segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

As mães chinesas e o "perigo amarelo"

Lembram quando se falava em "perigo amarelo"?

Pois o crescimento da China a potência mundial, hoje, é uma realidade, como ficou evidenciado pelo encontro entre Obama e Hu Jintao, onde o presidente americano implorou para o chinês valorizar o yuan, respeitar Taiwan, etc, tudo enquanto Jintao segurava alguns trilhões de dívida americana.

O paleoconservador Pat Buchanan argumenta que a China hoje nada mais repete do que os EUA do século 19, crescendo sem se importar com "direitos humanos", "acordos comerciais" ou outras delicadezas. Querem é crescer e não pedem licença a ninguém, e não tem motivo de aceitar os pedidos dos EUA.

Também na mídia brasileira, um artigo de Carlos Sanderberg diz:

Mais difícil é saber como tratar a questão política, ditadura e desrespeito aos direitos humanos. Muitos dizem que não há o que fazer além de criticar, marcar posição e, paciência, esperar que o regime chinês evolua internamente para uma coisa mais próxima da democracia.

Como se vê, não se trata de uma disputa tipo EUA x União Soviética. Agora, estão todos no capitalismo, discutindo moeda, comércio e investimentos.

E o Brasil da presidente Dilma? Para começar, poderia enterrar essa bobagem da Era Lula de achar que a China é nossa parceira estratégica na diplomacia Sul-Sul, de pobres x ricos. A China é a segunda potência, quer ser rica, e pronto. Tem mais tendências imperialistas do que para solidariedade com o Terceiro Mundo.

De fato, a China não tem solidariedade com ninguém, nem no câncer. Porém, o artigo que mais gerou discussão na Internet sobre a China foi um que saiu no Wall Street Journal recentemente, argumentando que "As mães chinesas são superiores".

Comparando as mãs chinesas com as mães ocidentais, Amy Huan acusou estas últimas de preguiçosas, medrosas e pouco exigentes. As mães ocidentais têm medo de dizer não aos seus filhos, aceitam notas medíocres, não os forçam a estudar, emagrecer ou progredir. As mãe chinesas, como Amy, a "tiger mom"? Proíbem televisão, videogame e dormir na casa de amiguinhos/as; obrigam seus filhos a praticar piano ou violino cinco horas por dia; os obrigam a estudar e se eles não tirarem as melhores notas de toda a turma, são duramente castigados.

Amy é na verdade chinesa-americana, casada com um judeu-americano, e alguns acreditam que ela exagere. Quando uma das filhas recusou-se a continuar tocando piano, ela ameaçou colocar fogo em todos os seus bichos de pelúcia e doar sua casinha de bonecas à caridade. Quando outra filha, de quatro anos, lhe deu um cartão de aniversário criado por ela, a mãe o jogou no lixo e disse para fazer melhor. 

O artigo gerou pavor nos pais americanos, e uma onda de discussão na Internet. Seriam as mães chinesas mesmo superiores? Seriam elas o novo "perigo amarelo", criando um planeta sob dominação chinesa total?

Não percam os próximos capítulos.

45 comentários:

Microempresário disse...

Como já dizia sei lá qual filósofo, "a virtude está no meio".

Talvez a tal sino-americana aí seja mesmo radical. Mas os papais e mamães aqui das terras brazucas são insuportáveis em sua deseducação dos filhos, que se tornam pequenos monstros sem a menor noção de bons modos ou respeito ao próximo.

Augusto Nascimento disse...

Vocês sempre podem mandá-los para campos de concentração... ah, não, esses eram os japoneses. E, realmente, matar chineses deve ser mais difícil do que matar iraquianos e afegãos.
"Lembram quando se falava em 'perigo amarelo'?"
Lá pelos idos de 1992, antes da Bolha Japonesa (lembram-se de quando terrenos no Japão valiam mais do que a Austrália ou a Califórnia?) estourar. Quem usava a expressão "perigo amarelo"? Os americanos, claro!!!! Por volta dessa época, quando os americanos estavam comprando a América inteira devido ao dólar fraco (o Japão era a China daqueles tempos...), os anunciantes americanos faziam propagandas racistas para impedir que os consumidores comprassem os produtos mais baratos e de melhor qualidade do Japão.
E isso tudo é chato porque eu trabalhei durante uns dois e meio anos no Espírito Santo.

Augusto Nascimento disse...

Correção: "quando os JAPONESES estavam comprando a América inteira devido ao dólar fraco "

Anônimo disse...

E não é só ela, a china, ser hoje uma superpotencia, como também o compromisso com a austeridade a sua própria maneira e um modelo economico que privilegia a poupança e o investimento em infraestrutura, agora feito até em outros paises e justamente o inverso do Brasil. Como poderemos ser parceiros à mesma altura, se ao invés de concorrente, somos dela o que no passado fomos como modelo de subdesenvolvimento para as antigas potencias economicas?
Precisamos arrecadar em cima do que vendemos à China, para financiar nossos desperdicios.
Como diriam os cassetas, que beleza, que beleza!

maisvalia disse...

O AN está certo, realmente na época os japoneses eram os chineses de hoje, mas voltando ao assunto, este tema foi um dos destaques do Manhattan Conection de ontem e eles também não conseguiram chegar a um denominador comum. A meu ver o microempresário está certo nesta.

Mr X disse...

Vamos ver se a China repete o destino do Japão ou dos EUA, que suplantou o Império Britânico em seu tempo.

Augusto Nascimento disse...

Vamos ver se os EUA se comportam ou vão ter chilique de novo.

Mr X disse...

O que tem a ver o Espírito Santo, há muitos japoneses lá?

Talvez a tal sino-americana aí seja mesmo radical. Mas os papais e mamães aqui das terras brazucas são insuportáveis em sua deseducação dos filhos

Acho que há coisas admiráveis na cultura chinesa, e outras nem tanto. Essa mãe exagera um pouco, sim. Mas é verdade também que, graças aos liberais que proíbem até dar palmada no filho, ou professor repreender aluno, a autoridade familiar (e escolar) vai se perdendo, e o resultado são filhos problemáticos. É preciso saber dizer não, o que é difícil em uma cultura que só aceita o Sim.

Augusto Nascimento disse...

O Espírito Santo só tem uma universidade federal (embora eu ache que, desde que eu saí de lá, a antiga Escola Técnica passou a ministrar alguns cursos superiores).

Gunnar disse...

A cultura chinesa tem coisas bem legais - e devemos separar cultura de sistema político.

Anônimo disse...

O Augusto Nascimento conseguiu os 15 minutos de fama dele, MrX. O professor Olavo de Carvalho respondeu a uma pergunta dele no True Outspeak desta semana. O AN acusou o professor de ser um discípulo do tenebroso neocon Leo Strauss! E qual não foi a surpresa do AN ao saber que o Olavo não "gosta" do Leo Strauss!!!O AN é o exemplo típico do sujeito que, ante à incapacidade de formular objeções pertinentes às idéias do OC, passa a atacá-lo de forma psicótica. Essas figuras existem na esquerda, na direita e até mesmo nos meios católicos, que sempre vêm com essas viadagem de chamá-lo de "gnóstico". É um saco! E coitada da galera do MSM: trabalha de graça, sem patrocínio de ninguém, tem toda a rede de blogueiros chapa branca do governo contra eles e ainda tem que aguentar as pedras jogadas pelo estilingue "positivista" do AN. Mas pra quem aguenta todo o lobby gay na grande mídia sem reclamar,um AN é café pequeno!
Fernando José (leitor e apoiador do MSM) - SP

Augusto Nascimento disse...

Eu perguntei o porquê dele defender Strauss.
"Mutatis mutandis , o filósofo Leo Strauss, um gênio incomum, não foi conhecido em vida senão por um seleto círculo de estudiosos..."-Olavo de Carvalho
Mais alguma coisa?

Augusto Nascimento disse...

"E coitada da galera do MSM: trabalha de graça, sem patrocínio de ninguém, tem toda a rede de blogueiros chapa branca do governo contra eles..."
Os sauditas não contribuem com nada? É injusto que Bush esteja há décadas na folha de pagamento-e acabe com os iraquianos para os sauditas- e o straussiano Olavo de Carvalho não esteja. O "cristão" Olavo de Carvalho já recebeu um prêmio na Arábia Saudita pelo "Profeta da Paz" (imaginem como deve ser uma biografia de Maomé aprovada pelso sauditas...), agora, deveriam fazer uma subscrição para ele! Eles estão sentados em cima de petróleo, que avareza! Ou o Vaticano poderia usar um daqueles bilhões gastos fazendoa certos fora dos tribunais...

Augusto Nascimento disse...

"E qual não foi a surpresa do AN ao saber que o Olavo não "gosta" do Leo Strauss!!!"
Ele é astrólogo... e você lê mentes? Quer ler minha mão?

Chesterton disse...

AN, diazepan ou gardenal?

Augusto Nascimento disse...

Não sei quais são seus sintomas.

Mr X disse...

Poxa, e eu que perdi o programa...

No mais, não entendi sua fúria contra o Strauss, jamais o li mas parece ser que as acusações contra ele vieram de gente como Chomsky e cia, ou seja, a corja de sempre.

Acusar o Leo Strauss dos possíveis exageros dos "neocons" é um pouco como acusar Nietszche pelos delírios de Hitler.

Tampouco entendo porque, se a fúria do AN é contra a MSM, ele vem despejar seu ódio aqui em vez de lá. Eu não sou porta-voz do Olavo, não sigo a linha editorial da MSM, e o único Strauss que conheço é o Richard. Ah, e o das valsas, o Johann, que todo mundo confunde com o Richard. Danúbio Azul, pois sim!

Augusto Nascimento disse...

"Poxa, e eu que perdi o programa... "
Está gravado.
"Acusar o Leo Strauss dos possíveis exageros dos 'neocons' é um pouco como acusar Nietszche pelos delírios de Hitler."
Olavo de Carvalho, que entende mais da filosofia de Strauss que nós, discorda: ele mesmo diz que os neocons adotaram as ideias de Strauss.
"Tampouco entendo porque, se a fúria do AN é contra a MSM, ele vem despejar seu ódio aqui em vez de lá"
Aqui, eu despejo meu "ódio" de vocês, não deles. Mas deve ser inveja. Eu sempre quis ter textos meus publicados no Völkischer Beobachter ao lado dos de luminares como Júlio Severo, João Carlos de Almeida e Graça Salgueiro. E ser lido pelo garoto que lê mentes e sabe quando eu fico surpreso antes de ficar.

Augusto Nascimento disse...

http://www.youtube.com/watch?v=XnAT7FZpmg0

Mr X disse...

Pobre do AN! Será que está ficando senil? Mas, se for inveja, não se preocupe. Acho que a MSM está aceitando textos de colaboradores, contatar Graça Salgueiro.

Augusto Nascimento disse...

"Acho que a MSM está aceitando textos de colaboradores"
Acho que era Geisel quem dizia que, se dependesse de Roberto Campos e seu "entreguismo", em vez de ter a Veja, o Brasil mandaria traduzir a Time-ou a Newsweek, algo assim. Evidentemente, ele estava equivocado: havendo mercado para a Veja, Roberto Campos não se meteria. Mas fico pensando se o MSM não poderia ganhar tempo só traduzindo os textos da extrema-direita americana (já faz isso com Pipes, Nyquist e Sobran, mas poderia muito fazer mais). De vez em quando, trocariam "Obama" por "Dilma". Claramente, a vantagem comparativa do MSM está naqueles belos textos explicando que Bush é um gênio e invadir o Iraque foi a melhor coisa desde fazer com que os negros ficassem em pé nos ônibus. Downsizing e outsourcing fariam maravilhas pelo MSM.

Chesterton disse...

AN é um revoltado difuso e inespecífico.

Augusto Nascimento disse...

"AN é um revoltado difuso e inespecífico."
Já os defensores dos sauditas e do Apartheid são conformistas focados e bastante específicos: "¿Hay negros? ¡Soy contra!" Mas eu tinha esquecido: a ONU é má mesmo quando está certa: a CIA mata gente, logo é boa até quando está errada.

Anônimo disse...

O AN parece um maluco que fica ligando aqui na redação onde eu trabalho. Você percebe que ele lê, estuda, se informa, mas não consegue "conjuminar" as idéias - pra usar um termo cunhado pelo motoboy da empresa.
AN é um daqueles vampiros das grandes cidades, que não querem lhe fazer mal, mas tão somente sugar um pouco da sua atenção. Dê-lhe um pouco de atenção e logo ele vai embora.
Fernando José - SP

Augusto Nascimento disse...

"AN é um daqueles vampiros das grandes cidades, que não querem lhe fazer mal, mas tão somente sugar um pouco da sua atenção."
Também aceito sangue! Eu pensei em ser um zumbi em vez de vampiro, mas ter que me alimentar de "brains, brains" em blogs políticos (os esquerdistas não são melhores) seria a receita para morrer de fome.

maisvalia disse...

Oi AN.

Já nos digladiamos no passado aqui. Hoje estamos em convivência pacífica. Pensei erroneamente que você era petralha,assim como você pensou que eu era tucano, papista, etc hehehehe.
Mas uma coisa tenho que reconhecer:
Você tem resposta para tudo.

Augusto Nascimento disse...

Realmente, no calor da batalha, eu me excedi Sinto muito por isso, boas maneiras básicas deveriam ter me detido. Certamente, vocês são bons rapazes, bem-intencionados e tudo mais. Só acho que têm uma visão ingênua do mundo. Fatos básicos não se encaixam nessa visão. Até "Frei" Betto admite que Cuba (segundo ele, por culpa dos malditos ianques, etc, etc.)é pobre (mas um paraíso social, etc, etc.) e só vende fim de refeição (açúcar, charuto, etc.). A CIA vai lá e coloca Cuba com uma per capita quase igual à do Brasil...
"Você tem resposta para tudo."
Quando tiverem a minha idade, vocês terão percebido que boa parte da vida, infelizmente, é repetição: as mesmas questões aparecem over and over.

Anônimo disse...

Mas caro AN, se você já é um senhor idoso e tão vivido, como é que ainda ostenta esse ar de superioridade, como se estivesse vendo o mundo do alto do camarote da sua sapiência milenar? Isso é coisa de jovem inseguro. Sócrates morreu na base do "só sei que nada sei..."
Fernando José - SP

Chesterton disse...

AN só sabe que tudo sabe, e fica confessadamente repetindo argumentos desconexos a torto e a direito.
Não quer discutir, nem conversar.

Augusto Nascimento disse...

Volto dos Correios, onde fui buscar livros (afinal, eu acho que já sei tudo, então gosto de aprender com os outros...), e me deparo com o ar de inferioridade do rapazinho. Deixe-me ajudá-lo a corrigir seus erros:
1) "Sócrates morreu na base do 'só sei que nada sei'..."
Verdade, Marilena Chauí? http://www.olavodecarvalho.org/convidados/palacios.htm
É por isso que ele vivia chateando os atenienses, forçando-os a definir melhor seus termos e a corrigir seus erros lógicos? Por isso ele se considerava um benfeitor de Atenas? Por isso ele discutia com seus conterrâneos a natureza da Justiça, dos deuses, da medicina, etc? Ele era bem generoso com sua ignorância, não acha? Uma espécie de Tiririca... Na Apologia, nós o temos se comparando a um inseto, que incomoda e estimula o cavalo como ele fazia com os atenienses (a quem observe que eu não sou um Sócrates, sou obrigado a ressaltar que esse blog-apesar de muito interessante-também não é Atenas). E reparem que ele não discutia o acerto do Oráculo em apontá-lo como o mais sábio. Isso tudo a orelha de livro que você leu não diz.
2) "...como se estivesse vendo o mundo do alto do camarote da sua sapiência milenar"
Não chega a ser milenar, nem precisa: como dizia Yogi Berra: "You can see a lot just by observing". Se bobear, até você é capaz de aprender uma coisa ou outra (mas não vou apostar nisso). 3) Quanto à sua concepção do que seja o meu "ar de superioridade" (cuja "superioridade" deve ter sido medida com barômetro e tudo...), só posso citar Spinoza (ou Fromm citando Spinoza): O que Paulo diz de Pedro nos diz mais a respeito de Paulo do que Pedro.
4) Joaquim Gomes de Sousa, um dos maiores gênios brasileiros, respondeu a um adversário que o acusou de estar discutindo assunto que não era de sua especialidade. Resposta: "É por isso mesmo que eu o discuto com V. Ex. Se se tratasse de assunto da minha especialidade, eu não admitiria V. Ex. à discussão."
Enfim, tentarei não incomodar seu ar de inferioridade, rapazinho.
"Não quer discutir, nem conversar."
Eu quero, mas se puder ser com alguém que não ache que a UNESCO (cheia de defeitos, certamente) quer dominar o mundo, melhor.

Augusto Nascimento disse...

Correção: Chaui. Embora amigos e inimigos usem o assento, digo, o acento, o Lattes dela indica que é sem acento mesmo.

Mr X disse...

O problema do AN é que, mesmo se a discussão for sobre mães chinesas, ele consegue colocar a mãe do Olavo de Carvalho (e do Bush) no meio. Algum dia entenderei de onde vem tanto ódio. Olavo negou-se a realizar seu mapa astral?

Se for sem acento, pronuncia-se Cháui, e não Chauí.

Augusto Nascimento disse...

"O problema do AN é que, mesmo se a discussão for sobre mães chinesas,"
É uma coisa injusta de se dizer. Afinal, a primeira pessoa a mencionar Olavo de Carvalho nos comentários desse post foi o garoto que lê as mentes dos ouvintes do talk show do filósofo(e sabe quando eles ficam surpresos), não eu.
"Se for sem acento, pronuncia-se Cháui, e não Chauí."
Concordo que sem o acento a pronúncia e a grafia ficam incompatíveis (mas é privilégio dos nomes próprios, me parece).

Chesterton disse...

vai chover, AN concorda com alguma coisa.

Augusto Nascimento disse...

"vai chover, AN concorda com alguma coisa."
Quando não se trata de negar o direito de voto aos negros ou praticar genocídio, eu concordo com muita coisa.

Anônimo disse...

AN, agora estou falando sério: por que você não lança um livro? Um escritor do seu naipe não pode estar fora do mercado editorial brasileiro. Isso é um acinte à cultura nacional, caramba!
Fernando José - SP

Augusto Nascimento disse...

"AN, agora estou falando sério: por que você não lança um livro?"
Porque seria apontado como plagiário: todas essas coisas que lhes parecem incrivelmente novas, revolucionárias, absurdas e excêntricas já foram escritas e reescritas por gigantes como Miguel Lemos, Teixeira Mendes, Rondon, Sobral Pinto, Coelho Netto, Lima Barreto... Teixeira Mendes escreveu um opúsculo chamado "Ainda pelos martirizados decendentes dos indígenas e dos africanos-A Propózito do Projéto que fixa a despeza do ministério da Agricultura, Indústria e Comércio,Para o Exercício de 1912" (ortografia da época) Não, ele não era petralha, ele morreu em 1927.
Não tenho originalidade para um livro, mas posso tentar a sorte concorrendo com Rush Limbaugh e Olavo de Carvalho na área de talk shows do mundo cão. Só tenho medo de acabar contratado pela Fox News e seduzido pela adulação (o fã-clube fez mal ao filósofo, que eu cheguei a admirar por volta de 2001), pela fama, pelo dinheiro e por adolescentes rednecks incrivelmente promíscuas (Bristol Palin ainda está comprometida?).

Mr X disse...

Realmente, é um pouco curioso que uma jovem que foi mãe solteira aos 17 anos tenha virado porta-voz da "abstinência adolescente", mas não seja malvado com a moça. O problema era o namorado dela mesmo, que era um pouquinho "white trash".

Mr X disse...

http://www.newscientist.com/article/dn3451-stupidity-should-be-cured-says-dna-discoverer.html

Augusto Nascimento disse...

"http://www.newscientist.com/article/dn3451-stupidity-should-be-cured-says-dna-discoverer.html"
Aparentemente, não fizeram nenhum avanço nesse meio tempo. Já que a América vai queimar a grana de qualquer maneira (Ron Paul disse que democratas e republicanos falam em fazer cortes, mas não estão diminuindo ou eliminando programas antigos: estão só introduzindo programas/gastos novos; The Weekly Standard já avisou que no rico dinheirinho da indústria bélica ninguém pode tocar ou a China domina o mundo), os EUA deveriam fazer um Projeto Apollo para acabar com a burrice até o final da década.
"O problema era o namorado dela mesmo, que era um pouquinho 'white trash'."
Ele fez o bebê sozinho, a Encarnação repetindo-se como farsa à "Second Coming"? "And what rough beast, its hour come round at last, Slouches towards Bethlehem to be born?" Lembrete: por via das dúvidas, manter sob vigilância Tripp Johnston, que tem todo o direito de querer se tornar o Anticristo e se vingar da Humanidade por lhe ter imposto tal nome. Mas verdade seja dita, não tenho nada contra a moça e reconheço que a vida dela é problema dela, e não seria nada mau se os republicanos estendessem tal ruling para o resto da sociedade,

Mr X disse...

Tripp, Trig... É, confesso que não me parece uma família muito feliz na escolha de nomes, o que é preocupante se forem decidir da mesma forma os destinos políticos da nação. E isso que até simpatizo com a Sarah Palin. Mas esses nomes são um mau sinal.

No mais, o que quis dizer é que não há nenhuma indicação que a moça fosse promíscua, apenas precoce.

Chesterton disse...

Quando não se trata de negar o direito de voto aos negros ou praticar genocídio, eu concordo com muita coisa.

chest- pronto, baixou a cretinice novamente.

Augusto Nascimento disse...

"pronto, baixou a cretinice novamente"
Não sou eu quem ama o regime de Ian Smith e defende o extermínio de iraquianos, iranianos e quem mais os sauditas quiserem. "Ideas Have Consequences." Por isso, José Bonifácio ensinou que a sã política é filha da Moral e da Razão.
"No mais, o que quis dizer é que não há nenhuma indicação que a moça fosse promíscua, apenas precoce."
Talvez, mas é o tipo de distinção que Pat Robertson, Jerry Falwell e James Dobson, ídolos do partido republicano, nunca fariam e que os republicanos em geral não fariam se tivesse acontecido com a filha de um candidato democrata.

gustavo henrique disse...

O único segredo da China foi aceitar a princípio as exigências dos investidores internacionais, para, mais tarde, impôr sua própia vontade. Eles também aprenderam com os Yankees a cooptar "jornalistas" e políticos do terceiro mundo com grana viva para elogiar o lixo industrial produzido por seus escravos. Esse "elogios" a tirania chinesa não podem ser gratuitos.

gustavo henrique disse...

O único segredo da China foi aceitar a princípio as exigências dos investidores internacionais, para, mais tarde, impôr sua própia vontade. Eles também aprenderam com os Yankees a cooptar "jornalistas" e políticos do terceiro mundo com grana viva para elogiar o lixo industrial produzido por seus escravos. Esse "elogios" a tirania chinesa não podem ser gratuitos.