quinta-feira, 8 de julho de 2010

Mais futebol

Lula pode se enganar, mas o polvo tem sempre razão. A Espanha venceu a Alemanha, e com justiça. Os alemães, por medo ou desfalque, jogaram mal. A Espanha foi um festival de excelentes jogadas, ainda que falhassem muito na conclusão. Espero que sejam os campeões.

Enquanto isso, Theodore Dalrymple escreveu um artigo falando mal sobre o futebol, e quase terminou sendo apedrejado pelos comentaristas. Por que o futebol levanta tanto as paixões, em alguns casos conduzindo seus fãs à violência, à depressão ou à loucura?

Alguns dizem que o futebol seria um substituto da guerra, exaltando ânimos nacionalistas ou tribalistas e, como a guerra, termina suscitando as mesmas paixões. Outros acreditam que seja apenas uma questão de pão e circo. "Quando o pão está garantido, o circo enche a mente das pessoas", diz Dalrymple. Alguns querem arte, alguns dinheiro e alguns querem sexo. Para outras pessoas, é o futebol que preenche o vazio existencial. 

(E por falar em vazio existencial, em outra leitura indicada, Bill Whittle não fala sobre futebol, mas fala sobre os perigos da prosperidade excessiva, e como esta termina conduzindo ao "progressivismo" -- isto é, a crença de que mais e mais bonanças podem ser pagas com o interminável dinheiro público. É outra forma de esporte, mais radical.)

A Copa do Mundo vai tristemente chegando ao fim.

8 comentários:

Augusto Nascimento disse...

Salvo engano meu, o link do Whittle leva ao texto do Dalrymple.
De qualquer maneira, "o homem se agita, a Humanidade o conduz".

Klauss disse...

Eu ia avisar a mesma coisa que o rapaz acima avisou -- o hyperlink do Whittle tb leva ao link do texto do Darlymple (que é ótimo, diga-se de passagem).

Abração, X!

Mr X disse...

Corrigido. Obrigado.

Gunnar disse...

Excelente o texto do Whittle, valeu X!

Anônimo disse...

...e Woland, torcendo para que não apareça 3 comentários, escreve: É jogo de guerra, sim. Atacantes, defensores... Como o Rugby, seu primo. Tenho um livro que explica tudo isso direitin...E muito mais ! Depois eu dou o nome dele e o autor do mesmo, aqui, porque estou com um sono danado. E é " panis et circenses ", também ! Dependendo do indice de boçalidade do povo e do cinismo dos governantes e mídia, fazem a fe$ta e o povão dança duplamente ! Olhem só que coisa interessante. Já viram a logomarca da Copa do Mundo que será disputada aqui ? Suas cores ? Verde, amarela, azul clarinho eeeeee VERMELHO ! 2014 em VERMELHO ! Nossa bandeira, se não me engano, tem as cores verde, amarela, azul( marinho ? Sei que é azul bonitão !) e BRANCO ! Sendo o azul escurão, veríamos o 2014 em branco tranquilamente... Ai, ai, esquerdóides... Vou dormir. Boa noite. Mas o futebol, se controlado, também é uma máquina de fazer dinheiro. Como o automobilismo e como os outros esportes. Aí entra o turismo e entretenimento. A copa trará dindin prá cá ? Trará... Mas domaremos os corruPTos pêemêdebistas e o Brasil usufruirá das suas benesses ? As más linguas do outro lado do atlântico, que dizem que as coisas não vão tão bem assim, me deixam assustado pois, como bom carioca, sei o que foi o "legado" do PANaquice 2007 de César" O Mala ". Tá dando cupim no velódromo de madeira vinda de sei lá onde ! Vou dormir agora senão terei pesadelos. Boa noite prá todos.

Pedro Paiva disse...

Sim, para a maioria das pessoas futebol é uma substituição a guerra, o confronto das nações, me lembro de ter ouvido o Luciano do Valle falar na transmissão como seria um trunfo Ghana vencer a seleção americana, seria um grito contra o imperialismo e tal, me lembro da reação dos meus colegas quando apostei na vitória da Holanda, "onde está seu patriotismo?", me ingadou um, "você devia ser menos egoísta e pensar nos 190 milhões de brasileiros sofrendo", afirmou outro, sinceramente, gosto muito mesmo de futebol, palmeirense desde criancinha, mas pra mim é só esporte, e nessa copa torci para que o Brasil voasse logo porque não jogou absolutamente nada, futebol amarrado e tal, para alguns isso é traição, porque tem que honrar a bandeira e essas besteiras todas. Futebol é diversão: os dribles desconcertantes, toques fantásticos e gols arrebatadores.

Mr X disse...

Não tem mistério nenhum Woland. É o vermelho do PT. Para sempre no poder, agora com Dilma (a bruxa vai ganhar). Não duvide que a própria bandeira brasileira vai mudar então. Já teve vermelho um dia, pois não? Nos tempos do Império.

Leio ainda em outro site que o logotipo "foi aprovado por um grupo de notáveis que contava, entre outros, com a modelo Gisele Bündchen e a cantora Ivete Sangalo"

Pois é. É o Brasil.

Anônimo disse...

... e Woland: Uma pena, Mister X. Uma pena ser governado por incomPTentes. Achei ! " A Dança Dos Deuses ". Futebol, Sociedade e Cultura. de Hilário Franco júnior. Companhia das Letras.