinha do Sportv (link abaixo) causou inclusive causando a fúria da Ministra de sei-lá-o-que do Paraguai, definitivamente há um caso de esquizofrenia coletiva!

http://www.youtube.com/watch?v=nHGL8pbFWDk

Já pensou agora todo Gaúcho, loira, português, alemão, prostituta, padre, etc, ficar "indignadíssimo" por causo das piadas que sempre foram feitas? (excluí os negros e os homossexuais pq já há onda de indignação geral quanto a piadas com eles). Vai chegar uma hora que toda piada ainda vai ser proibida desse jeito. Senso de humor vai sofrer pena por crimidéia!

Mr X disse...

Bem, eis um dos comentários no vídeo do Youtube que reflete bem essa mentalidade:

"e o governo deveria intervir nas emissoras sim!!! pois o governo deve zelar pela educação ,cultura e bem-estar do povo!!!Não deixar o povo na mão de neoliberais sem-vergonhas e desgraçados!!!!!"

Como diz o Cláudio, o PT é conseqüência, não causa. O povo brazuca tem essa formação há tempos.

De qualquer modo, o quadro é meio sem graça, pois coisas idênticas poderiam ser faladas sobre o Brasil, não somos asim tão diferentes do Paraguai.

Mr X disse...

Ou, como diz o ditado, é o roto rindo-se do esfarrapado.

Mr X disse...

Ué. Meu próprio comentário sumiu, depois de ter sido publicado. Maldito blogger. Acho que vou mesmo mudar pra Wordpress.

Anônimo disse...

...e Woland, escreve: Caramba, nessa, voce matou a pau e mostrou a cobra( sem duplos sentidos...). Mas, algumas cositas... Canal Futura. traço. Dá traço ! TV paga. O problema é que eles vendem algumas "coisas" desse canal neo-populista para o povão, através de escolas na sua maioria, públicas. Aí o grande problema. Povão. Para quem eles falam, pobres, em sua maioria, os esquerdistas- populistas brasileiros( latrino americanos ) estão "felizes como pintos no lixo", e aí me dá medo. Já me provocou gargalhadas antigamente porque achava que eles não fossem tão fi..os da p.ta assim já que só procuram o poder. Como os liberais e os conservadores mas eles são à favor do povo... mas f.da-se o povo quando estiverem lá, né Lullalá ? Viram o presi em Pernambuco ou em Alagoas ? " Pelo Povo, com o povo, para o povo mas... longe do povo "! Em Brasília... O povão ignaro fica com raiva dos ricos. A mulher pobre, com raiva do homem machista, desempregado e bebado, que bate nela e não vê a educação que ambos tiveram... " Mas rico também bate "! Gritará um ! "Pensa, mermão" ! direi eu. Falando nela, a educação: a nossa educação pública, do governo PTelho, está indo pelo ralo mas esta porcaria de discurso, de crápulas !, continua e só aumenta... É lavagem cerebral mesmo ! TV aberta, JÁ ERA ! Qualquer jornal, populismo jornalístico da pior espécie ! Da Antena ao Uilian "Hommer Simpson" Bones. Na noite, nos jornais do ínicio da madrugada, a raiva parece aumentar mas o povão que acorda às 4 da manhã e vai dormir às 10 horas da noite mas a "mensagem" não chega neles. Tentam fazer a cabeça da classe mérdia que muitos dela caem mesmo. São os verdadeiros f.didos com o a carga tributária de 40% do PIB mas que acham a culpa estar com os ricos gananciosos. Perfeito Idiotas latinos Americanos. Já leram ? Pura inveja. Média alta e rica, sei lá como farão a cabeça. Porque os ricos já tem, claaaro, boa parte do dindin fora do país. Isto tudo, a "mensagem", vindo de gente, jornalistas, que ganham muito, indo para os melhores lugares do mundo, restaurantes "5 talheres", falando 3 linguas e andando em carros prá lá de bons ! É de deixar a cabeça de um zonza mesmo. Instauram a DÚVIDA na cuca de todos.Principal intuito para garantir as benesses conquistadas. Mestre Olavo de Carvalho ensinou.Genial, não ? Mas tem os idiotas que acreditam e os mandantes que enriquessem e chegam lá, no mundinho socialite socialista. Artistas e politicos numa boa ! É só querer enxergar, meus caros ! " Todo o artista tem de ir onde o dindin governamen... o povo está...". Zé dizseu, lobbista ? Aquele ... comunista ?

Anônimo disse...

...e Woland, escreve: Caramba, nessa, voce matou a pau e mostrou a cobra( sem duplos sentidos...). Mas, algumas cositas... Canal Futura. traço. Dá traço ! TV paga. O problema é que eles vendem algumas "coisas" desse canal neo-populista para o povão, através de escolas na sua maioria, públicas. Aí o grande problema. Povão. Para quem eles falam, pobres, em sua maioria, os esquerdistas- populistas brasileiros( latrino americanos ) estão "felizes como pintos no lixo", e aí me dá medo. Já me provocou gargalhadas antigamente porque achava que eles não fossem tão fi..os da p.ta assim já que só procuram o poder. Como os liberais e os conservadores mas eles são à favor do povo... mas f.da-se o povo quando estiverem lá, né Lullalá ? Viram o presi em Pernambuco ou em Alagoas ? " Pelo Povo, com o povo, para o povo mas... longe do povo "! Em Brasília... O povão ignaro fica com raiva dos ricos. A mulher pobre, com raiva do homem machista, desempregado e bebado, que bate nela e não vê a educação que ambos tiveram... " Mas rico também bate "! Gritará um ! "Pensa, mermão" ! direi eu. Falando nela, a educação: a nossa educação pública, do governo PTelho, está indo pelo ralo mas esta porcaria de discurso, de crápulas !, continua e só aumenta... É lavagem cerebral mesmo ! TV aberta, JÁ ERA ! Qualquer jornal, populismo jornalístico da pior espécie ! Da Antena ao Uilian "Hommer Simpson" Bones. Na noite, nos jornais do ínicio da madrugada, a raiva parece aumentar mas o povão que acorda às 4 da manhã e vai dormir às 10 horas da noite mas a "mensagem" não chega neles. Tentam fazer a cabeça da classe mérdia que muitos dela caem mesmo. São os verdadeiros f.didos com o a carga tributária de 40% do PIB mas que acham a culpa estar com os ricos gananciosos. Perfeito Idiotas latinos Americanos. Já leram ? Pura inveja. Média alta e rica, sei lá como farão a cabeça. Porque os ricos já tem, claaaro, boa parte do dindin fora do país. Isto tudo, a "mensagem", vindo de gente, jornalistas, que ganham muito, indo para os melhores lugares do mundo, restaurantes "5 talheres", falando 3 linguas e andando em carros prá lá de bons ! É de deixar a cabeça de um zonza mesmo. Instauram a DÚVIDA na cuca de todos.Principal intuito para garantir as benesses conquistadas. Mestre Olavo de Carvalho ensinou.Genial, não ? Mas tem os idiotas que acreditam e os mandantes que enriquessem e chegam lá, no mundinho socialite socialista. Artistas e politicos numa boa ! É só querer enxergar, meus caros ! " Todo o artista tem de ir onde o dindin governamen... o povo está...". Zé dizseu, lobbista ? Aquele ... comunista ?

Anônimo disse...

...e Woland, escreve: Caramba, nessa, voce matou a pau e mostrou a cobra( sem duplos sentidos...). Mas, algumas cositas... Canal Futura. traço. Dá traço ! TV paga. O problema é que eles vendem algumas "coisas" desse canal neo-populista para o povão, através de escolas na sua maioria, públicas. Aí o grande problema. Povão. Para quem eles falam, pobres, em sua maioria, os esquerdistas- populistas brasileiros( latrino americanos ) estão "felizes como pintos no lixo", e aí me dá medo. Já me provocou gargalhadas antigamente porque achava que eles não fossem tão fi..os da p.ta assim já que só procuram o poder. Como os liberais e os conservadores mas eles são à favor do povo... mas f.da-se o povo quando estiverem lá, né Lullalá ? Viram o presi em Pernambuco ou em Alagoas ? " Pelo Povo, com o povo, para o povo mas... longe do povo "! Em Brasília... O povão ignaro fica com raiva dos ricos. A mulher pobre, com raiva do homem machista, desempregado e bebado, que bate nela e não vê a educação que ambos tiveram... " Mas rico também bate "! Gritará um ! "Pensa, mermão" ! direi eu. Falando nela, a educação: a nossa educação pública, do governo PTelho, está indo pelo ralo mas esta porcaria de discurso, de crápulas !, continua e só aumenta... É lavagem cerebral mesmo ! TV aberta, JÁ ERA ! Qualquer jornal, populismo jornalístico da pior espécie ! Da Antena ao Uilian "Hommer Simpson" Bones. Na noite, nos jornais do ínicio da madrugada, a raiva parece aumentar mas o povão que acorda às 4 da manhã e vai dormir às 10 horas da noite mas a "mensagem" não chega neles. Tentam fazer a cabeça da classe mérdia que muitos dela caem mesmo. São os verdadeiros f.didos com o a carga tributária de 40% do PIB mas que acham a culpa estar com os ricos gananciosos. Perfeito Idiotas latinos Americanos. Já leram ? Pura inveja. Média alta e rica, sei lá como farão a cabeça. Porque os ricos já tem, claaaro, boa parte do dindin fora do país. Isto tudo, a "mensagem", vindo de gente, jornalistas, que ganham muito, indo para os melhores lugares do mundo, restaurantes "5 talheres", falando 3 linguas e andando em carros prá lá de bons ! É de deixar a cabeça de um zonza mesmo. Instauram a DÚVIDA na cuca de todos.Principal intuito para garantir as benesses conquistadas. Mestre Olavo de Carvalho ensinou.Genial, não ? Mas tem os idiotas que acreditam e os mandantes que enriquessem e chegam lá, no mundinho socialite socialista. Artistas e politicos numa boa ! É só querer enxergar, meus caros ! " Todo o artista tem de ir onde o dindin governamen... o povo está...". Zé dizseu, lobbista ? Aquele ... comunista ?

Anônimo disse...

... pô, vô parar de escrever aqui ! Dô um enter e meu comentário aparece 3 vezes ? Quiqueissú ? Desculpem-me, por favor.

woland

Chesterton disse...

Woland, acho que é soluço.

Mr X disse...

O Bróguer tá com pobremas nos comentários.

Klauss disse...

É, os meus comentários demoraram tb pra serem publicados... mas o Blogger avisou que isso poderia acontecer...

E X, quanto à piada do Paraguai, nem me refiro à graça da piada, mas fica bem claro que é piada. Até pelo tipo de imagem que escolheram para colocar na reportagem, que são imagens praticamente amadoras...

Se piada sem-graça então começar a ser censurada tb, aí tenho motivos pessoais pra começar a ficar preocupado... heuehuehue

Rolando disse...

A campanha contra a arrogância brasileira foi feita pelo jornal ABC Color. O jornal mais antibrasileiro na face da terra. Desde os anos 70.

Também pegaram no pé de um programa de humor espanhol bem chulo que mostrava num quadro uma menina paraguaia miserável pedindo aos jogadores espanhóis perderem a partida para os guaranis.

Depois pegaram no pé de um colunista canadense da ESPN americana, que escreve uma coluna dizendo que o Paraguay não iria deixar saudades na Copa (depois de três jogos modorrentos em que a equipe não marcou um gol sequer).

O melhor é ler os comentários dos leitores. A eles tudo se permite.

Ontem o goleiro paraguaio desancou a organização sul-africana da copa. Disse que aquele país não tinha condições de sediar o evento. Duvido que o jornal denunciará a "arrogância paraguaia".

Gunnar disse...

As pessoas estão perdendo a capacidade de rir de si mesmas. Tudo hoje é perseguição, preconceito, guerra de classe, raças...

O mundo está ficando um lugar chaaaato de viver.

Gunnar disse...

E olha que sou paraguaio. Sério.