quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Megalomania ou ingenuidade?

Enquanto aguardava uma consulta médica, meus olhos caíram sobre uma revista chamada "American Prospect". É uma revista progressista americana. A edição, como é natural em salas de espera, era de vários anos atrás, mais precisamente dois anos atrás, logo antes da inauguração de Obama. O título exultava com o fim da era Bush, e perguntava: "O que fazer para resolver os problemas da América e salvar o mundo."

Desnecessário dizer que a manchete, como a reportagem, era absolutamente séria, sem qualquer pingo de ironia.

Nunca sei se atribuir o pensamento progressista à megalomania ou à ingenuidade, ou a uma indigesta mistura de ambas. O progressista acredita piamente que suas políticas insanas não só melhorarão, como salvarão o mundo. Aliás, a única coisa que impede o avanço da História em direção à perfeição igualitária são os malditos reacionários, pessoas que precisam ser eliminadas a qualquer custo, pessoas que nem mesmo têm direito à sua opinião. O explosivo comercial ecológico (ver abaixo) é apenas o último e mais extremo exemplo dessa tendência, mas há muitos outros. Baste observar como a esquerda exulta com a inexistência de candidatos de direita em uma eleição. Parece-lhe o justo e o correto. Não entendem a possibilidade de qualquer comportamento ou crença contrária aos seus dogmas: quem não pensa com o grupo é, por definição, o inimigo a ser eliminado. Aperte um botão: bum!

Não é que os progressistas sejam todos malvados. Muitos até que são pessoas decentes. É simplesmente que enxergam as coisas de forma parcial: na sua dicotomia mental, quem não é a favor do "progresso" só pode ser um canalha racista que odeia os gays ou a Natureza. É simplesmente que - logo eles que tanto valorizam o Outro, o Diferente! - não conseguem enxergar alguém que não seja progressista como Outro. É curioso: tentam sempre entender o lado dos criminosos, das minorias, dos terroristas, dos pobres, mas jamais vi que tentassem entender os motivos dos conservadores, da classe média ou dos "fundamentalistas cristãos".

Em um artigo de um importante jornal italiano, um jornalista de esquerda observou a falta de representantes da direita nas eleições presidenciais brasileiras e - acredite - afirmou que esse deveria ser o exemplo a ser seguido pela Europa. Do ponto de vista do progressista europeu, a corrupta política brasileira é que estaria virando um modelo de civilidade, sem os maldito reacionários que tudo atrasam.

O outro lado da moeda do progressismo é sua extrema ingenuidade. Aqueles que apontam Brasil ou Venezuela como modelos normalmente vivem muito longe e não conhecem de perto a realidade. Como, naturalmente, as políticas progressistas pouco fazem para salvar o mundo, aliás, em geral só o pioram, o progressista só pode concluir que, ou o mundo ainda não foi à esquerda o suficiente, ou então são de novo os malditos direitistas que estão bloqueando a passagem. A solução, assim, é repetir de novo os mesmos erros, na esperança que desta vez dê certo. Essa, aliás, é a mesma definição da loucura.

8 comentários:

Chesterton disse...

A culpa é de Stalin.

http://anatollipovistliet.blogspot.com/2010/09/o-grande-culpado-o-plano-de-stalin-para.html

Mr X disse...

Um bom post sobre o comunismo e seus modernos representantes:

http://pajamasmedia.com/richardfernandez/2010/10/06/speaking-frankly/

Klauss disse...

X, Olavo de Carvalho tem a resposta para as suas indagações! O problema é a Mentalidade Revolucionária:

http://www.olavodecarvalho.org/semana/070813dc.html

http://www.olavodecarvalho.org/semana/071010dce.html

http://www.olavodecarvalho.org/semana/071029dc.html

http://www.olavodecarvalho.org/semana/080721dc.html

HRP SOFT disse...

Caras , uma mentira dita mil vezes é mesmo, vira verdade!
PSDB esquerda?
Chetinho mio voce também vai nessa?

TÔ de volta para bisbilhotar a vida de voces.
Que consultório é esse que tem American Prospect?

Mr X disse...

Não é social democrata? É o que diz no nome.

c* disse...

agà ??
vc por aqui,santo ?
beijos




chose, verdade que a imprensa estrangeira parece hipnotizada por lula e permanece impermeavel à "real-realidade" brasileira, mas nao li ninguém colocar brasil e venezuela no mesmo nivel politico...nao exagera...as usual

Klauss disse...

Ué? Se o PSDB não é esquerda, então porque eles transformaram o MEC num núcleo que padroniza todas as escolas do Brasil como se fossem escolas do MST?

Ou, porque foram eles que iniciaram a reforma tributária aos moldes marxistas criando, primeiro o imposto progressivo?

Aliás, foram eles que inventaram agora um negócio chamado "substituição tributária", que praticamente terceiriza o empresariado! É a forma mais eficiente de expropriação, o maior atentado posto em ação contra a propriedade privada.

Aliás, o Serra mesmo faz campanha prometendo tudo "de graça". Só esqueceu de incluir a vazelina "de graça" para não doer tanto quando ele botar no nosso.

O fato de ser mais, vá lá, moderado, não o coloca à direita de ninguém -- a não ser dos partidos comunistas mais ortodoxos.

Gunnar disse...

E o show do RATM, no SWU? Com direito a estrelhona vermelha, posters do Che, mensagem de apoio ao MST e inclusive reprodução do hino da internacional.

Comunistinhas patéticos. Se gostam tanto do Che (aquele que dizia “Eu não preciso de provas para executar um homem, eu só preciso saber que é necessário executá-lo!” ), por quê não mudam pra Cuba? Ah sim, lembrei: lá eles não poderiam reclamar do governo vigente (como fazem, ironicamente, com total liberdade, no "malvado e opressor" mundo ocidental). E, claro, tem outra: em Cuba não poderiam ser celebridades milionárias, pois ninguém poderia pagar pelos ingressos. Quanto ao apoio aos terroristas do MST, nem precisa comentar...

A respeito do seu texto, cito Olavão: "O revolucionário faz a sua parte: destrói. Substituir o destruído por algo de melhor não é incumbência dele, mas da própria realidade. Se a realidade não chega a cumpri-la, isso só prova que ela ainda é má e merece ser destruída um pouco mais."
(artigo do dia 30.08.2010, "A promessa autoadiável".)