quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Burca proibida

Burca proibida na França. Niqab também. Confetti vai ter que mudar de vestuário. A idéia é boa ou ruim? Atentado à liberdade individual, ou tentativa de assimilação aos costumes ocidentais? Ou é tapar sol com peneira, já que a burca é só um signo do Islã, e nem mesmo o pior de todos, e o problema mesmo é a imigração? Se a maioria virar muçulmana, quem é que vai terminar assimilando quem? Carla Bruni de burca seria uma tristeza mesmo.

Não tenho tempo para um post, mas deixo vocês com um desenho animado que ilustra bem a situação.

24 comentários:

DD disse...

Será que a França está acordando?

Fábio disse...

Curiosamente isso será pior para muitas mulheres muçulmanas, que se sentem peladas e envergonhadas de sair as ruas sem estar cobertas (sério, é essa a lógica); ao mesmo tempo pode ser bom a longo prazo, pois muita gente se sentirá desencorajada a imigrar para um país onde sua fé não é respeitada.

Em todo caso, 2.000 pessoas são pouca coisa efetivamente; mas cada um tem a sua Maria da Penha, a lei que vale mais como símbolo do que na prática ...

Rolando disse...

Estou começando a gostar da postura do Sarkozy. Resolveu peitar os progressistas da Comunidade Europeia. Reclamaram da deportação dos ciganos, mas nenhum daqueles países foi capaz de oferecer-lhes abrigo.

Já houve jumbo fretado pelo governo dos EUA para levar direto a BH os deportados oriundos de Governador Valadares. Se fossem ciganos seguramente estariam falando a mesma coisa.

Pedro Doria deve estar aos gritos: - não falei que ele era fascista!?

Pablo Vilarnovo disse...

Eu discordo frontalmente. Acho um atentado à liberdade invididual. Se uma pessoa está legalmente no país, ninguém pode dizer o que ela deve ou não vestir.

Diogo disse...

Liberdade individual no olhos dos outros é refresco.

Chesterton disse...

Burca não é vestimento, é máscara.
Quando o cara de Luxemburgo reclamou do sarkosy , sarkosy avisou que ia mandar todos ciganos para Luxemburgo.

BRUTUS disse...

Dar liberdade pra uma cultura de homens bomba...
Pelo menos, um país nesse planeta tem um presidente descente!!

BRUTUS disse...

Dar liberdade pra uma cultura de homens bomba...
Pelo menos, um país nesse planeta tem um presidente descente!!

Anônimo disse...

EU, COMO OCIDENTAL ITALIANO, PODERIA BEBER VINHO SE ME MUDASSE PARA UM PAÍS EM QUE A MAIORIA USA TOALHA NA CABEÇA?????????????????????????????
maisvalia

c* disse...

"Estou começando a gostar da postura do Sarkozy. Resolveu peitar os progressistas da Comunidade Europeia. Reclamaram da deportação dos ciganos, mas nenhum daqueles países foi capaz de oferecer-lhes abrigo."

eu tbm rolando ! uma vergonha essa mise à mort da frança ! a italia expulsa os roms ha anos, ninguém reagiu...e a romenia, pq nao se ocupa de seus cidadaos ?
ha uma enorme hipocrisia dos que defendem a tal "tolerancia" ! nao quero mais continuar pagando impostos altissimos pra ajudar parasitas que so vem pra ca mamar nas tetas da republica !
se a frança fosse o inferno xenofobo que dizem, nao haveria essa multidao nas fronteiras !

bem...fico meio envergonhada de falar assim...eu e minha camiseta do che...mas os tempos mudaram...

:-((

c* disse...

fp3000,

espero que as tais

"que se sentem peladas e envergonhadas de sair as ruas sem estar cobertas..."

fiquem por la onde "sua fé é respeitada" !

a frança é leiga, nao queremos sinais exteriores agressivos de religiosidade !

c* disse...

oi pablito !

olha, pq essa liberdade individual que vc fala so funcionaria no ocidente?

em paises musulmanos mulheres estrangeiras, leigas e em "situaçao legal" devem cobrir a cabeça ! ja estive em alguns,odiei me humilhar desse jeito , nao pude me "vestir como queria"...

engraçado né...

Chesterton disse...

Conffa, je sui etonê.

Rolando disse...

se é liberdade individual, então os nudistas também poderiam andar assim pelas ruas. E ninguém seria obrigado a vestir calças quando entra em prédios públicos (no Brasil é proibido em muitos lugares camiseta regata, bermuda e sandálias).

É uma questão em que cabe muita discussão.

Chesterton disse...

Pessoais, não confundam liberdade com poder.

Harlock disse...

Salve.
Enquanto o playboy Sarkô faz jogo de cena com essa conversa de proíbir burqas&quejandos, os muslins vão ocupando espaços... literalmente: http://cristaldo.blogspot.com/2010/09/mesquita-de-notre-dame-voce-ja-imaginou.html
Oh, sim... Maxime Lepante está ameaçado de morte, comme il faut.
Aqui o video de reportagem da CBN sobre o assunto:
http://www.cbn.com/cbnnews/world/2010/August/Islamization-of-Paris-a-Warning-to-the-West/
Acorda Ocidente!

Chesterton disse...

Reviva Carlos Martel!!!

Thiago Cortês disse...

Se uma mulher quiser usar a burka, o problema é dela.

O Estado não deve bancar o estilista.

Anônimo disse...

Ará ! E Woland, aparece: Como vai, Mister X ? Por anda o Augustão, o Conde Positivista Da Glória Iluminada ? Gosto dele pois necessário são as boas discussões, pontos de vista diferentes mesmo fazendo parte, acredito eu, da mesma cepa. Da mesma videira... Ou da mesma vinha, melhor, ô pá ! Mas, peeeeeelo amoooor de Deus ! somos modernos e no mundo do Islã existem as mulheres modernas ! Já viram as evangélicas mais humildes ? Como elas se vestem ? Já viram o modelito ? Já viram as evangélicas mais modernas ? " Ah, Woland seu discriminador " !, dirão os mais apressadinhos ! Mas é no povão, e parte da classe média( a mérdia nossa, a dos anos Lullalá ), que encontramos os mais "tementes" a Deus ! dementes... Claro, não posso generalizar... Sempre existirá um católico exagerado como o Mel Gibson... Um budista como o Richard Gere... Um positivista como o Augustão... mas, voltando ao assunto "burca". Já viram as mulheres evangélicas mais modernas ? Até calça jeans apertada no ra.. usam ! Já viram as mulheres dos judeus ortodoxos ? Peruca usam ! Já viram as mulheres judias modernas ? Até as carolas católicas entram neste "jogo do moderno "! Ah, vamulá, troca aí o moderno por ocidental ! Liberal ! Mulheres advogadas, engenheiras, médicas, jpornalistas ... astronautas e militares ! Tem uma loira gostosona nos EUA que é "pilota" de F-18 Hornet... A mulher sabe matar, guri ! E em grande estilo...Voando acima da velocidade do som !Já viram de perto uma mulher de burca ? Eu já. Nossa, assusta ! Senti pena dela. Temos que lutar contra essa opressão, sim ! Passado eles querem ? Só no Irã, Iraque e seiládistões da vida ! Viva a França ! Mulheres inteligentes, trabalhadoras, de bunda e seios de fora, sim ! Saias apertada e de salto alto ! Qualé, meu ? Sou carioca, pô ! Cadê o meu crachá ! Kátia Flávia, godiva do Irajá, escondida aqui em Copa ! Calcinha exocet, mermão ! Calcinha ! E tem o problema das mulheres bombas ou homens bombas vestidos de burca... Já vi baiana de Escola de Samba... barbada... Um horror ! Imagine, no futuro, um desses, cheio de bananas de dinamite ! Na Marques de Sapucaí ! Era positivista... o Marques !

Mr X disse...

Vortei.

O negócio dos ciganos é outro tema a ser discutido.

Quanto à lei francesa, acho que - assim como a burca - é uma lei que tem mais função simbólica do que prática. E nesse sentido é útil.

Anônimo disse...

...e Woland, de novo: Também acho. Simbólica mas haja coragem para criá-la e mante-la. É a França mudando. Os " Fraternite e Egalite " estão vendo que é necessário botar o esquerdê de lado e se globalizê ! E que estão usando o Liberte prá virar casa civil da mãe joana ! Epa, civil ? Isso é por aqui ! Burca vai contra Coco Channel e Louis Vuitton e toda Champs Elysees ! frança é capitalista pacas, mora ? Peugeots, Renaults, Champagnes, Petrus, alta costura e culinária. Sem as indústrias química, petro-químicas, aeronáutica... e muito mais ! Turismo e entretenimento ! Socialismo, burca, onde ? HA ! Se deixarem, em duas décadas Parrí vira cidade de 2º mundô ! Em três, vira parceira do Rio de Janeirô ! Leram a VEJA da semana ? É histórica e para guardar ! O artigo de Demétrio Magnoli " A Liberdade enriquece ". Menos com burca. Usem burcas nos paises de origem desta moda feminina milenar. Não "exportem" esse horror para países democratas e liberais...

Mr X disse...

...Confete virou xenófoba? :-(

:-P

Anônimo disse...

To chegando atrasado mas vou pitaquear...

Nada contra mulheres usarem burka. Respeito a cultura que é imposta a elas. Claro, em contrapartida quando elas vierem ao Brasil e forem a Copacabana deverão usar biquininho fio dental já que por aqui é a NOSSA CULTURA.

Isso resume tudo.

Gunnar disse...

Estou dividido. Estado invadindo as opções de vestuário... hm...

Parece-me meio paliativo. Que tal agir na raíz do problema, a imigração?