quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Crimes de piedade

Existe o Bem e o Mal? Alguns dizem que não, mas o problema aí é que ficam paralisados na hora de julgar um criminoso, por exemplo. Se tudo é relativo, como castigar alguém que, no fundo, é apenas uma "vítima da sociedade"?

Recentemente, uma mulher levou o aborto às últimas conseqüencias. Sem querer ter o filho e - diz ela - sem dinheiro para realizar um aborto, o que fez? Deu um tiro na cabeça do bebê dentro da própria barriga, no mesmo dia em que estava previsto o parto. A criança naturalmente morreu, mas a mulher sobreviveu. Foi acusada, julgada e inocentada. O juiz entendeu que não havia crime. Está certo: qual a diferença entre um tiro e um aborto afinal? O corpo é dela, não é isso que dizem?

Da mesma forma, o presidenciável Huckabee está com problemas nos EUA, pois no seu período como governador do Arkansas, por piedade, liberou um violento criminoso condenado a 98 anos de prisão. Livre após meros onze anos, o ladrão fez carreira: virou assassino e depois estuprador de crianças, e ontem matou quatro policiais que tranqüilamente tomavam seu café e comiam seus donuts enquanto esperavam o início do expediente.

Como Huckabee é republicano e cristão, vê-se que o problema não é só do progressismo, mas do cristianismo também, ou, ao menos, da mistura de cristianismo com progressismo que encontra-se às vezes por estas bandas (no outro dia, vi uma Igreja com uma bandeira arco-íris, com dizeres a favor do casamento gay).

Progressistas e cristãos, inimigos em quase tudo, encontram-se muitas vezes curiosamente unidos na piedade com criminosos e na contrariedade à pena de morte.

A piedade é uma virtude, um bom sentimento. É preciso saber perdoar. E, de fato, quem de nós jamais cometeu um erro, uma indignidade, um pecado, ou mesmo um crime? Não julgues se não quiseres ser julgado. Atire a primeira pedra quem nunca etcétera.

Por outro lado, também é verdade que, se todos são perdoados de seus crimes e ninguém pode ser culpado por nada, o pessoal abusa. Tudo termina por virar um vale-tudo em que irmão mata irmão. Se não há castigo, a violência, o ódio e a vingança perene são os únicos resultados.

Como conciliar a piedade com a necessidade da punição?

Talvez neste caso o Talmud dos judeus tenha a medida exata da mistura, na famosa afirmação: "Aquele que é caridoso com os cruéis termina sendo cruel com os caridosos".

Ter piedade de assassinos, assaltantes e estupradores não é ser bonzinho com eles, é ser malvado com as suas vítimas. Uma sociedade que preocupa-se mais com os direitos dos culpados do que dos inocentes é uma sociedade doente, em possível risco de extinção.


Praise the Lord and pass the ammunition.

10 comentários:

Chesterton disse...

Piedade com os crués é preguiça de assumir responsabilidades.

Anônimo disse...

Filme que ilustra bem seu post: Os Últimos Passos de um Homem, de Tim Robbins.

Anônimo disse...

Inúmeros santos defenderam a pena de morte, e a Igreja sempre foi favorável a ela. Mesmo o Catecismo atual da Igreja não exclui a aplicação da pena de morte.

Fernando disse...

Pena de morte é uma merda; pune-se a sociedade e livra-se o assassino.

Prisão perpétua é a melhor vingança e se a prisão for brasileira melhor ainda.

Nada conforta mais do que saber que o sujeito esta numa cela com mais 50 pessoas, dando e comendo, cagando na boca do dragão e revessando as horas de sono.

Anônimo disse...

Sou protestante e a favor da pena de morte! Progressistas infiltrados na igreja vêm fazendo uma bagunça, uns dizem até que Jesus era comunista, dou um cascudo num imoral que dizer isso perto de mim!

Gunnar disse...

Caro Mr X

O politicamente correto está ultrapassando todos os limites. Robin Williams fez uma piada no Letterman e querem linxar o cara...

http://esportes.r7.com/esportes-olimpicos/noticias/ator-robin-williams-faz-piada-de-mau-gosto-sobre-escolha-do-rio-para-os-jogos-20091201.html

Faça um post a respeito antes que sejamos presos por ter rido junto.

Anônimo disse...

X, a sociedade ocidental infelizmente está mais uma vez caindo... é só dar uma olhadinha no que aconteceu para o fim de Roma e ver a situação atual que é praticamente a mesma. Principalmente a parte de uma religião estrangeira ao império estar se disseminando dentro dele e os costumes do povo do Império serem cada vez mais tolhidos em prol do estrangeiro

Andre Bossard disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andre Bossard disse...

Falando em religião estrangeira, aqui na Suíça domingo passado aprovamos (democracia direta) uma lei que proíbe a construção de minaretes no país. Ninguém estava esperando que a lei fosse aprovada mas mesmo com a recomendação do governo, da igreja e dos principais partidos (de esquerda e centro esquerda) a lei passou com quase 60% de aprovação.
Pessoalmente eu considero isso como um bom começo...

Monsores disse...

X, às vezes é impossível discordar de você.