A religião é a responsável. Na medida em que o brasileiro se secularizar, a educação melhorará.Já eu acho que os "responsáveis" são esses reducionistas que acham que tudo pode ser reduzido a um único fator. A religião explica tudo. Ou a falta de religião. Ou o clima. Ou a genética. Ou a pobreza. Basta mudarmos x, e tudo será lindo e maravilhoso como em y.
Ora, fora o fato de que não existe qualquer relação entre a melhora da educação e a secularização (ao contrário, as escolas religiosas tem bem maior qualidade do que as escolas públicas, e aliás foram os jesuítas que instituíram o ensino no Brasil) não existem milagres nem explicações únicas. O Brasil é o Brasil por uma série de fatores históricos, econômicos, sociais e políticos bastante complexos, e sua mudança será igualmente complexa.
(Não me perguntem como resolver, eu não sei. Eu não tenho muitas certezas. Por exemplo, até faz pouco me considerava a favor da pena de morte. Mas aí li isto aqui, que me fez duvidar.)
Pessoalmente, eu acho que o problema do Brasil é sua elite intelectual plena de certezas e adepta a soluções simples (e quase sempre equivocadas).
11 comentários:
"Ora, fora o fato de que não existe qualquer relação entre a melhora da educação e a secularização (ao contrário, as escolas religiosas tem bem maior qualidade do que as escolas públicas, e aliás foram os jesuítas que instituíram o ensino no Brasil"
Com o sucesso que se conhece. Ela nunca alcançou um número grande de alunos e seu objetivo era escravizar o Brasil à Roma, não instruir os estudantes (Anchieta, por exemplo, era a favor do extermínio dos índios pagãos). Quando a traição dos jesuítas foi descoberta, eles foram expulsos de nosso país. Jesuitismo é traição! Sem falar que a educação e a ciência sempre foram atrasadas nos países católicos devido à influência nefasta de Roma, como atesta o historiador David S. Landes, por exemplo.
Sociedades secularizadas-basta pensar na Europa Ocidental e no Japão- são mais prósperas e avançadas que sociedades religiosas-basta pensar no Islã e no Sul dos EUA. E mesmo que as escolas religiosas fossem superiores, o atual estágio de progresso técnico das sociedades avançadas foi alcançado graças à universalização do ensino público (já que a maior parte dos alunos o cursam). Além disso, observadores imparciais, como John Gunther, reconheceram que o ensino soviético-estatal, portanto!- era bem superior à média do ensino americano. A China, sob a liderança de Mao, venceu o analfabetismo e tornou-se uma potência educacional e científica.
Marx provou que "a religião é o suspiro da criatura oprimida, o ânimo de um mundo sem coração e a alma de situações sem alma. A religião é o ópio do povo." A destruição da religião é essencial para a emancipação de toda a Huma-nidade!
Tiago
Marx era um viadinho.
Vou "escrever pausadamente":
E-S-T-A
M-E-R-D-A
N-Ã-O
T-E-M
J-E-I-T-O!
:-)
Marx deduziu as leis que regem a História. Por que ele não o poderia fazer de sua cadeira? É ridículo achar que um operário está-só por ser operário- em melhor situação que um intelectual para deduzir as leis imutáveis que regem a História.
Muitos grandes homens sofreram na pobreza. Abel, o grande matemático, Tasso, o poeta, por exemplo. O que Marx deveria ter feito? O mesmo que você e bajular os Rothschilds e a Casa Morgan? Marx forjou a chave miraculosa da libertação da Humanidade.
Tiago
as leis imutáveis que regem a História....
chave miraculosa....
Tiago, você já tomou o gardenal de hoje?
Claudio e Mr X, a culpa é do Subjetivismo epistemológico. (rs)
Feliz Natal
Tiago, feliz Natal, referente ao Salvador, Nosso Senhor Jesus Cristo e feliz ano novo, do calendário gregoriano.
O Cristianismo é inimigo da Humanidade, tem que ser extirpardo da vida humana.
Tiago
Amen
Vou te mandar uma solução em artigo, via e-mail.
Mandaria, se vc tivesse um e-mail disponivel. Mas vc escolheu as cores certas.
Postar um comentário