quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O que é permitido falar?

Com esse negócio de "politicamente correto", cada vez pode-se falar menos. A situação está russa. Epa! Será que, ao dizer isso, estarei cometendo uma injúria ao povo russo? (Se bem que parece que o termo correto é "ruça", que seria algo como "enevoada, grisalha, desbotada".)

Na língua inglesa, há uma expressão corrente: "chink in the armor", que poderia ser traduzida como "fissura na armadura". No outro dia, a ESPN utilizou a expressão em relação ao time de basquete do asiático-americano Jeremy Lin, de origem chinesa. Bem, o que ocorre é que "chink" também é uma expressão pejorativa para chineses! Portanto, houve grande tumulto, e a ESPN teve que se retratar. O responsável pela manchete foi demitido, e nem ser casado com asiática o salvou. Em virtude do caso, a Associação dos Jornalistas Asiático-Americanos publicou uma lista de palavras e expressões ofensivas aos asiáticos que deveriam ser evitadas. Além de "chink", não dá mais para dizer "Me love you Lin time"! Nem mencionar os "biscoitos da sorte" chineses em relação ao jogador!




Alguns anos atrás, nos mesmos EUA, um político causou furor ao utilizar a expressão "niggardly", que nada tem a ver com os negros (significa "pão-duro" mesmo), mas foi punido por mera homofonia!

Mas não é só nos EUA que estão todos ficando loucos, afinal por aqui isso era de se esperar. Na Inglaterra, um inglês foi preso por uma hora no aeroporto acusado de "racismo", simplesmente por ter perguntado ao funcionário se poderia passar sem ser revistado igual à moça de burka que passara à sua frente...

O que será que é permitido falar, hoje em dia?

No Brasil, dois casos chamam a atenção. O primeiro é a ridícula tentativa de retirar o dicionário Houaiss das prateleiras por "racismo", pelo fato da expressão "cigano" ter, segundo o dicionário, um significado pejorativo de "velhaco, trapaceiro". E agora? Vão cair fora também as palavras "judiar", "ladino", "denegrir"? Por outro lado, podem até existir ciganos trapaceiros, mas confesso que jamais vi ninguém chamar um não-cigano de "cigano" em tom ofensivo. A única expressão que conheço de "cigano" aplicável a não-ciganos é no sentido de alguém meio nômade, que viaja muito sem ocupação certa. Mas não me parece ter sentido pejorativo.

O outro caso é o que envolve o jornalista Paulo Henrique Amorim, acusado de racismo por ter se referido a um jornalista rival como "negro de alma branca". É hilariante ver a briga que está ocorrendo por causa disso! Bem, embora não goste do seu "jornalismo marrom" (epa! racismo contra os mulatos?), vou defender o PHA aqui. O que há de tão pejorativo em "negro de alma branca"? Se fosse um "negro de alma negra" seria melhor? Vinicius de Moraes definiu-se mais de uma vez como um "branco de alma negra", mas não lembro que tenha sido acusado de racismo. Eram outros tempos, é claro. Hoje provavelmente sentariam o pau no poetinha!

O que é um "negro de alma branca"? Ora, a expressão é claramente metafórica, já que alma não tem cor. Significa alguém da raça negra que se comporta como brancos, ou que quer imitar o comportamento dos brancos. Pode ser elogiosa ou negativa, de acordo com a ênfase dada, embora é certo que, mesmo quando elogiosa, parece sugerir que o "branco" seria algo positivo e o "negro" algo negativo, e é isso o que parece incomodar na expressão. É um pouco como os negros americanos conservadores ou que convivem com brancos, que vez por outra são chamados de "Uncle Tom". Sempre me pareceu uma acusação algo ridícula. O próprio Bill Cosby fala isso: os negros que estudam são acusados por alguns outros negros de estarem "atuando como brancos"; mas, segue Cosby, se "atuar como branco" é estudar, o que isso está dizendo sobre "atuar como negro"? Quem será que é mais racista, no fim das cotas? Ops, contas... Lapso verbal, perdão!

O Sakamoto não escreveu sobre o assunto, mas um outro esquerdista popular nas paradas, o Idelber, tem um longuíssimo post sobre o tema. Tão longo que não consegui ler todo. Ele garante que PHA foi racista sim, e que no fim das contas "todos somos racistas", mesmo quando somos bem intencionados e queremos elogiar. Aí ele fala uma coisa assim:

Essa estratégia de usar negros que estejam dispostos a falar mal e ir contra lutas históricas dos movimentos negros é antiga nos EUA. Veja o espaço cedido por veículos de extrema direita, como Fox News, a intelectuais negros representativos como Thomas Sowell ou Walter Williams, que também já começam a ser louvados e cada vez mais citados no Brasil. Essa técnica de usar negros para ir contra os interesses dos próprios negros, ou de usar negros para atestar a ideneidade de um branco em um processo contra um negro, como fez Jair Bolsonaro, que convocou o cunhado negro para depor a seu favor e contra Preta Gil.

O negrito (termo racista?) é meu. Fox News "extrema direita"? Idelber está mal informado. Bem, quanto ao segundo ponto, sempre achei estranha essa reclamação. Thomas Sowell é ótimo, prefiro ele a muitos brancos idiotas. Por que os negros conservadores estariam "agindo contra os interesses dos negros"? Pareceria o contrário, que estão agindo a favor, tentando melhorar a sua imagem, quase sempre relacionada a pessoas encostadas no welfare ou vivendo no crime. Se o sujeito negro diz para os negros estudarem, trabalharem e cuidarem da família, ele vira "racista" ou "contrário aos interesses dos negros"? Mas quais seriam os interesses dos negros então? Será que a melhor saída para os negros não seria mesmo a de imitarem os brancos, na medida do possível (dos brancos bem comportados, não do "white trash")? Ou, vá lá, os asiáticos, ainda que eu nunca tenha escutado a frase "negro de alma amarela", que seria provavelmente ofensiva tanto a uns quanto a outros.

Bem, dito isso, existe o outro extremo, de pessoas que realmente vão além do tolerável. No outro dia uma compositora asiática-americana se ofendeu por que um outro artista negro comentou no Twitter que "a única razão pela qual Jeremy Lin é famoso é por ser chinês, pois há muitos negros que jogam melhor." O que de certa forma é verdade, o único motivo para todos falarem sobre o sujeito, ou seja, sua única novidade, é o fato de que ele é chinês em um esporte no qual eles são raros! Mas aí, ofendida com o comentário, a coreana (nem de origem chinesa ela é) saiu dando twittadas absurdas, começando com chamar o outro de macaco e terminando por pregar um holocausto racial! Terminou internada em um hospital por transtorno bipolar, ou ao menos foi o que afirmaram seus produtores. No Brasil, com as leis atuais, provavelmente pegaria prisão perpétua...

Pessoalmente, acho esse tipo de linguagem extrema de mau gosto, e é o motivo pelo qual comecei a moderar o blog e até pensei (penso?) em acabar com ele. Mesmo sendo contra o politicamente correto e contrário a qualquer lei "anti-racismo", acho que existe uma coisa chamada bom senso e civilidade, bem como limites da própria ética. Por exemplo, nos EUA, recentemente, um site da "direita alternativa" americana pregou o extermínio dos negros, em um artigo vil e nojento. Um outro site conhecido costuma publicar textos que pregam o extermínio de judeus. São coisas nojentas e absurdas! Merecem o repúdio de toda pessoa de bem.

Por outro lado, mais de uma vez esquerdistas brancos falam mal da raça branca como um todo, e não lembro que tenham sido punidos. O que parece é que, de acordo com as leis politicamente corretas, quem é membro de uma certa raça pode fazer comentários negativos sobre esta. Por exemplo, Chris Brown e David Chapelle fazem piada com os estereótipos sobre negros: ele podem, por serem negros. Bill Cosby mais de uma vez criticou de forma inteligente o comportamento dos negros americanos, é verdade que levou chumbo por causa disso, mas se um branco falasse o que ele falou seria linchado. Uma estudante americana, Alexandra Wallace, criticou ligeiramente seus colegas asiáticos em um vídeo e sofreu tanta perseguição que terminou tendo que abandonar (voluntariamente, devido à pressão) os estudos. Mas são bem comuns os vídeos de asiáticos ironizando-se a si mesmos. Aí pode!

Bem, mas talvez essa seja uma reação natural: da mesma forma nós brasileiros vivemos reclamando do Brasil e dos brasileiros, mas aí se algum estrangeiro vem e faz alguma crítica, ainda que merecida, em geral reagimos com ódio e inusitado patriotismo: "Como esse argentino/português/grego se permite nos insultar?"

No mais, acho que o resumo de tudo é o seguinte, há uma diferença enorme entre você pregar o genocídio racial ou usar expressões vulgares e insultuosas, e utilizar um expressão coloquial de duplo sentido mais amena como "chink in the armor", "cigano", ou mesmo "negro de alma branca", que pode até ser ofensiva para alguns, mas convenhamos, existem coisas bem piores. No Sul do Brasil, o doce "brigadeiro" ainda é chamado por muitos de "negrinho", a patrulha ideológica ainda não proibiu. Porém, um conhecido gaúcho uma vez foi para a Bahia e quando estava em um bar falou em voz alta: "Mas bá, que vontade de comer um negrinho!" O pobre infeliz quase foi linchado, acusado de pedofilia gay interracial!

Bem, fora esses lamentáveis incidentes, temo que a utopia de tornar o mundo um lugar "sem racismo" está tendo o efeito contrário, criando um mundo cheio de racismo. Quanto mais policiamento, mais ressentimento. Não tenho dúvidas que, em algumas décadas, serão todos racistas contra todos! E não apenas em palavras, mas provavelmente em atos. Será o lamentável fim do paraíso multicultural!

Aviso: devido ao caráter sensível do tema abordado, comentários serão ultra-moderados! Aliás não sei nem se vou publicar algum! 


43 comentários:

maisvalia disse...

Agora já deram para corrigir dicionário.
Tem procurador que tem procurar algo útil para fazer, hehehehe

maisvalia disse...

Já estão censurando dicionário.
A coisa está preta, ooops, não pode, hehehehe

Sergio disse...

Muito bom MX. sempre leio o seu blog,esclarecedor(termo racista ?) e com bom humor .

Autor desconhecido disse...

Em uma democracia plena TUDO É PERMITIDO FALAR. Em outras palavras, não vivemos mais em uma democracia ou em regimes democráticos. Engraçado que talvez tivêssemos mais liberdade para pensar no período do regime militar (que não fosse relacionado com o governo) do que agora, em plena (suposta) consolidação da ''democracia''.
Racismo (anti-semitismo, uma forma de racismo), pré-conceitos e estereótipos foram totalmente demonizados pelo PC (engraçado que o próprio termo já diz tudo: POLITICAMENTE correto, mas onde estão os, CIENTIFICAMENTE correto, MORALMENTE correto, SOCIALMENTE correto????).
O racismo começa a se manifestar a partir do momento em que nossos genes se combinam mediante a interação do espermatozóide de nossos pais com os óvulos de nossas mães,essa combinação decidirá com que pessoas muito provavelmente nos relacionaremos (em um estado natural de pensamento e não de pensamento midiático sabotador). Racismo= genes espelho, não importa o quão trabalhador possa ser um chinês, não existe uma identificação genética para com ele entre os ingleses,por exemplo, logo, de cara, eles já sabem que esse imigrante não pertence ao seu grupo. Mas, se um inglês criado em Cingapura migrar para a terra de seus ancestrais a realidade será outra.

Pré-conceitos são, além da denominação já conhecida (julgamento anterior ao ''conceito''), também a primeira impressão em relação a um indivíduo, país, povo ou raça. Um conceito é algo abstrato, assim como todas as criações do pensamento humano. Todos esses conceitos demonizados pela mídia nada mais são do que os sinais instintivos de sobrevivência das raças humanas.
Estereótipos são as características mais marcantes de uma cultura, povo, tribo urbana ou raça.
Agora, a razão para o PC dar certo seria a facilidade que os governos tem para manobrar as massas, principalmente se essas massas foram ou estão sendo debilitadas mental, genética e culturalmente. A diferença é que todos os furos do PC estão se tornando mais evidentes, não duvido que daqui a um tempo até a ovelha mais crente tenha acordado para realidade. Talvez o PC não tenha sido criado e imposto no sentido de dar certo (assim como o multiculturalismo). Ambos poderiam ser aplicados com sucesso na sociedade desde que mentiras fossem evitadas para validá-los. A impressão que me dá é que foram intencionalmente criados para dar errado.

Edu disse...

Esse bom senso que vc fala, acho que a envolve ter uma idéia bem clara do limite entre 2 coisas:

A partir de uma característica de uma pessoa (porque eu acho que o mesmo raciocínio vale para bullying) ou grupo de pessoas:

1 - Sacanear uma pessoa ou grupo, causando uma troca e até mesmo o fortalecimento de uma relação
2 - Discriminar a pessoa ou esse grupo, causando um efeito prático de exclusão social

Ofensa não entra, pq para vc conseguir ofender alguém, essa pessoa precisa se sentir atingida pela ofensa. Em outras palavras, ela precisa primeiro ter algum ponto na vida em que ela tenha uma insegurança muito grande, e segundo o ofensor precisa identificar esse ponto de insegurança e atacá-lo. Se sentir ofendido com alguma coisa mais parece um reconhecimento do ponto fraco do que um um problema discriminatório.

Só que a patrulha não entende isso.

O resultado prático disso é que o mundo está fadado a ter que aturar o controle de um bando de mimados inseguros com a própria realidade cada vez mais isolados por hábitos específicos, em vez da harmonia e o foco no que realmente é importante: evolução.

Chesterton disse...

O Olavão encontrou a solução, manda todo mundo tomar no c....

DIREITA disse...

parem de assistir tv pelo amor de deus ..que boa parte desta doentia ideologia pc já morre!

DIREITA disse...

se é um branco que insulta um não branco o mesmo vê sua vida arruinada ,ja se é um não branco que faz o mesmo contra um branco ele vira astro de hip hop e ator de Hollywood ,como é o caso de tupac ,
Ice Cube que mandava,em suas canções, os negros torturar e matar brancos .

tupac odiava pessoas brancas
http://www.youtube.com/watch?v=7-5J4_161No


ou seja; politicamente correto é só mais uma das varias armas usadas pelos marxistas culturais para a opressão do homem branco!

DIREITA disse...

as 10 cidades mais felizes e infelizes da grã bretanha:

http://www.telegraph.co.uk/news/newstopics/howaboutthat/9080965/People-are-happier-up-north-study-finds.html
.
http://www.telegraph.co.uk/news/newstopics/howaboutthat/9110941/Men-in-their-late-40s-living-in-London-are-the-unhappiest-in-the-UK.html


as 10 mais felizes são cidades felizes são,digamos:britânicas de fato ,ja as 10 mais infelizes é onde a "riqueza" da diversidade é maciça!

iconoclastas disse...

"acho que existe uma coisa chamada bom senso..."

o problema é que isso é algo que, como c*, todo mundo tem, e o que sai daí...

mas de resto a coisa toda tá mesmo esquizofrênica, e a criminalização do vocabulário motiva as pessoas a se ofenderem por qualquer babaquice e entupir o já ineficiente sistema jurídico com processos banais.

mas e aí, vai continuar por aqui, X? bom saber da sua permanência.

;^/

iconoclastas disse...

outra coisa:

não consigo discordar de quem entendeu o comentário do PHA como racista.

se o cara é racista ou não é outra história, mas não há dúvida de que ele recorreu a raça do outro para denegrir-lhe a imagem. acho sem dúvida um exagero uma condenação nesse sentido, mas há racismo na declaração assim como também há em piadas e zoadas, mesmo entre amigos.

Rovison disse...

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1054927-conar-deve-julgar-suposto-racismo-em-anuncio-de-azeite-gallo.shtml

Mr X disse...

"não há dúvida de que ele recorreu a raça do outro para denegrir-lhe a imagem."

"Denegrir", você tem certeza? Cuidado que esse é um termo racista, seu racista!

Bem, no mais, eu não sei mais o que é ser racista. Insultar pessoas de outra raça, acreditar que sua raça é superior às outras, ou meramente acreditar em diferenças raciais, sem necessariamente colocá-las em patamares de superioridade? Mas, se todos são iguais, porque há tantos negros bons no basquete e tão poucos asiáticos bons, tanto que quando surge um é uma sensação?

No mais, o que o PHA disse pelo que entendi foi que o Heraldo só conseguiu um lugar na Globo por ser negro. Uma acusação curiosa, vinda de um sujeito como o PHA que defende as cotas raciais. Não acho que seja correta, o Heraldo parece ser um jornalista competente com muitos anos de carreira. Acho que o Heraldo até que teve razão em processar, por injúria à honra ou difamação, mas na minha opinião não seriam necessárias leis especial de "racismo" para protegê-lo. É interessante que a expressão "negro de alma branca" antes era elogiosa, agora virou um insulto, acusando o sujeito de "vendido". Bem, mas continuo sem saber o que seria um "negro de alma negra". Sambista? Jogador de futebol? Mas o Pelé também foi acusado de ser "negro por fora e branco por dentro", só porque fez sucesso e enriqueceu. Ou talvez por ter saído com a Xuxa, não sei.

Nos meus tempos de guri era comum chamar o amigo de "negão", "japa" ou "china" sem que isso fosse ofensa, hoje já não sei. Todo mundo anda tão delicado!

Mr X disse...

Quando eu era criança tinha cabelos mais claros e costumavam me chamar de "alemão", nunca me ofendi. Muito embora odeie alemães! Kkkkk. (Mentira, não odeio, só tive más experiências com alguns antipáticos, mas passou).

Mr X disse...

Rovison,
Pois é, essa do azeite Gallo é outra coisa ridícula também, não tinha visto... O pior é que, como eu disse, o Brasil sempre foi um país menos ligado nessas coisas, ainda mais no Sul, a gente fala "índio velho", "china", "japa", "negão", "crioulo", "negrinho", nunca houve problema ou mesmo intenção ofensiva. Eu tinha um colega negro na escola que tinha o apelido de "Carvão", não tinha intenção negativa, mas hoje provavelmente ele ia querer processar. Tinha outro que era o "Foguinho" devido aos cabelos ruivos, também não sei se seria ofensivo hoje. O tempora o mores!

AF disse...

Post realístico! É a mais pura verdade.

Também não achei muito racista aquela declaração Paulo Henrique Amorim racista.

Como você falou uma vez, Mr. X, quanto mais se fala em multiculturalismo, mais vemos culturas diferentes, bairros de raças e culturas diferentes e conflitos sociais e com o politicamente correto parece que tem sido a mesma coisa.

Só torso para que o Autor Desconhecido esteja certo: que os furos do PC se tornem mais evidentes e que as pessoas acordem para realidade.


Ironicamente, antes de ver o seu blog, vi esta notícia já postada pelo Rovinson e ao ver os comentários reprovando essa notícia na Folha de São Paulo (que apesar de tudo é um jornal muito esquerdista), posso afirmar que talvez haja esperança e a população está acordando.

No entanto, devido ao bolsa família, programas de auxílio a minorias, cotas, ações afirmativas, feminismo, demonização da direita e dos brancos, etc., talvez a esquerda politicamente correta ainda continue por um bom tempo. =/

Daqui a pouco, se você tiver fazendo um trabalho com alguém e falar: "ah, coloca o texto em negrito", vai ser racismo.

Se bobear, até processam a Microsoft e pedem ela para tirar aquele N de negrito no Word e a obrigam a colocar um termo menos ofensivo (fico imaginando até qual...) em nome do PC (sem ofensas a Policia Civil, que, apesar de merecer uns puxões de orelha, não se compara ao mal causado pela praga do politicamente correto).

Chesterton disse...

Não sei se vocês percebem mas essas leis favorecem o litígio. Eu, por exemplo, serei obrigado a me relacionar apenas com pessoas parecidas comigo, por medo de melindrar alguem diferente.

Mr X disse...

Tem aquele episódio do Seinfeld satirizando:

http://www.youtube.com/watch?v=cpGfyp6MxkM

Acho que sim, a longo prazo o "politicamente correto" tende a incomodar, um dia as pessoas vão dizer "foda-se". Minha impressão é que cada vez existe menos paciência com essas regrinhas, a pesar do policiamento. O fato é que nunca teve muito problema, a maioria das pessoas supostamente "ofendidas" em muitos casos estão apenas a fim de grana, com processos e tal. Ao menos é assim nos USA.

c* disse...

( ah que bom essa normalidade no blog...coisas interessantes pra ler, chose relax...ipso facto :-))

AF disse...

Mr. X.,

Isso pode até acontecer, mas ainda vai demorar, pois hoje se uma pessoa dizer foda-se e fazer algum comentário, mesmo que seja inocente ela pode ter a vida distruída, perder aquele bom emprego, muito dinheiro (e até bens se não conseguir pagar a indenização).

Quanto as pessoas que estão a fim de grana, isso se une ao politicamente correto e não se engane, Mr. X, pois aqui no Brasil é assim também é assim. Aqui temos a "indústria do dano moral", onde qualquer coisinha, já é dano moral a pessoa.

Aqui, para você ter uma idéia, os bancos querem acabar com as portas eletrônicas (ou seja, facilitar os bandidos), por causa de pessoas que se sentem ofendidas e constrangidas e processam os bancos por "dano moral".

Fico imaginando o que se passa numa cabeça de uma pessoa assim, mas o pior mesmo é um juiz dar ganho a uma pessoa que processa o banco por dano moral por causa de uma porta eletrônica que está lá para ajudar na segurança. É só o juiz ter bon senso e dar uma merecida resposta, como este juiz fez a um idiota que processou o banco por causa de uma porta eletrônica.

Nos Estados Unidos também não é diferente e há muitas decisões judiciais absurdas e juízes idiotas condenando inocentes por coisas que não tem nada haver.

Mr X disse...

Bem, na verdade eu odeio portas eletrônicas e giratórias e toda a parafernália de segurança dos bancos brasileiros, mas entendo a necessidade... Embora gostaria que houvesse um modo melhor.

Oi conffa! :-))))))))))))

iconoclastas disse...

""Denegrir", você tem certeza? Cuidado que esse é um termo racista, seu racista! "

X, vc acaba de cometer um crime: calúnia.

"judiar" eu tb uso muito e outro dia num blog desses nego(!!!) me cobrou modos... que saco, hem?!

"mas na minha opinião não seriam necessárias leis especial de "racismo" para protegê-lo."

nisso concordamos e, no limite, concordo com o Doc também.

tricolor, por exemplo, eu nem sei como tratar, td afeta a turma...

;^/

Chesterton disse...

vamos assim criando castas de "intocáveis", pessoas que pensam que terão privilégios mas apenas serão excluídas de qualquer convívio social espontâneo. Ficarão isoladas, as pessoas neutras tenderão a fugir delas, e não me espantará que enlouqueçam.
Aquele ditado que diz "cuidado com seu desejo, pois pode tornar-se realidade" é atualíssimo.

Chesterton disse...

Sharp Christian

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=uMhAg3VwTGI#!

chest- do Leite de Pato

Rovison disse...

Mr X, gostaria muito que vc escrevesse algo sobre as deficiências e contradições da democracia, especialmente da versão em curso hoje no Brasil.

DIREITA disse...

"Bem, no mais, eu não sei mais o que é ser racista. Insultar pessoas de outra raça, acreditar que sua raça é superior às outras, ou meramente acreditar em diferenças raciais, sem necessariamente colocá-las em patamares de superioridade? Mas, se todos são iguais, porque há tantos negros bons no basquete e tão poucos asiáticos bons, tanto que quando surge um é uma sensação? "

nada disto ai do que disse é racista,nem mesmo os xingamentos!

racismo deve somente ser atribuído fato de quando um membro raça ser fisicamente subjugada por um terceiro de outra raça !

Rovison disse...

Mr X, leste a última idiotice escrita pelo Sakamoto?
http://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2012/02/29/que-venham-os-saudosistas-da-ditadura-eles-nao-passarao/

Mr X disse...

Não comento mais no site do Sakanoto pois agora tem que se cadastrar, mas achei este comentário bom:

Parece mesmo que o Sr. vive em outro país... e talvez viva mesmo, dentro da sua cabeça. Recentemente o mesmo jornal que abriga seu Blog, noticiou que desde 2007, cerca de 150.000 processos de homicídio no país estavam inconclusos e que em apenas 3% de todos os casos, o criminoso era identificado. Não vejo uma linha sequer de "pensadores" como o Sr. exigindo ou meramente se indignando com as 150 mil vidas perdidas de cidadãos comuns, trabalhadores, estudantes, enfim gente! Porque não instaurar imediatamente uma Comissão da Verdade para apurar estes casos ? Acelerar as investigações ? Garantir a punição dos verdadeiros bandidos que ameaçam a sociedade ?Não ! Vocês se calam de uma forma vergonhosa, como se não fosse com vocês... afinal somos nós, gente comum e não terroristas armados, que estamos ameaçados diariamente de morte. Saudosismo da ditadura ? Parece que vocês é que não conseguem esquecer algo que aconteceu há quase quarenta anos atrás e que tirou a vida de no máximo 400 terroristas, mesmo tendo, na atualidade, uma quantidade equivalente a duas guerras do Iraque de mortos anualmente no Brasil, de pessoas que nunca tiveram uma arma na mão e que só estavam no lugar errado na hora errada. Isso é realidade, caro cientista político, está acontecendo conosco HOJE ! Qual é a sua proposta ? Acabar com os militares e com toda a polícia , porque o Sr. não gosta de farda ? Como o Sr. pensa em manter a ordem e a segurança ? Ou o Sr. também tem ojeriza a isto também ? Penso que se tem essas fobias, deveria procurar ajuda psiquiátrica. Ora Sr. Sakamoto, infelizmente o Sr. não é sério !

Parece que uns poucos comunas torturados (será mesmo?) há 30-40 anos e que hoje estão no poder, valem mais do que a vida de centenas de milhares que morrem todo ano HOJE. Por isso não levo a sério esse pessoal. Quais direitos humanos eles defendem?

Edu disse...

X,

Eu sempre fui otimista em relação às pessoas, sempre achei que havia boas intenções no que elas falassem ou fizessem.

Eu não perdi o otimismo, mas não ganhei pessimismo, mas a realidade é que a esquerda não sabe no que acreditar, não sabe o que defender. Desde que não seja a direita, está ótimo.

Mr X disse...

Os bons morrem jovens? Andrew Breitbart morreu. RIP.

http://www.breitbart.com/

http://www.cnn.com/2012/03/01/politics/breitbart-obit/index.html

Chesterton disse...

Eu cá tenho na minha "idéia" que se essas viúvas do muro de Berlim resolverem abrir esse jogo revanchista, vão acordar muita gente que está só observando.
Vamos à verdade inteira, não só meia verdade.

Autor desconhecido disse...

''Parece mesmo que o Sr. vive em outro país... e talvez viva mesmo, dentro da sua cabeça. Recentemente o mesmo jornal que abriga seu Blog, noticiou que desde 2007, cerca de 150.000 processos de homicídio no país estavam inconclusos e que em apenas 3% de todos os casos, o criminoso era identificado. Não vejo uma linha sequer de "pensadores" como o Sr. exigindo ou meramente se indignando com as 150 mil vidas perdidas de cidadãos comuns, trabalhadores, estudantes, enfim gente! Porque não instaurar imediatamente uma Comissão da Verdade para apurar estes casos ? Acelerar as investigações ? Garantir a punição dos verdadeiros bandidos que ameaçam a sociedade ?Não ! Vocês se calam de uma forma vergonhosa, como se não fosse com vocês... afinal somos nós, gente comum e não terroristas armados, que estamos ameaçados diariamente de morte. Saudosismo da ditadura ? Parece que vocês é que não conseguem esquecer algo que aconteceu há quase quarenta anos atrás e que tirou a vida de no máximo 400 terroristas, mesmo tendo, na atualidade, uma quantidade equivalente a duas guerras do Iraque de mortos anualmente no Brasil, de pessoas que nunca tiveram uma arma na mão e que só estavam no lugar errado na hora errada. Isso é realidade, caro cientista político, está acontecendo conosco HOJE ! Qual é a sua proposta ? Acabar com os militares e com toda a polícia , porque o Sr. não gosta de farda ? Como o Sr. pensa em manter a ordem e a segurança ? Ou o Sr. também tem ojeriza a isto também ? Penso que se tem essas fobias, deveria procurar ajuda psiquiátrica. Ora Sr. Sakamoto, infelizmente o Sr. não é sério !''

Huuuumm, adorei esse comentário, já copiei...

AF disse...

Essa resposta ao esquerdista Sakamoto foi excelente!

É ótimo ver um esquerdista levando um combo fatality!

Mr X disse...

Bem. esse Sakanoto é um sem-vergonha, tem que levar umas bordoadas virtuais mesmo.

Vejam este trecho de outro de seus posts:

"Enquanto isso, entre amigos da classe média…
- Uma puta! Alguém pega o extintor para jogar nessas vadias.
- Um índio! Alguém pega gasolina para a gente atear fogo nesses vagabundos.
- Um mendigo! Alguém pega um pau para a gente dar um cacete nesses sujos.
- Umas bichas! Alguém pega uma lâmpaga fluorescente para bater nessas aberrações."


No mundo de faz de conta do Sakanoto, jovens de classe média só vivem pensando em agredir pobres e mendigos, em vez do que ocorre realmente: viverem preocupados em serem assaltados na esquina por manos da perifa.

Autor desconhecido disse...

Só umas perguntinhas: esse Sakamoiinto vive em favela? que classe social ele pertence?

Esse pessoal da ''esquerda'' (boto entre aspas pq essa gente não sabe o que é, eles são por agora revolts contra o ''sistema'', o sistema eles também não sabem o que é, acham que sabem) apresentam sérios problemas de discordância do mundo real em relação ao mundo de fantasia. É uma caso de esquizofrenia ideológica. Falo isso, até por convivência com muitos deles. Supostamente, eles almejam um mundo ''melhor'', sem desigualdades, maaaas...
não é nem um pouco raro encontrar este pessoal munido da mais alta e cara tecnologia, frequentam shoppings, são tão consumistas quanto qualquer outro jovem ''normal'' ... eles não acham errado que prof universitário ganhe 8000 e prof normal ganhe menos de 30% disso, na verdade eles acreditam que deveria haver uma paridade, só... n/ao sabem como.
Quando postava comentários em redes sociais, teve um carinha que soltou: ''o brasil está misturando as raças pra ver no que vai dar...''
em outras palavras, não existe o raciocínio de pensar nas consequências dos seus atos para o futuro. O ''conservador''de direita vislumbra o futuro mediante os acontecimentos e atitudes tomadas no presente, os esquerdistas simplesmente vivem o hoje como se não existisse o amanhã.
Que mal que Renato Russo terminou por fazer nas fracas mentes dos jovens brasileiros.

Chesterton disse...

Sakamoto é o rei do "Red Hering"

Edu disse...

X,

Por isso q vc tem que continuar com esse blog. Se vc não continuar eu vou ter q ler o Sakamoto mais vezes do que eu gostaria...

Barbara disse...

"Os bons morrem jovens? Andrew Breitbart morreu. RIP."

hmm...não sabia que o você considerava "bons" pessoas que apoiaram intervenções militares criminosas.

Mr X disse...

Breitbart acabou com a ACORN e conseguiu a renúncia de dois políticos esquerdistas, tá bom.

Renato Russo? Eu gosto do Renato Russo. A culpa é do Cazuza.

Rovison disse...

http://www1.folha.uol.com.br/bbc/1056109-xerife-nos-eua-diz-que-certidao-de-nascimento-de-obama-pode-ser-falsa.shtml

AF disse...

Nessa reportagem que o Rovinson passou, da Falha, quer dizer, Folha, é engraçado como o jornal coloca entre aspas algumas palavras, parecendo um claro indício de tendenciosidade e desqualificar o xerife, como se não houvesse ele e outras pessoas sérias trabalhando nisso.

É engraçado também em reportagens sobre criminosos a quantidade em que se usa a palavra "suposto", tipo "suposto crime", mesmo sendo criminosos confessos.

E quando um gay abusa de um menor, ouquando há racismo por parte de negros / asiáticos, ou quando há algum atentado terrorista da esquerda / islamismo, nem se fala o quanto a mídia é tendenciosa.

Rovison disse...

Corretíssimo AF. Toda notícia contrária aos interesses dos esquesdistas/progressistas a Falha de SP tenta atenuar a gravidade do problema ou desqualificar a notícia.

Autor desconhecido disse...

X,
eu gosto dos dois mas a culpa também é dos dois,rs.

Af,
dá vontade de arrebentar esses ''jornalistas''...
A grande maioria daqueles que se auto intitulam ''jornalistas'' na verdade não passam de uns salafrários que venderam a sua dignidade em prol de fama e ''prestígio intelectual'', estão pouco se fodendo pra verdade dos fatos ou para imparcialidade, o negócio é seguir o script.