sexta-feira, 8 de abril de 2011

Afinal, as raças existem?

O deputado Bolsonaro corre o risco de ser processado por racismo pela Preta Gil.  É por ter chamado a Preta Gil de "preta"? Não, mas por ter respondido de forma um pouco confusa a uma pergunta no programa CQC. Ela perguntou se ele deixaria seu filho namorar com uma negra. Ele respondeu:
"Preta, eu não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Eu não corro este risco e meus filhos foram muito bem educados. E não viveram em ambientes, como lamentavelmente é o teu."
Há duas interpretações sobre sua frase. A primeira é que, como o próprio Bolsonaro alega, tenha sido um equívoco. Ele diz ter entendido que a pergunta era sobre homossexualidade. Bolsonaro, afinal, diz ser casado com uma afro-brasileira: "Meu sogro é negão", ele diz. (Só falta agora o sogro processá-lo também por racismo...)

Mas haveria uma interpretação literal da resposta, que é a que Preta Gil alega: que, segundo Bolsonaro, os filhos "foram muito bem educados" e portanto "não correm o risco" de namorar negras...

É provável que Gil tenha um bom caso nas mãos, mas não vejo tanto motivo para tanta polêmica. Em primeiro lugar, pelo que pesquisei os dois filhos de Bolsonaro são maiores de idade, um já tem até 30 anos, portanto podem fazer o que bem entenderem sem seguir os conselhos do pai. Em segundo lugar, agora não se pode nem manifestar uma preferência? Será que um dia vai ser "homofobia" declarar que você prefere que seu filho namore uma mulher?

No mais, como o Janer Cristaldo observa, o problema mesmo é quando um "branco de direita heterossexual" fala alguma coisa. Os outros não tem problema algum em manifestar sua preferência racial ou sexual. No outro dia mesmo li o artigo de uma afro-americana que estava preocupada com um bebê negro adotado por um casal gay filipino. Tinha medo de que a criança virasse homossexual? Não, estava preocupada com a futura "identidade racial" da criança... 

O curioso disso tudo é o seguinte. No Brasil, tanto a direita quanto a esquerda afirmam que "não existe raça". Aliás, nos EUA também. "Isso é que nem chifre, é só uma coisa que colocaram na sua cabeça", dizem. Mas então, como pode existir "racismo", se não há "raças"? Evidentemente, há algo de errado aí.

O que significa "raça"? Talvez seja a palavra equivocada, mas é fato que diversos grupos humanos apresentam caracteres físicos e até psicológicos diversos, os quais são transmitidos geneticamente de geração para geração. Daí, pode haver debates sobre o que exatamente constitui uma "raça", especialmente em um país como o Brasil em que praticamente todos, eu inclusive, têm uma origem bastante "misturada". Agora, dizer que as diferenças entre os pigmeus africanos e os escandinavos são só uma "ilusão" ou uma "construção social" é negar quase todos os estudos realizados até agora a respeito.

Mas há uma razão para a polêmica, e para a proibição, ao falar em raça ou mesmo em genética: o medo, relativamente compreensível, da volta a uma sociedade segregada por raças, na qual a raça A oprime a raça B ou C ou D. 

Descendentes de negros e índios costumam ter menor presença nas elites do Brasil, e maior presença entre a massa dos pobres. Para a esquerda, a explicação é simples: herança do racismo e da opressão, triste resultado da escravidão e colonização de negros e índios por imperialistas europeus. Pode ser, mas -- tabu! -- e se fosse o contrário? E se fosse que tais grupos nativos foram dominados, escravizados e colonizados tão facilmente pelos europeus malvados justamente por terem menores habilidades intelectuais ou civilizacionais?

Tal era a visão "racista" até meados do século XX, e se tal visão hoje mudou foi menos devido a estudos científicos e mais devido ao mau uso que certas ideologias totalitárias fizeram deles, gerando até um temor em se discutir a mera possibilidade de diferenças raciais.  

Vejam bem, estou longe de querer propor o ódio racial, e acho que, como religião ou sexo, raça é um tema muito complicado de discutir, talvez o mais complicado de todos. Talvez por isso hoje a direita prefira mesmo não mexer nesse vespeiro e dar a todos o benefício da dúvida, querendo apenas leis iguais para todos os indivíduos, independentemente de sua religião ou raça, no que estou de acordo. A esquerda é que parece empenhada em reerguer esse fantasma e criar uma nova sociedade baseada em conceitos raciais.

Não acredito nem na segregação racial nem na ação afirmativa. Conheci pessoas negras fabulosas aqui nos EUA. Admiro várias figuras da cultura negra americana, de Miles Davis a Thomas Sowell. Isso sem falar no recentemente descoberto Walter Williams, que é contra as cotas e que pode ser visto aqui em excelente entrevista com legendas em português (lamentável apenas o despreparo do repórter global, branco e imbecil).  

Acho mesmo que uma sociedade "racialmente cega" que não discrimina (nem negativamente, nem positivamente) seja melhor. E por isso mesmo admiro o trabalho do Demétrio Magnoli, embora ache curioso que hoje seja a direita quem fala que "não existem raças", e a esquerda quem fala em "sangue negro", "sangue branco" e "patrimônio genético dos mestiços". Uma inversão de papéis: hoje é a esquerda quem promove o racismo no Brasil, ainda que seja um racismo ao contrário, dos outros grupos contra os brancos.

Ah, mas ia esquecendo: racismo contra brancos não é racismo, como bem explicou uma ex-Ministra de Inclusão Social.

21 comentários:

Anônimo disse...

Assisti a entrevista com o Sr. Williams, muito boa, ele destruiu completamente o jornalista incompetente. Como um jornalista vai para uma entrevista querendo usar argumentos sem antes pesquisar sobre eles, nem a cidade onde o cara nasceu sabia. Quanto ao racismo no Brasil na minha opiniao depois que o PT assumiu ele se intensificou, parece que o partido fica jogando o povo um contra o outro(pretoXbranco, ricoXpobre) apontando culpados assim como a Alemanha nazista para os problemas presentes no pais em vez de tentar resolve-los.

Mr X disse...

Realmente, o despreparo do jornalista foi de doer. E é um cara famosão da Globo, né?

Anônimo disse...

Sim sim, ja vi em outras reportagens.

Gunnar disse...

"Matilde Ribeiro - Eu acho natural que tenha. Mas não é na mesma dimensão que nos Estados Unidos. Não é racismo quando um negro se insurge contra um branco. Racismo é quando uma maioria econômica, política ou numérica coíbe ou veta direitos de outros. A reação de um negro de não querer conviver com um branco, ou não gostar de um branco, eu acho uma reação natural, embora eu não esteja incitando isso. Não acho que seja uma coisa boa. Mas é natural que aconteça, porque quem foi açoitado a vida inteira não tem obrigação de gostar de quem o açoitou." (retirado da entrevista com Ministra Racista)

=> Sabe o que é pior? Ela tem razão. É natural mesmo e é um direito que cada indivíduo possui, o da livre associação. Você escolhe seus amigos, amantes, clube, vizinhança - e o faz com base nos critérios que bem entender. Seja afinidade política, estética, intelectual ou... racial.

Essa dona Matilde está pertinho de entender as coisas. Só faltou estender essa lógica para o resto da sociedade.

Chesterton disse...

Raça, raça, quanto sangue derramaram em teu nome (chic, né?)
Bom , raça existe. Não é porque foi criada pelo homem que deixa de existir (carros foram criados pelo homem e existem, assim com aviões, etc...).
Parte da cultura do conhecimento vem da classificação das coisas naturais. Isso é inevitável. O isolamento de grupos proprocionou as condições necessárias para uma diferenciação tal que se convencionou designar "outra raça".
Agora, há fundamento genético nas diferenças aparentes, isto é, há diferenças reais e não só na superfície?

Chesterton disse...

Raça, raça, quanto sangue derramaram em teu nome (chic, né?)
Bom , raça existe. Não é porque foi criada pelo homem que deixa de existir (carros foram criados pelo homem e existem, assim com aviões, etc...).
Parte da cultura do conhecimento vem da classificação das coisas naturais. Isso é inevitável. O isolamento de grupos proprocionou as condições necessárias para uma diferenciação tal que se convencionou designar "outra raça".
Agora, há fundamento genético nas diferenças aparentes, isto é, há diferenças reais e não só na superfície?

Mr X disse...

Raça é um conceito humano, claro. Uma forma de classificação, discutível, como todas.

Acho que a base genética das diferenças físicas é clara, afinal são hereditárias. De outras diferenças, é bem mais complicado discutir, pois fatores culturais estão sempre misturados, e é impossível isolar um do outro para ter estudos mais exatos. Nem sempre essas características são hereditárias, então é um ponto a favor dos culturalistas.

Chesterton disse...

Pois então, o fenótipo x o genótipo ....não se sabe muito sobre o genótipo para falar a verdade.
Mas raças são fruto de acontecimentos do passado, no furuo a tendencia é de miscigenação total, feito sopa.

Anônimo disse...

vejam:

http://judaismoemaconaria.blogspot.com/2007/03/sim-h-uma-tal-coisa-chamada-raa.html

Mr X disse...

Ninguém sabe muito bem como ocorreu, mas de acordo com as teorias darwinistas, as raças evoluíram (ou se especializaram) separadamente devido ao isolamento relativo.

Como hoje em dia esse isolamento acabou devido à facilidade de transporte, globalização, e vários outros fatores, a tendência é mesmo para uma maior mistura e uniformidade. Mas será que a evolução parou ou continua?

Bem, na verdade, o problema mesmo é que agora o homem pode mexer artificialmente na evolução. O próximo passo provavelmente será a manipulação genética, o que permitirá a criação de noasa "raças" e sociedades como a de "Admirável Mundo Novo". Brrrr.

Anônimo disse...

Sou contra a miscigenação, por simples razão estética. Por que?

Ora, fala sério!

Vc já imaginou isso aqui se extinguir:

http://4.bp.blogspot.com/_1o5s8CASjwc/S__3l-wTZ4I/AAAAAAAABto/NfAcGg8VQ7s/s1600/suecas.jpg


e isso:

http://cdn.uproxx.com/media/images/372/372_1330d4c70398ddf75df8d4957fa25b65.jpg

Para dar lugar a isso:

http://catracalivre.folha.uol.com.br/wp-content/uploads/2009/03/menezes.jpg

e isso:

http://br.oleole.com/media/main/images/blogs/images/group1/subgrp14/blogimg_450_2748_20070703233157.jpg

Brrrrr digo eu. Que seja bem vinda a engenharia genética

Mr X disse...

Ninguém em sã consciência seria a favor da extinção das suecas.

Porém, comparar com um jogador de futebol é covardia...

Anônimo disse...

Perdão, mas não é covardia comparar com um jogador de futebol. Por que? Pense um pouco ora..... com quem estas belas suecas poderiam estar se casando e se reproduzindo?

Veja a Milena Rodriguez (esse é o nome?)

Será que ela pensou no pool genético dela? Ou melhor, será que algum destes jogadores se percebe enquanto aparencia e pensa: Não, não irei me reproduzir com uma sueca, oi loira bela, ou qualquer mulher bela, pois ela deve se reproduzir com algum homem semelhante a a ela para que o pool genético da raça se mantenha.

kkkkkkkkkkkk

quem pensa assim? Só eu e outros gatos pingados.
E quem é chamado de insano? Eu e estes gatos pingados. Quem pensa nas futuras gerações? Ninguém. As pessoas são egoistas e mesquinhas.

Evitemos discussões, mas pense no assunto.

"Dizer a verdade e propor algo de útil para a humanidade é uma receita infalivel para se ser perseguido" Voltaire


Por isso eu venho aqui como anonimo.

Mr X disse...

Cada um pensa em si. O jogador de futebol que casa com a loura pensa que está aprimorando o seu "patrimônio genético", bem, o dos seus possíveis filhos. A loura, bem, aprimora a sua conta bancária e/ou seu status.

Mas as louras não serão extintas, don't worry.

Anônimo disse...

Exato. Cada um pensa em si, coitado dos filhos.

Mas o "jogador" não pensa no seu aprimoramento. Ele só quer a loira mesmo, Filhos são só um produto.

bem, as loiras que fazem isso para mim não tem qualquer status, mas fazem jus as piadas sobre elas.

Por que tem certeza que as "loiras" não serão extintas? Os ruivos já estão em contagem final...

Suécia, Noruega, Europa em geral e Japão não fazem controle da natalidade. Eles fazem é suicidio étnico mesmo.

DEXTRA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DEXTRA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mr X disse...

Olá amigo da Dextra,

É assim tão grave a censura no Brasil, que não dá nem pra deixar comentários?

Nos EUA ainda há direita, mas é também onde a esquerda está mais avançada, ou tem mais dinheiro.

Pois é, não dá pra entender por que a Europa está cometendo suicídio. Os japoneses tampouco estão tendo filhos, mas ao menos não estão substituindo sua população com imigrantes muçulmanos. Se as novas gerações decidirem ter filhos, a população japonesa cresce de novo.

Anônimo disse...

o entrevistador mestiço(e não branco) da globo apanhou feio.sem argumentos perante a realidade o resultado da entrevista não poderia se outro.
.
voce MX, ate que diz coisas interessantes ,mas ainda carrega muito dogmas -principalmente relação ao brasil,pois afirmar que no pais - por causa da grande miscigenação FABRICADA pelos engenheiros sociais - todos somos ,de certa forma, mestiços...é de doer .

Anônimo disse...

"Quanto ao racismo no Brasil na minha opiniao depois que o PT assumiu ele se intensificou, parece que o partido fica jogando o povo um contra o outro(pretoXbranco, ricoXpobre) "
.................................
SIM,ANTES DO LULA NENHUM "PREIBOI"(BRANCO) FOI ROUBADO OU MORTO PORQUE "REAGIU", E NEM SONHO MARGINAIS PEDIAM EM SUAS "MUSICAS" A MORTE DOS MESMOS .

Anônimo disse...

"Chesterton disse...
Raça, raça, quanto sangue derramaram em teu nome (chic, né?)
Bom , raça existe. Não é porque foi criada pelo homem que deixa de existir (carros foram criados pelo homem e existem, assim com aviões, etc...).
Parte da cultura do conhecimento vem da classificação das coisas naturais. Isso é inevitável. O isolamento de grupos proprocionou as condições necessárias para uma diferenciação tal que se convencionou designar "outra raça".
Agora, há fundamento genético nas diferenças aparentes, isto é, há diferenças reais e não só na
superfície?"
.........................
apesar dos negros americanos serem bem miscigenados - um remedio chamado BIDIl responde esta sua pergunta.