terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A Internet está nos deixando loucos?

Anteontem, um jovem maconheiro fã de teorias de conspiração e provavelmente psicótico atirou contra uma deputada Democrata americana, levando-a para o hospital e matando 6 outras pessoas, incluída uma menina de 9 anos. O surpreendente do fato é que não seja surpreendente, já que atiradores malucos não faltam por estas bandas.

O engraçado é que, justo um dia antes do ocorrido, um sujeito abordou-me num café com um papo maluco também bastante parecido com o deste jovem, sobre "nova ordem mundial", "fim do mundo em 2012", "crise energética", "falta de água", "perseguição aos mexicanos", "lei marcial", etc. Não era um vagabundo, mas uma pessoa normal bem-vestida e quase certamente não psicótica, apenas tomada pelas idéias que flutuam por aí, no zeitgeist.

O blogueiro Richard Fernandez observa uma coisa curiosa: que embora o comportamento do jovem fosse bizarro há tempos, nenhum dos seus colegas percebeu que ele era simplesmente doido. Diz o blogueiro, traduzo aqui:
Parte do problema pode ser a normalização do comportamento louco. Quando ser bizarro é ser cool e o "sonho consciente" invoca os filmes Matrix ou A Origem, a linha entre a loucura e a excentricidade fica um pouco diluída.
De fato, na cultura em que vivemos, é normal um jovem tomar drogas, usar piercings e tatuagens demoníacas (ver imagens e ler artigo do Theodore Dalrymple ao final), ter comportamento sexual "diferenciado", isso sem falar nas teorias da conspiração que a Internet torna cada vez mais comuns. E ninguém fala nada, pois é já parte do novo normal, e julgar alguém pelo seu modo de vestir, pensar ou de se comportar poderia ser discriminação, e nós não queremos discriminar ninguém, não é mesmo?

Mas uma sociedade que não discrimina ninguém tampouco pode discriminar os loucos. (E, de fato, fechou quase todos os hospitais psiquiátricos. Os loucos agora andam na rua.)

De qualquer modo, este caso chamou a atenção da mídia por se tratar de um atentado contra uma figura pública, mas a verdade é que malucos que matam por motivos banais não são tão raros assim, ainda que ocorram mais dentro da própria família. Isso sem falar em outros tipos de violência: no mesmo dia em que ocorreu a matança no Arizona, no México eram encontrados 15 cadáveres decapitados a mando de um traficante local. Vivemos em um mundo insano.

É claro, a esquerda americana já está colocando a culpa pelo tiroteio na Sarah Palin, no Glenn Beck, na falta de controle de armas, no "discurso político exaltado que leva à violência" (mas quem faz discursos políticos exaltados e violentos mais que eles?), nas políticas do Arizona contra a imigração, etc. (Só faltou culpar o "aquecimento global"). Mas é apenas o esperado. Também essa é uma forma de loucura.

55 comentários:

Augusto Nascimento disse...

É bom ver que, quando é um branco ou um asiático com a origem certa o terrorista (como no caso de Oklahoma em 95 ou de Virginia Tech-àquela altura, diante do maior massacre da história universitária americana, os suspeitos de sempre não disseram que aceitar coreanos na América era "criar corvos"- ou de mais de nove em cada dez casos de terrorismo interno na América), as desculpas aparecem logo. Se fosse um imigante maometano tentando matar uma figura pública (como os imigrantes papistas viviam a fazer, chegando a matar o presidente americano!), evidentemente a culpa seria do maometanismo. Como o sujeito é branco, a responsabilidade é da Internet ou das roupas ou dos RPGs ou da maconha ou das tatuagens ou do flúor na água... Daqui a pouco, a extrema-direita vai dizer que, como nos gastos de Reagan e Bush, a culpa foi de Obama.
Quanto à normalização do "comportamento louco", já ouviu o programa da Serpente Gnóstica, já ouviu falar em Rush Limbaugh? Ou nós estamos falando de gente que acredita que o 11 de Setembro foi a vingança de Deus pelo secularismo (Jerry Falwell, Pat Robertson e outros ícones da direita religiosa, que controla o GOP), de gente que acredita que "deficits don't matter" (Dick Chenney e todo o GOP entre 2001 e 2008) ou de gente que defende a democracia no Oriente Médio (com direito a massacrar inocentes pela causa) desde que a Arábia Saudita continue sendo uma fortaleza ditatorial-e financiadora do Terror- dos interesses do governo americano em geral e do clã Bush em especial (toda a direita americana e toda a direita brasileira)? Interessantemente, quando a pregação de ódio da extrema-direita finalmente dá frutos, os sujeitos resolvem renegar sua obra maldita (pode atrapalhar as perspectivas eleitorais, né?) e correm a tentar encobrir suas pegadas de sangue.

maisvalia disse...

Indo ao centro do que você postou Mr X, e não quero com este abrir discussão e nem é resposta a nenhum comentário dado, o fato é que a internet realmente mexe com a psique das pessoas. Eu mesmo, me pego as vezes (sem crase, porque não a acho neste teclado) irado com certos posts que leio e tento imaginar mil respostas virtuais, consumindo um enorme tempo que poderia estar sendo usado em outras coisas mais produtivas.
E ela, a internet, é viciante, daqui a pouco teremos, se já não existe, os doentes da internet anônimos, hehehe

Anônimo disse...

Patético Augusto Nascimento, (nome falso, óbvio, como todo ptralha pago com dinheiro público pra escrever bobagem na net) a sua incapacidade de perceber o lugar comum é assustadora! Entra no papo, fala suas bobagens de "extrema-esquerda-xiita-radical-neostalinista-lullista" e se acha o tal? Descobriu a roda!!! Fantástico! Se vc é tão "genial" assim, leia as matérias no original e veja que o "maluco" era leitor de Marx e Hitler, ou seja um "doidão de dar nó". Mas, claro que para todo ptralha existe uma justificativa comum: "ah, isso aí é coisa de reacionário". Mas, o que vc está sendo quando escreve bobagens pagas na net? Justiceiro? Herói da revolução? Não, nada disso, só mesmo um babaca reacionário...

Mr X disse...

AN,
Vejo que você está querendo polemizar.
Quem promove o ódio contra conservadores é justamente a esquerda, transformando-os em monstros que não o são. Já conheci várias famílias cristãs conservadoras, não são o bicho-de-sete-cabeças que pintam, são gente simples e raramente interessada em política, muito menos em violência. Rush Limbaugh? É menos radical e fala menos palavrões do que seu "amigo" Olavo de Carvalho. Glenn Beck? É um palhaço televisivo menos agressivo do que John Stewart ou Keith Olbermann, que vivem pregando o ódio contra conservadores. Sarah Palin? Fora o discurso e certas políticas, é praticamente progressista: feminista, apóia os gays, etc. Os Tea Party? Um pacato grupo de cidadãos de meia-idade que (ao contrário de manifestantes de esquerda, ou negros e latinos em revolta) jamais quebrou uma vitrina sequer.

Essa história de "direita raivosa" é toda uma invenção dos esquerdistas, eles sim cheios de ódio e saliva na boca.

Se fosse um imigante maometano tentando matar uma figura pública, evidentemente a culpa seria do maometanismo.

Não entendi a comparação. Sendo coreano, a culpa deveria ser do "coreanismo"? Ora, a diferença é clara, maometanos seguem uma religião que prega a morte de infiéis, e justamente a imensa maioria dos assassinos de Alá afirmam isso mesmo: que mataram em nome de Alá. O coreano e este branquelo mataram porque eram doidos mesmo, não existe nenhum movimento maior ao qual possam ser sequer remotamente ligados.

(como os imigrantes papistas viviam a fazer, chegando a matar o presidente americano!)

Hum, quais "imigrants papistas" que mataram presidente? Você devia vender essa teoria da conspiração ao Oliver Stone. Booth era de origem inglesa e episcopal, Lee Oswald era comunista, e Siran Siran, palestino.

Como o sujeito é branco, a responsabilidade é da Internet ou das roupas ou dos RPGs ou da maconha ou das tatuagens ou do flúor na água... Daqui a pouco, a extrema-direita vai dizer que, como nos gastos de Reagan e Bush, a culpa foi de Obama.

Olha, tudo é possível. Vai saber o que rola na mente de um doido, qualquer coisa pode inspirá-lo. Mas mais doido ainda é achar que foi a Sarah Palin, o Rush Limbaugh ou o Bush (de mão dada com os príncipes sauditas) quem puxou o gatilho.

Mr X disse...

Maisvalia,
Tem razão... Mas acho que já existe algum tipo de "grupo de apoio aos viciados em Internet". Reúnem-se e discutem seus problemas através de Facebook, Skype, Twitter, blogs e foruns de discussão online, ah ah ah.

Augusto Nascimento disse...

Mr. X,
"Vejo que você está querendo polemizar."
Só uma enorme vontade de polemizar explica que alguém se oponha à hipocria dos sujeitos que atribuem a TODOS os maometanos a culpa de alguns, mas imediatamente correm a inventar desculpas diante de crimes muito maiores cometidos pelos membros de suas raças favoritas? Ainda bem que o terrorista não é negro: o MSM publicaria um artigo de algum Pai Tomás (é bom ver que adotaram o sistema de cotas, estava começando a ficar difícil ver a diferença entre eles e a Nação Ariana) dizendo que, além de culpados por sua rejeição ao partido da Segregação, os negros americanos são terroristas. Alguém lá em cima protege a Serpente Gnóstica de si mesma e de seus seguidores.
"Ora, a diferença é clara, maometanos seguem uma religião que prega a morte de infiéis, e justamente a imensa maioria dos assassinos de Alá afirmam isso mesmo: que mataram em nome de Alá."
A maioria dos maometanos residentes na América aparentemente discorda disso (poucos deles ousaram, por exemplo, concordar com a direita americana quanto àquilo da América "merecer" o 11 de setembro, mas, claro, a "direita raivosa" é uma invenção de Obama), não julgue todos os maometanos pelos seus amigos sauditas!
"Sendo coreano, a culpa deveria ser do 'coreanismo'?"
Deve ser a criação asiática. Aliás, leu o texto no WSJ a respeito dos efeitos positivos das "mães chinesas" sobre as crianças? É bastante interessante e parece ser um bom complemento ao seu texto sobre QI. Enfim, imagino que mães coreanas criem terroristas melhores e mais motivados, afinal,o rapaz é o campeão universitário de tiro ao alvo móvel.
"Mas mais doido ainda é achar que foi a Sarah Palin, o Rush Limbaugh ou o Bush (de mão dada com os príncipes sauditas) quem puxou o gatilho."
Não, foi a Internet ou as tatuagens ou os coleguinhas, que não fizeram o trabalho da polícia e da NSA, quem puxou o gatilho, qualquer um menos a pregação de ódio dos amantes dos sauditas!

Anônimo disse...

Prezado Senhor Anônimo,
"Patético Augusto Nascimento, (nome falso, óbvio, como todo ptralha pago com dinheiro público pra escrever bobagem na net)"
Um dia eu ainda vou ter a ousadia de usar meu "nome verdadeiro", como você faz: Anônimo Nascimento(assim, mantenho minhas iniciais e aproveito os meus monogramas). É, somos xarás, quem diria, tucanalha? Você fala de "dinheiro público" porque acha que todo mundo aceita uma graninha para apoiar reeleições e fraudar licitações, né? Vai ter que se conformar com o fato de que nem todo mundo é como você. Se está com tanta saudade da grana do governo, fique sabendo que os petistas estão contratando gente com sua experiência e com sua estatura ética: do governo FHC, eles contraram Sarney, Maluf, Renan, Henrique Meirelles, o PMDB todo...
"Se vc é tão 'genial' assim, leia as matérias no original e veja que o 'maluco' era leitor de Marx e Hitler, ou seja um 'doidão de dar nó'"
Não sou tão "genial", é só o efeito do contraste com você: é fácil parecer alto quando se está ao lado de alguém que não consegue tirar as patas do chão. Veja que:
a) eu citei a raça do indivíduo que fez o massacre em oposição aos terroristas maometanos que logo levantam os coros de "criaram corvos". Como o sujeito é branco, ele é doido e maconheiro, influenciado pela Internet, e vítima dos coleguinas que não repararam que ele era estranho, tadinho.
B) Eu falei da normalização do "comportamento louco". Se você quiser explicar como o que você escreveu muda o que eu disse sobre o comportamento dos nosso amigos conservadores, que correram a tentar negar as inquietantes semelhanças entre suas ideias e as do atirador, fique à vontade. Interessantemente, nossos amigos conservadores acham que usar tatuagens (costume repulsivo na minha opinião) é um indício de "loucura normalizada", achar que Deus faz chover fogo, enxofre e aviões seqestrados sobre a América nem tanto...
C) Se você não vê nada de errado com um fã de Marx e Hitler repetindo os talking points conservadores sobre conspirações governamentais, talvez, haja mesmo muito flúor na água que você bebe. Recomendo água mineral.
D) Se ser "doidão de dar nó" impedisse alguém de ter uma ideologia, a ala esquerda dos democratas e a ala direita dos republicanos estariam no manicômio em vez de no Congresso, na Academia e nos púlpitos. Quer algo mais "doidão" do que ser atacado pelos sauditas e invadir o Iraque? Ou, como os EUA têm feito há mais de dez anos, trocar o direito de primogenitura por um prato de lentilhas chinesas? Como, sabiamente, ensina o Positivismo, "a são política é filha da Moral e da Razão." Enquanto os EUA não entenderem isso, tragédias como essa continuarão se repetindo, ceifando vidas inocentes e destruindo lares.
"Mas, o que vc está sendo quando escreve bobagens pagas na net? Justiceiro? Herói da revolução? Não, nada disso, só mesmo um babaca reacionário..."
Sei, quem não paga o dízimo do PSDB deve estar na folha de pagamento do PT... Só espero um dia ser tão revolucionário que meu cabo eleitoral seja Silas Malafaia e minha grande promessa eleitoral seja aumentar a esmola do Bolsa Família. Revolução: teu nome é José Serra!

Gunnar disse...

O correspondente internacional da Globo ontem, de Tucson, não noticiou nada sobre a deputada, se limitando a invocar o Tea Party (nas suas palavras "encontros de conservadores, conservadores extremos"), num tom que indicava não algo como uma suposição sobre estímulos que o careca pudesse ter recebido, mas sim como se de fato os conservadores estivessem por trás do ocorrido.

É uma acusação gravíssima, sem base alguma, e o cara se dá o direito de faze-la em rede nacional, sem o menor pudor, ciente que sua mensagem encontrará suficiente terreno fértil.

c* disse...

a despreparada da palin tem sua parte de culpa sim !

ou vc acha que o targetmap era so uma brincadeirinha ?

http://news.yahoo.com/s/atlantic/20110110/cm_atlantic/didsarahpalinstargetmapplayroleingiffordsshooting6500

c* disse...

( concerta o link...ou entao é so procurar nas centenas de artigos por ai...)

Augusto Nascimento disse...

"É uma acusação gravíssima, sem base alguma, e o cara se dá o direito de faze-la em rede nacional, sem o menor pudor, ciente que sua mensagem encontrará suficiente terreno fértil."
Parece até George Bush (alguém além de Voldemort já achou as WMDs?) ou Pat Robertson (já acharam a ligação antre os homossexuais e o aborto (prática à qual, aliás, eu me oponho) de um lado e o 11 de Setembro de outro? O pessoal da Rede Globo quer muito ser republicano quando crescer... Enfim, é animador ver que a indignação seletiva dos nossos amigos "conservadores" (o verdadeiro conservadorismo é construtivo, nunca retrógrado) está perfeita como sempre. E terreno fértil para leviandades há em todo lugar: o Brasil dos últimos 20 anos e a América dos últimos 10 provam isso abundantemente a quem quer que não seja cego.

Augusto Nascimento disse...

Correção: em vez de parênteses entre parênteses, vírgulas.

Mr X disse...

confetti,

Não há evidência ALGUMA que o sujeito tenha visto o tal mapa da Palin. E utilizar miras de arma de fogo como recurso gráfico não é nenhuma originalidade, até os democratas já fizeram. Nem se sabe direito a orientação política do rapaz. A única coisa que se sabe é que há alguns anos ele fez uma pergunta doida à deputada em evento similar, a deputada desconsiderou a pergunta sem respondê-la, e desde então o doido passou a ficar obcecado em matar a mulher.

Tea Party (nas suas palavras "encontros de conservadores, conservadores extremos")

A mídia brasileira só papagaia seus similares americanos sem compreensão do que diz. Ora, o pessoal dos Tea Parties, em sua maioria cidadãos de meia-idade, jamais quebraram uma vitrine sequer, jamais causaram qualquer confusão, jamais entraram em conflito com a polícia, e se limitaram a erguer cartazes e protestar contra os altos impostos -- e são chamados de "extremos". O que eles têm de tão extremo? Querer pagar menos imposto? Querer menos gasto do Governo Federal?

Aí militantes esquerdistas ou de "movimentos sociais" ou de imigrantes (os exemplos são inúmeros) quebram e saqueiam lojas, detonam propriedade alheia, arrembentam com McDonalds, quebram pau com a polícia, esporcalham a cidade, cantam pedindo a morte ou até a destruição de países inteiros, e nada.

Basta observar o contraste entre um e outro protesto para ver quem é "extremo".

o MSM publicaria um artigo de algum Pai Tomás

Essa é boa. Se um negro critica os negros é um "Pai Tomás" traidor. (E isso que o Pai Tomás era um personagem positivo no livro). Se um branco critica os brancos, mesmo sem razão, é um iluminado. Ora, o único que está chamando a atenção para a raça do sujeito é você, pesoalmente acho que esta não tem nada a ver, existem esquizofrênicos paranóicos de todas as cores e idades. Acho até que alguns maometanos devem ser esquizofrênicos, mas são utilizados pelos radicais a se explodirem.

maisvalia disse...

Este mesmo demente que saiu atirando já tinha sido visto ao lado da deputada em 2007, ou seja, antes do tea party.
Outra cosita, este atirador, segundo pessoas que o conhecem, sofre de perturbações mentais, bem diferente de terroristas americanos, muçulmanos, espanhóis, irlandeses, etc

Augusto Nascimento disse...

"Se um branco critica os brancos, mesmo sem razão..."
O "sem razão" fica por sua conta. Não muito tempo atrás, quem perguntasse o que Iraque tinha a ver com bin Laden ou aonde levaria a política de dinheiro farto do FED estava criticando a América "sem razão", levando ao seguinte resultado: o debate foi soterrado debaixo de camadas e camadas de jingoísmo e complacência, pesquisas indicavam que os americanos pensavam que Saddam estava envolvido no 11 de setembro (em vez dos amigões sauditas) e, bem, aqui estamos (o Pai Tomás não se lembra, claro, mas isso foi exatamente o que elegeu Obama em 2008: a mistura explosiva de Depressão e atoleiro militar).
Sim, o sujeito que acha que a obrigação do negro é votar na Klan (o Partido de Lincoln dificilmente vai se recuperar moralmente da ideia de lançar um segregacionista à presidência no auge da luta pelos direitos civis) ou nos tucanos ou no PT ou em quem quer que seja-como se os negros fossem gado e não eleitores como os outros- é um Pai Tomás, sim. Se fosse judeu, seria um "self-hating jew" e por aí vai. Se o sujeito quer ganhar uma eleição, ele pode começar argumentando honestamente (um hábito que os petralhas nunca adquiriram, é verdade, e a tucanalha perdeu depois de oito anos mandando, desmandando e roubando-não é todo mundo que é pego pela NSA roubando, é preciso ter garra-imperialmente)em vez de mentindo descaradamente (por exemplo, quando alega que os negros se venderam pelo Bolsa Família, esquecendo-se de explicar o porquê de não terem se vendido pela oferta bem mais alta do demagogo da Pauliceia-e Tucaneia-Desvairada). Ah, e mostrar a pobreza de Detroit (deve ser a única cidade com pobres na América, apesar do derretimento da economia sob você-sabe-quem) é o toque do mestre. Michael Moore ensinou algumas lições aos nosso amigos "conservadores", valeu mais do que o indiano do PSDB. Tenho certeza que o Deep South-republicano desde a luta pelos direitos civis, racista desde sempre-, sim, é um exemplo de prosperidade, riqueza e vigor econômico intermináveis, um exemplo luminoso para esses negros imprestáveis, que não sabem nem governar nem votar. Para não falar das favelas paulistas, que provam que se Silas Malafaia é por nós ninguém ousará ser contra nós (além da maioria absoluta do eleitorado, mas a culpa é dos nordestinos e dos negros e dos mineiros e dos paulistas e de todo mundo que não acredita que já encontram as WMDs, incluindo o ex-presidente Bush, todos na folha de pagamanto do PT, claro). Enfim, os negros são malvados porque resistiram às tentações demagógicas do ungido de Deus (acho que Edir Macedo tem uma conexão melhor com o Onipotente, só pode) e não gostam da Klan. Os velhos confederados ficariam comovidos ao ver que alguém nesse mundo injusto os compreende. Provavelmente, abraçariam nosso Pai Tomás e depois o mandariam voltar a colher algodão.

Mr X disse...

Auto-censura preventiva no blog do "Pai Tomás:

http://veradextra.blogspot.com/2011/01/posts-removidos.html

E o artigo no MSM também teve seus comentários retirados. É, certas coisas não se pode nem discutir. Se o (excelente, por sinal) João Carlos de Almeida não fosse mestiço descendente de escravos, provavelmente já estaria até na cadeia.

Mr X disse...

Muçulmano egípcio atira em cristãos, mata um e fere seis:

http://news.yahoo.com/s/ap/20110111/ap_on_re_mi_ea/ml_egypt_christians_attacked

Xi, será que a culpa também é do "Tea Party" e da Sarah Palin?

Mr X disse...

Mas tudo bem, já entendi, AN. Negro ou descendente de negros não pode escrever artigos conservadores. (E o mulato monarquista Machado de Assis?) Tem é que ficar quieto no seu canto, recebendo "welfare"-bolsa-família, vendendo drogas, ou cantando rap e funk.

Harlock disse...

Salve.
Para os "esclarecidos" adeptos da teoria de que lugar de louco é na rua, tudo é lucro. Além dos doentes mentais desassistidos que viram "sem-tetos"... para a alegria de ONGs, políticos e acadêmicos liberais... ainda sempre calha de um maluco mais inspirado eliminar algum desses desprezíveis conservadores "votados ao inextinguível ódio de classe" ou, o que às vezes é até melhor, fabricando um mártir... para a desgraça dos que ousam se interpôr no caminho do "novo mundo possível".
Krugman&Co. insistem no tal mapa de alvos da Palin... Putz! Que medo que esse povinho liberal tem da loura! Já está descambando para a viadagem.

Augusto Nascimento disse...

Tinha esquecido: a imagem que o Pai Tomás faz de sua própria raça-isto é, quando ela não vota nos sinhozinhos da Sorbonne- é essa: incapaz de mascar chiclete e andar ao mesmo tempo, incapaz de rejeitar o racismo e o rap ao mesmo tempo (por outro lado, enquanto os "manos" estavam agradecidos pelo real forte e o Brasil não quebrava para que um presidente(presidento?) fosse reeleito, até que a gentalha era tolerável e o rap, marca da ignorância que favorece os espertalhões, era música para os ouvidos dos tucanalhas). Se for para negro receber o Bolsa-Família "quieto", os negros fizeram mau negócio votando em Dilma: seu herói ofereceu MAIS! Quanto a Machado, não sei, nunca me ocorreu comparar Machado com o gênio que não sabe qual número é maior (o oferecido por Serra ou o proposto pro Dilma) para o BF. Nunca pensei em comparar o sujeito que pensa por imagens-todas dignas de um filme de Michael Moore- com o mestre inconteste das nossas letras. Não me tinha ocorrido comparar a consciência de seu tempo, que escreveu páginas imortais sobre a hipocrisia humana e a Escravidão com o sujeito que decidiu que ou os eleitores votam no ungido de Deus e na Klan ou não valem nada. Na verdade, nunca me tinha ocorrido, até agora, subestimar a inteligência e o caráter humanos de qualquer raça a ponto de sequer imaginar algo próximo do referido sujeito.
Aliás, o "monarquista" Machado, ao contrário de certos conhecidos nossos, não passou resto da vida mentindo, sabotando, atraiçoando a República e tendo ataques de pelanca toda vez que perdia uma eleição. Pelo contrário, sugeriu aos monarquistas que dessem sua plena colaboração ao governo nacional. Comparado com quem não se conforma com a Lei áurea 122 anos depois e que ainda sonha com golpes e casuísmos toda vez que perde uma eleição, ele estava e está bem à frente.
"Já está descambando para a viadagem."
Como aqueles congressistas republicanos pegos no banheiro ou como aqueles padres e suas contas de mais de 1 bilhão? Transubstanciação ou consubstanciação?
"Para os 'esclarecidos' adeptos da teoria de que lugar de louco é na rua, tudo é lucro."
Não, lugar de louco é no púlpito, explicando que a América merece ser destruída e que Osama é um maravilhoso instrumento de Deus...

Mr X disse...

Xi... Calma, rapaz! Qualquer dia o AN pega uma arma e saí por aí atirando em tucanos, padres, negros "pais tomases" ou outros infelizes em nome do "positivismo" ou de sei lá o quê...
É bom que os marqueteiros políticos do Brasil não tenham tido a idéia de pintar um mapa eleitoral com miras de arma, ou alguém poderia se assanhar! E matar!

Augusto Nascimento disse...

O que me lembra: foram as "depredações socialistas" (deve ser assim que ele chama garantir o direito dos negros ao voto, afinal, em 1964, no auge da luta pelos direitos civis, nossos amigos lançaram um segregacionista à presidência) dos democratas jogaram os EUA em dois atoleiros militeres e derreteram a economia? Parece que isso afastou um pouco os eleitores em 2008...
Apesar do futuro do Brasil ser negro (mais como João Carlos de Almeida, menos como Machado de Assis, infelizmente)-nos falta governo, nos falta oposição, nos falta até quem veja a graça divina em um avião atirado ao World Trade Center-, não deixa de ser interessante que, "depois de 8 anos de depredações socialistas" (culpa dos negros, dos mineiros, dos paulistas, até dos militares, que seguiram a lei, vejam só), ninguém tenha quebrado o Brasil para reeleger um presidente como em 98 ou quebrado o Brasil de novo para fazer o sucessor como em 2002. Estamos como em 95: as coisas vão piorar muito, o partido no poder vai fazer muita bobagem, só que é menos pior do que o que veio antes... Mas isso não dá para perceber assistindo aos filmes de um Michael Moore, qualquer que seja sua cor.
"Qualquer dia o AN pega uma arma e saí por aí atirando em tucanos, padres, negros "pais tomases" ou outros infelizes em nome do 'positivismo' ou de sei lá o quê..."
E, depois, vou tripudiar sobre as vítimas e sobre a nação, atribuindo tudo ao desgosto de Deus com os democratas, os negros, todo mundo que não votou em Silas Malafaia para presidente e todo mundo que sabe mais matemática que o Pai Tomás (o PT criou o Prouni para ele, é gente ingrata assim que dá má-fama aos negros, e aos conservadores e aos psicóticos em geral). Com um pouco de sorte, terei um talk show na Virginia e engordarei com os lucros do petróleo saudita e da Halliburton Mas, como escreveu Machado-o verdadeiro, não o do MSM, esse "gênio da raça"-, são "coisas futuras".

Fernanda disse...

A verdade é que a esquerda adora jogar a culpa nos conservadores americanos.

Eis alguns exemplos de "ponderação" liberal:

http://michellemalkin.com/2011/01/10/the-progressive-climate-of-hate-an-illustrated-primer-2000-2010/

Augusto Nascimento disse...

Como nossos amigos até hoje culpam Obama pelos gastos de Reagan e dos Bushes e culpam Clinton por duas recessões-uma com "jobless recovery" e outra sem "recovery" nenhum- sob "The Decider"?
E toda aquela retórica jingoísta que garantia que invadir o Iraque e matar inocentes era a coisa certa? Veio de onde mesmo? Os brados que comparavam a Guerra do Iraque com a "Boa Guerra", a II, e diziam que o país devia seguir Bush obedientemente como tinha seguido Roosevelt vieram de onde? O interessante é que usar tatuagens-repito: hábito repulsivo-, aparentemente é "loucura normalizada", lançar um país em um atoleiro militar pelas razões mais estúpidas possíveis aparentemente é coisa de estadista. Se de quebra desencadear a maior crise desde a Grande Depressão, ganha pontos de bônus. Aliás, nossos amigos "cristãos" nos deram Jimmy Carter, depois nos deram Ronald "segundo Chenney, ele provou que défices não importam" Reagan, George "ateus não são americanos leais" H. W. Bush e George W. Bush. Enfim, um pessoal que faz Clinton parecer honrado, Obama parecer capaz, Roosevelt parecer comedido e Ford parecer hábil.

Chesterton disse...

lamentável....

Chesterton disse...

off topic (sorry mister)

Estou pautando O Globo. Na segunda feira o editorial chamou-se "contra a Dignidade". Prestenção:

"...a parte estes casos específicos (fala de um caso de homofobia claro, de um soldado que resolveu correr com os gays do parque a bala- um absurdo que deve ser punido com a lei existente) ....dos boletins de ocorrência de delegacias de todo país salta um dado ainda mais macabro: estima-se por esses registros oficiais que duas centenas de homossexuais são vítimas de assassinatos por ano no Brasil".

Ora, essa estimativa não leva em conta quem foi o assassino e tenta velar uma verdade cristalina: estatisticamente os homossexuais são muito menos assassinados que heterossexuais. Sabe-se que são assassinadas 50.000 pessoas por ano por aqui. Se os homossexuais são 10% da população, o normal seria que pelo menos 5.000 assassinados fosse homossexuais. Como são só 200 (em comparação com heterossexuais) é lícito afirmar que ser homossexuasl no Brasil é um fator de proteção contra assassinatos. Mesmo se a população de homossexuais for de 1%, ainda assim morreriam 2,5 vezes mais heterossexuais que homossexuais.
A preocupação com essa lei da homofobia, a meu ver de cunho fascista, é legítima e portanto deve ser debatida exaustivamente, mesmo se o FDA e o Fabio fiquem "putinhos" da vida.

chest- é uma discussão com 2 criaturas do blog do Sakamoto que decidi trazer para cá para chamar atenção de todos.

maisvalia disse...

A Nova Gramática (em dilmês)
À maneira dos twiteiros, aí vão mais algumas contribuições para a gramática imposta pela "presidenta":

* Dizem que Drummond é o poeto predileto da presidenta.

* A presidenta foi ao dentisto.

* O sobrinho da presidenta é um atleto.

* A presidenta abrirá concurso para garias no Distrito Federal.
Orlando Tambosi

Mr X disse...

Pois é Chest,
Estou preparando um post sobre esse tema dos homossexuais homofóbicos.

AN ainda não me explicou quem foi o "papista" que tentou matar o presidente.

Preciso de férias!

Augusto Nascimento disse...

O presidente McKinley FOI ASSASSINADO por um filho de imigrantes papistas. Não preciso dizer o que seria se um filho de maometanos tivesse matado Bush! Evidentemente, racismo não entra na equação, imagine!

Augusto Nascimento disse...

As leis comuns bastam para proteger a vida e a integridade física dos homossexuais (ou melhor, não bastam para proteger ninguém, mas eles não estão especialmente desprotegidos, eis o ponto). Por outro lado, homossexuais não são o primeiro grupo-nem serão o último- a querer privilégios e a usar de gangsterismo político para alcançá-los. Ou ninguém se lembra de quando o movimento judeu resolveu jogar o palhaço do Siegfried Castan na cadeia e proibir os livros dele? É, "certas coisas não se pode nem discutir". Espero que, quando salvar seu site das "leis socialistas" do Brasil, o Pai Tomás leve consigo as obras do revisionista maluquinho (qual deles não é?): a moral do site continuaria no esgoto, mas acrescentaria certo brilho argumentativo e intelectual que atualmente está faltando (além da questão moral, um dos problemas das cotas é o rebaixamento do nível dos selecionados).

Anônimo disse...

"a internet, é viciante, daqui a pouco teremos, se já não existe, os doentes da internet anônimos, hehehe"
http://www.youtube.com/watch?v=6bZTd3Pi_XQ&feature=player_embedded#!

Mr X disse...

Também discordo do Sigfrid, mas não por isso acho que ele deva ser censurado ou preso:

http://roberto-cavalcanti.blogspot.com/2010/08/julgamento-de-siegfried-castan-pelo-stf.html

o Pai Tomás leve consigo as obras do revisionista maluquinho (qual deles não é?): a moral do site continuaria no esgoto, mas acrescentaria certo brilho argumentativo e intelectual que atualmente está faltando (além da questão moral, um dos problemas das cotas é o rebaixamento do nível dos selecionados)

Não entendi. Você acha que antisemitismo e revisionismo histórico pró-nazista melhorariam a qualidade do site? E, francamente, não entendo sua implicância com o Almeida, que escreve bem (claro, não no nível do Machado, mas isso não é para qualquer um, branco ou preto ou japa que seja) e presta o inestimável serviço de traduzir excelentes textos de publicações americanas e européias indisponíveis em português. Repito aqui seu site para os interessados:

http://veradextra.blogspot.com

Mas talvez você prefira o estilo deste outro afro-cronista aqui, mais "autêntico", legítima voz da periferia negra, os mano na área falô:

http://ferrez.blogspot.com/

Augusto Nascimento disse...

"Não entendi. Você acha que antisemitismo e revisionismo histórico pró-nazista melhorariam a qualidade do site?"
Moralmente? Não, eu já disse (embora o ponto de Castan fosse que o Holocausto não teria acontecido, o do Pai Tomás parece ser que seria justificado se fosse com os negros, esse pessoal que se recusa a votar na Klan, sabe-se lá a razão, e cansou de ver o Brasil quebrar uma vez a cada dois anos). Intelectualmente? Se não fosse maluco, Castan poderia ter sido um ótimo acadêmico, a pesquisa dele e sua tentativa de criar dúvidas quanto a pontos específicos do Holocausto são hábeis, assim como um advogado vigarista pode ser competente. Alguns dos pontos dele precisam rebatidos por estudiosos do assunto em vez de meros curiosos. Já o argumento "os negros são malvados ingratos que deveriam agradecer pela Escravidão de seus ancestrais, que propiciou o acúmulo de riquezas que pôs o país para funcionar (às vésperas do século XX, o imperador considerava a Abolição uma perspectiva desastrosa para o Brasil), pelo analfabetismo e tudo o mais" não é exatamente novo e já encontrou quem o expressasse melhor. Não posso dizer que esse hino de amor aos traficantes e senhores de escravos seja a melhor hora do MSM (tá, não é a pior também, está na média). Sabe? Deve ser interessante-e assustador- viver em um universo mental onde um negro ou escreve como Ferrez ou pensa como Almeida, é como se um alemão só pudesse marchar a passo de ganso ou pintar quadros feiosos como os de Hitler. Nesse universo mental, não parece haver lugar para Machado, para Luiz Gama, para Lima Barreto, para Cruz e Sousa, para todos os grandes filhos e filhas dessa raça injustiçada, cuja nobre resistência ao longuíssimo cativeiro torna-a digna do nosso apreço. Auguste Comte deixou claro que o dever do homem branco é colaborar para o progresso dos negros, não justificar sua opressão.
Mas, enfim, o senhor tem um palpite quanto ao que aconteceria se um filho de imigrantes maometanos tivesse matado Bush (soa pior do que querer construir uma "mesquita", não é?)? Por um bocado menos na Suécia, pouco tempo atrás, ouvimos coros de "criaram corvos".

Mr X disse...

Não acho que Castan seja maluco (no sentido que Loughner é), apenas nazista. E, como tal, mentiroso consciente em nome da causa.

O autor que você paternalmente chama de "Pai Tomás" (achei que era um insulto que só os afrodescendentes poderiam dirigir uns aos outros) jamais afirmou nada sobre necessidade de "extermínio de negros", nem falou que "os negros são malvados ingratos que deveriam agradecer pela Escravidão". Simplesmente observou fatos que são bem sabidos por todos: que os negros em sua maioria vivem melhor hoje na América do que na África, e que, especialmente nos EUA, cometem proporcionalmente mais crimes do que outros grupos étnicos. Suas observações sobre o Brasil e as eleições são mais controversas e sobre elas me dedicarei em outro momento.

o que aconteceria se um filho de imigrantes maometanos tivesse matado Bush

Difícil prever. Mas provavelmente o de sempre: júbilo e foguetes da esquerda, pedidos da mídia e das autoridades para que não houvesse "revanches contra muçulmanos", repetições obsessivas de que o Islã é uma religião da Paz e que os terroristas são apenas uma pequena minoria isolada, etcétera. Depois, uma operação militar para tentar inutilmente democratizar o Oriente Médio.

maisvalia disse...

http://www.youtube.com/watch?v=6bZTd3Pi_XQ&feature=player_embedded#!

Valeu a dica, não sabia que já existia...

Augusto Nascimento disse...

1) Deixe de ser condescendente. Um texto primário no estilo "Xs são responsáveis por todos os problemas do Mundo, Ys são os salvadores da Humanidade" você encontra às dúzias no vermelho.org ou no blog de Idelber. O sistema de cotas faz mal ao MSM.
2) "(achei que era um insulto que só os afrodescendentes poderiam dirigir uns aos outros)"
Não sei, não costumo perguntar ao sindicato deles (ou a Olavo de Carvalho) o que eu posso escrever. Caráter é isso aí.
3) "simplesmente observou fatos que são bem sabidos por todos: que os negros em sua maioria vivem melhor hoje na América do que na África"
E nada disso tem a ver com um continente ter sido saqueado, repartido e esmagado pelas potências coloniais... Levando-se em conta que a os EUA são bem mais ricos que os países africanos (e boa parte disso se deve a seu território ter estado a salvo de depredações coloniais-ao contrário das "depredações socialistas", elas existem- há séculos e à Escravidão, que veio desde os tempos coloniais e foi abolida depois de quase todo mundo tê-la abolido e depois de uma guerra civil), não é pedir demais que os negros americanos sejam um tanto mais prósperos que suas contrapartes africanas. Já que eles são americanos, eles deveriam ser comparados com os outros americanos: por que eles são tão pobres? Eles são uns imprestáveis, é isso?
4)"Suas observações sobre o Brasil e as eleições são mais controversas e sobre elas me dedicarei em outro momento."
Levando-se em conta que é aí (e nos comentários sobre as eleições americanas) que ele se lança a sua propaganda de ódio racial, não vejo como isso altera o que eu disse sobre a moral do indivíduo.
5) "O autor que você paternalmente chama de 'Pai Tomás'"
Creia-me: não há nada de "paternal" no que eu escrevi. O sujeito é um canalha- maior de idade e pode responder moralmente por si mesmo - e um traidor da Pátria, um disseminador do ódio.
6) E nossos amigos de direita, que correram a explicar que as semelhanças entre eles e o atirador são mera coincidência, o que será que diriam? Lembrariam que os maometanos só estão fazendo uso da cota de presidentes mortos que os imigrantes papistas es- tabeleceram?

Augusto Nascimento disse...

1) Não seja condescendente: textos primários e mentirosos do tipo "Xs são os causadores de todos os problemas, Ys são os salvadores da Humanidade" podem ser encontrados às dúzias no vermelho.org e no site de Idelber. O regime de cotas fez mal ao MSM.
2) Não há nada "paternalista" no que eu escrevi, não há nada paternalista em se considerar alguém um canalha traidor da Pátria.
3) "achei que era um insulto que só os afrodescendentes poderiam dirigir uns aos outros"
Não sei, eu não pergunto a eles (ou a Olavo de Carvalho) o que escrever. Caráter, como a Coca Cola, é isso aí!
4) A comparação com os países africanos (que ignora tanto o efeito da tragédia colonial, com a Escravidão, a criação de fronteiras artificiais e a pilhagem do continente quanto o fato dos países americanos terem enriquecido com a Escravidão, a ponto de monarquistas no Brasil e sulistas na América afirmarem que a Abolição-retardada por eles tanto quanto humanamente possível- seria o desastre econômico) obscurece propositalmente o simples fato de que os negros americanos e brasileiros são americanos e brasileiros: por que els não compartilham da prosperidade de seus antigos mestres? Eles são imprestáveis, é isso?

Augusto Nascimento disse...

5) "que, especialmente nos EUA, cometem proporcionalmente mais crimes do que outros grupos étnicos."
Proporcionalmente, coisa nenhuma. Ele atribui constantemente esses crimes-incluindo votar nos democratas e no PT- aos "negros". O que não é diferente de atribuir a usura aos "judeus" ou My Lai a todos os americanos, incluindo os que denunciaram a tragédia.
6) Ele não citou nenhum caso de "depredação socialista" (exceto, aparentemente, o filme de "Michael Moore", feito em uma cidade baseada em uma indústria em decadência, que, aliás, recebeu o golpe de misericórdia com a depressão bushista) dos democratas ou do PT. Foi esperto, pois se o fizesse, citariam um monte de "depredações socialistas" de FHC e Bush (é a triste sina de quem quer acreditar que FHC é moral ou politicamente diferente de Lula e que Bush é a reencarnação do rei Davi).
7) Ele se esqueceu de dizer como ele sabe que os negros se venderam pelo Bolsa Família-pelo valor mais baixo em vez de pelo valor mais alto oferecido pelo demagogo paulista-, não votaram, por exemplo, nos ótimos números de curto prazo da economia, dos empregos (o exato contrário a querer esmola do Bolsa Família), etc. Esses números podem se provar ilusórios (não seria a primeira vez: lembram-se do "real forte", que reelegeu o Príncipe dos Ociólogos?), mas o momento da economia imediatamente antes das eleições tem uma enorme influência em qualquer lugar do Mundo-Bush pai foi destruído por uma recessão curta às vésperas das eleições-, incluindo lugares onde não há negros.
8) E nossos amigos direitistas? Eles lembrariam que o assassino maometano estaria só fazendo uso da cota de presidentes mortos instituída pelos imigrantes papistas? Alguém precisa confirmar se o Papismo é uma religião da Paz.

Chesterton disse...

positivismo é de esquerda?

Augusto Nascimento disse...

Dependendo de como você definir esquerda: como para o pessoal do MSM esquerda é qualquer um que não marche em passo de ganso, não ame de paixão o regime saudita, não idolatre Sílvio Frota, não seja vivandeira ou faça de coturno e porão fetiche, não idolatre Serra, não ache que homossexualismo só é legalmente tolerável em molestadores de batina e não odeie Colin Powell (que ganhou guerras, veja só) enquanto acha Rumsfeld, o arquiteto de alguns dos maiores atoleiros militares da História, um verdadeiro Napoleão, sim, ele é esuqerdista. Eu não consegui me obrigar a votar em Dilma (ou em Lula em nenhuma das cinco eleições dele), mas também não consegui me obrigar a votar em Silas Malafaia, Gustavo Franco e o DEMO. Comparado com os doutores Strangeloves do MSM, sempre com os braços prontos a se erguer na velha saudação, eu sou esquerdista. Não: a Civilização é que é! Por outro lado, comparado com o PSTU, com o PCB, etc., eu sou direitista. O problema não sou eu, são os camisas pardas, camisas negras e gravatas vermelhas (o pessoal dos Pioneiros, na URSS, usava gravatas vermelhas).
Aliás, quer ver como o positivismo é de "esquerda"? O tempo é o fim do Século XIX, o lugar é o Brasil Imperial, uma nação sob Deus, onde a Igreja era a Lei e o Imperador o era "pela graça de Deus"-como Franco era caudilho pela graça de Deus. Os debates sobre a Abolição tornam-se cada vez mais violentos, a Igreja defende os senhores de escravos, o Imperador garante que a Abolição será o desastre, os áulicos querem que, além de ser o último país civilizado a abolir a Escravidão, o Brasil só o faça no Século XX e ainda indenize os fazendeiros. Resposta dos positivistas: a Abolição deve ser imediata, sem indenização aos senhores de escravos-Júlio de Castilhos, especialmente, escreveu textos incendiários quanto ao assunto- e, como bem escreveu Miguel Lemos, se alguém tiver que ser indenizado, é bom que sejam os escravos. Ainda sob a influência positivista, o Exército avisou à Regente que soldado não é capitão-do-mato e que os senhores de escravos podiam se virar por conta própria. Estamos falando de gente que não achava que os negros deviam ficar gratos pela Escravidão, veja só. Só pode ser esquerdismo, "depredação socialista", coisa do Obama!

maisvalia disse...

Quando criança/adolescente eu tive um ótimo professor de português (o saudoso prof. Ruy) apesar do AN achar que não, hehehe, que era positivista e, no meu entender, ele estava mais, mas muito mais inclinado a posições conservadoras do que a progressistas. Mas, eu me lembro, que ele, naquela época - começo dos 70 - após a leitura do livro perguntou na prova porque a Capitu tinha traído o Bentinho e a maioria dos alunos respondeu que foi por ser infiel, por desejo sexual,vagabundice, etc e ele a todos repreendeu com vigor, afirmando que foi POR AMOR.
Não sei se isso tem a ver com Augusto Comte ou não...

Mr X disse...

Tá bom, eu desisto!

E Capitu traiu Bento para dar-lhe um filho,já que ele era estéril.

Chesterton disse...

Então Mohamed Ali é de direita. Quando desembarcou no Zaire exclamou:
"Thanks God my grandpa entered in that boat...".

maisvalia disse...

Sim, por amor para lhe dar o filho, foi a explicação dada pelo mestre Ruy.
Não entendi porque você desistiu?

Augusto Nascimento disse...

"Então Mohamed Ali é de direita. Quando desembarcou no Zaire exclamou:
'Thanks God my grandpa entered in that boat...'."
Além do fato de que mais "eurodescendentes" têm razão para dizer isso, afinal, "dez milhões de portugueses se espremiam numa área exígua e passavam fome sem ter mais onde plantar", e o Brasil salvou sua malditas peles colonialistas (disponha), o mesmo poderia dizer com sobras um judeu europeu hoje sobre seu avô e trens de carga (em mortalidade, equivalentes do Século XX dos navios negreiros), supondo que a alternativa fosse, sei lá, nascer no Brasil-ou em ISRAEL. Não deve ser muito pior ser judeu na Europa Ocidental hoje do que em Israel, com suas guerras constantes, ou no Brasil.
"mais inclinado a posições conservadoras do que a progressistas."
Anos 70? Ele defendia o extermínio de prisioneiros desarmados? Defendia a tortura sem nenhuma supervisão legal? Defendia apostar as calças do país no cassino financeiro dos petrodólares, chamar isso de Milagre e entregar a conta aos civis, culpando a democracia pelo desastre? Defendia o AI-5? Defendia a candidatura de Sílvio Frota para presidente? Se não defendia, ele estava no antípoda do MSM, com toda certeza. Fazer o quê? Lamentar a escravidão é progressista demais nessa plagas! Aliás, há quem afirme (mesmo entre não-positivistas) que a razão do rompimento final dos positivistas brasileiros com os franceses é que Miguel Lemos mandou expulsar todos os que, contrariando os regulamentos, tivessem escravos. Laffitte decidiu que era exagero, a discussão como acontece nesses casos (cf. Reforma Protestante) degenerou em confusão, provavelmente gritos de "meu pai bate no seu" e "você não manda em mim" ecoaram através do Oceano, e, no final, os senhores de escravos foram expulsos. O pessoal do MSM recomendaria dar-lhes um prêmio.

maisvalia disse...

"Anos 70? Ele defendia o extermínio de prisioneiros desarmados? Defendia a tortura sem nenhuma supervisão legal? Defendia apostar as calças do país no cassino financeiro dos petrodólares, chamar isso de Milagre e entregar a conta aos civis, culpando a democracia pelo desastre? Defendia o AI-5? Defendia a candidatura de Sílvio Frota para presidente? "Não. Que eu me lembre não defendia nada disso, mas também não defendia aborto, mas defendia o ordem e progresso da bandeira e era protestante, austero, disciplinador e muito exigente quanto ao estudo - acho que era o professor que mais reprovava ou mandava para segunda época. Sua posição política ele nunca expressou e nem ninguém teve a coragem de perguntar, hehehehe

Augusto Nascimento disse...

Eu também sou contra o aborto, também sou a favor do lema positivista "Ordem e Progresso", símbolo da libertação do Brasil das trevas da tirania, não tenho dúvida alguma de que o nível de exigência das escolas deve ser alto (o que também não equivale a jogar a culpa de todas as deficiências do sistema nos estudantes e fingir que eles são os únicos culpados do desastre), acho que austeridade e dedicação são algumas das características mais desejáveis em um indivíduo, especiamente em uma autoridade (já comentei nesse blog que uma das coisas que mais me afastam do PT é a mistura de messianismo e cafajestagem de Lula e de outros). Só não vejo muita compatibilidade entre positivismo e protestantismo, pois Comte, sabiamente, ensinou que "o mundo é governado por leis imutáveis e não pela vontade de deuses". Apesar de tudo isso, veja só, eu sou contra a Escravidão e levo a sério o que o Hino da República diz sobre construir uma "livre terra de livre irmãos". Enquanto não conseguirmos isso, o papel da Revolução de 1889 não estará terminado.

maisvalia disse...

Devolva!
Campanha que anda pelas ruas do país...

Lula, devolva o crucifixo...
Dilma, devolva a bíblia...
Marisa, devolva o secador de cabelos...
Lulinha, devolva o passaporte diplomático...
Mercadante, devolva o doutorado...
Chico Buarque, devolva o Jabuti...
Nelson Jobim, devolva o Forte dos Andradas...
STF, devolva o Cesare Battisti...

Chesterton disse...

e o Brasil salvou sua malditas peles colonialistas (disponha),

chest- Brasil nem existia, era Terra de santa Cruz....

Augusto Nascimento disse...

"Brasil nem existia, era Terra Santa Cruz...."
1) Não deixa de estar correto, mas é tão válido se referir às terras das quais os portugueses tomaram possse como "Brasil" (daí, a velha sabedoria convencional das aulinhas de História: "Pedro Álvares descobriu o Brasil") quanto é dizer que a América tem 234 anos de vida independente mesmo que o Havaí, por exemplo, só tenha entrado em contato oficial com o Ocidente depois da declaração de independência das Treze Colônias originais.
2) Como os portugueses demoraram a imigrar para o Brasil, o período em que o Brasil começou a "salvá-los" da fome (disponha) é um bocado posterior ao Descobrimento. Tenho impressão (mas não certeza) que, àquela altura, o nome Brasil já era usado.
3) De um jeito ou de outro, teria sido mesmo bem mais hábil da minha parte ter usado "Terra de Santa Cruz". Obrigado pela observação.

Gunnar disse...

Sugestão de pauta: Fair Trade.

DD disse...

Acho assustador o nível de paranoia a que se pode chegar consumindo certo conteúdo da Internet. O anonimato parece levar alguns a soltar as frangas da imaginação sem nenhum tipo de reverência pela lógica ou pelo ridículo. Há quem diga que o atentado de 11 de setembro foi uma espécie de ritual macabro feito pelos Illuminati et caterva, sem ver que, nesse tipo de teoria sem provas, está-se fazendo uma acusação pesadíssima contra uma série de pessoas.

Na Internet, tudo parece perdido e consumido pelo Mal. Na vida fora das telas, a sensação é bem menos desesperadora, não acham?

Augusto Nascimento disse...

Para ser sincero, e com todo respeito a quem discorda, eu não acho, não.
O Departamento de Estado disse que: "Still, donors in Saudi Arabia constitute the most significant source of funding to Sunni terrorist groups worldwide."
E, no entanto, http://www.slate.com/id/2117535/
Não é interessante que os iraquianos e iranianos, que não tiveram nada com o 11 de setembro, sejam acusados de cooperar com o terrorismo (a opinião pública americada foi induzida a acreditar que Saddam estava envolvido nos atentados),mas os sauditas tenham imunidade, mesmo financiando o terror e mesmo que os terroristas do 11 de setembro fossem sauditas liderados por um saudita? Por que os atentados aconteceram logo na administração de alguém que estava no bolso dos sauditas há anos? Por que a primeira eleição depois do 11 de setembro foi disputada entre dois membros da mesma minúscula e seletiva sociedade secreta universitária? What were the odds?

DD disse...

AN:

O que me espanta não é que haja gente interessada em reabrir as investigações sobre 11 de setembro (o que não é de todo injustificado, visto que há uma série de fatos desconhecidos nas relações da cúpula do Governo Bush, além da farsa monumental que foi montada como pretexto para o ataque ao Iraque). O que é absurdo é que esse fato tenha sido o estopim para a montagem de uma espécie de metateoria da conspiração, que abarca tudo quanto já se escreveu a respeito, desde o fim do século XVIII.

Quanto ao fato de ambos os candidatos pertencerem à mesma organização, é algo, sem dúvida, digno de nota.

Augusto Nascimento disse...

OK, evidentemente, o 11 de setembro não é a pedra filosofal, não é a chave para a compreensão do Universo, mas acho que fica cada vez mais claro que houve pelo menos duas conspirações (talvez, uma contendo a outra): a de bin Laden, no Afeganistão, e a do governo americano. Não é a primeira vez que algo assim acontece e não será a última, infelizmente.