Desde os anos 90, a grande moda entre os educadores é colocar mais e mais computadores nas escolas. Segundo reportagem recente, o governo brasileiro planeja colocar computadores com internet banda larga em 55 mil escolas até o final de 2010, e "Lula disse que sonha em dar um computador para cada uma das 34 milhões de crianças da rede pública do país." É computador pra burro (perdão pelo duplo sentido). Até a favela do Morro Santa Marta já tem wi-fi grátis (isto é, paga pelo contribuinte não-favelado).
Todos, naturalmente, assumem que é uma coisa positiva, já que o computador ajuda ao desenvolvimento intelectual e cultural da criança. Quer dizer... E se não fosse bem assim?
Recentes estudos informam que, desde a introdução do computador e da internet nas escolas, o desempenho escolar dos estudantes piorou. Em um estudo comparativo realizado na Romênia, aqueles que tinham computador em casa tiveram notas piores do que os que não tinham computador. A razão é simples: o computador era utilizado para jogos ou outras atividades recreativas, tirando ainda mais tempo dos estudos.
Um outro estudo indica que a criatividade das crianças americanas estaria em baixa. Como o processo começou nos anos 90, alguns também relacionam essa crise com o advento dos computadores pessoais, que fazem tudo por nós. Pra que pensar? Basta usar o Google.
Curiosamente (ou não), foram justamente as classes "menos favorecidas" as que mais foram prejudicadas pelo advento do computador e da internet. Muitos pobres e oprimidos, não tendo supervisão de uma família educada, utilizam o computador para atividades para dizer o mínimo pouco educativas, e os estudos acabam relegados a terceiro ou quarto plano. Os computadores tampouco ajudam na redação e gramática, basta observar o anarfabetismo da maioria dos comentários realizados em sites de notícias ou de vídeos.
Bem, isso não se dá apenas entre as classes baixas, não. Há alguns que afirmam que a Internet estaria nos emburrecendo a todos. Eu mesmo perco um tempo considerável que poderia utilizar em atividades mais produtivas assistindo vídeos como este aqui (se você achou o jogo entre Holanda e Espanha violento, não conhece o futebol feminino):
É verdade que também aprendi muitas coisas úteis graças à Internet, e posso estar bem informado sobre o que acontece em todo o planeta. Mas será que é tão importante assim saber que Roman Polanski foi liberado e que Mel Gibson brigou com sua amante russa, ou assistir em tempo real o último terremoto no Kazaquistão? Por outro lado, a Internet me tira tempo dos livros. Aliás, quase não leio mais romances: devido ao vício da leitura de blogs, perco a concentração em textos mais longos. Preocupante.
Ninguém nega que a Internet e os computadores pessoais revolucionaram o mundo e o modo como nos relacionamos com a informação e entre nós mesmos. Facebook, Twitter, e toda a parafernália de aparelhos eletrônicos têm a sua utilidade, com certeza. (Se Hitler tivesse Facebook, talvez o mundo seria diferente.) Mas nada disso é substituto para a educação formal. Assim como a ação afirmativa e as cotas raciais, não realizam milagre. Para aprender, é preciso estudar.
Lula, com a ajuda de Bill e Melinda Gates, pode até dar um computador para cada criancinha brazuca. Continuaremos últimos em educação, mas ao menos todos terão acesso imediato ao último vídeo da popozuda dançando rebolation.
terça-feira, 13 de julho de 2010
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18 comentários:
Os sujeitos que mediram a criatividade das crianças eram parentes daquele cientista que pesava a alma das pessoas? Alguém mediu a criatividade de quem teve a ideia de fazer essa pesquisa para conseguir fundos e fugir do cabo de uma enxada?
Descontados os absurdos, é realmente uma situação preocupante, sim. O que fazer? Dizer que Comte já havia previsto a necessidade de educar o proletariado (quando o Brasil, sob o virtuoso D.Pedro II, tinha uns 90% de analfabetos)? Dizer que educação é principalmente educação moral, e que só um clero esclarecido, livre das superstições do passado teológico, pode conduzir a verdadeira educação, não um bando de burocratas mercenários ou niilistas? Soa repetitivo, mas acho que há um ditado sobre a necessidade de se repetir certas coisa, pois ninguém parece prestar a atenção nelas.
Eu me recuso terminantemente a sequer considerar a hipótese de rotular a Internet como algo "do mal." Aliás, este tipo de fama só faz com que os mesmos bem intencionados de sempre, com o pretexto de elevar o padrão de qualidade da rede, proponham algum tipo de controle. E aí já vimos onde isso vai parar. Não, mil vezes não! Prefiro conviver com as popozudas e todos os tipos de futilidade mas continuar com a liberdade que a Internet me proporciona.
"Os computadores tampouco ajudam na redação e gramática, basta observar o anarfabetismo da maioria dos comentários realizados em sites de notícias ou de vídeos."
Mas esse analfabetismo é culpa do computador ou apenas evidenciado pelo fácil acesso proporcionado pelo computador?
Onde leríamos comentários escritos por essas pessoas com dificuldade na redação ou, como ocorre eventualmente neste blog, que apenas são papagaios de ideias, movimentos ou livros?
Quanto à preguiça de ler textos longos, concordo que se tornou um malefício contemporâneo. E que tem muita gente que só usa a internet para falar no Messenger, fazer comentários nesses Orkut da vida e expor em fotos suas vidas.
No meu caso, gasto muito tempo vendo vídeos do You Tube. Antes ficava baixando músicas.
Epa! Controle da Internet, não. Jamais advogaria isso.
As futilidades que hoje se encontram na Internet, antes se encontravam em outros lugares.
Talvez o título seja um pouco equivocado. O tema do post é apenas o uso do computador e internet na educação, observando o óbvio: que computador e internet são instrumentos, e podem ser utilizados de diversas formas. Mas, por si sós, não aumentam a educação nem o QI de ninguém. Tudo depende de como se utiliza.
Concordo com o Rolando, que o tal "analfabetismo" observado não é culpa da Internet, esta apenas dá maior acesso a ele.
Minha visão sobre a Internet é bem mais positiva do que negativa. Ainda que, às vezes, eu tenha certa nostalgia do tempo "pré-virtual".
...e Woland, escreve: Desculpe-me mas " pagos pelo contribuinte não- favelado " está errado. Eles pagam também, os favelados. Como um liberal de araque, tenho que lembrar do pessoal de Chigago: " Não existe almoço grátis ". Nessa "equação", o mal é o Lullalá e seus asseclas e não a Internet. O que o maquivélico Darth Lullah está a planejar na Estrela da Morte... O campo de batalha é aqui e vamos combater os vermelhos ! E mostrar aos que estão entrando a canalhice da ideologia socialista. Só isso. Agora, tem que entrar duro no inimigo. Ser "vaselina" não vai dar não porque são dissimulados os esquerdas. Augusto Nascimento, com Pedro II, o Brasil tinha 90% de analfabetos, certo ? E os E.U.A., só 10% ? E a Argentina ? E o Japão ? A China ? E a Alemanha ? E a itália ? E o Egito ? E a Rússia ? O México ? A Austrália tinha um percentual de quantos analfabetos ? Números. E, comparações são ótimas. Um ano, 1880. Não vá me dizer que naquele ano a populalção mundial era 99% alfabetizada ! Nem hoje ! Por favor...
Com o comentário do Woland, dou-me conta de algumas coisas importantes.
Um, é verdade, os favelados pagam pelo wi-fi, indiretamente.
Dois, o tal "analfabetismo internético" que deplorei faz pouco, é na verdade um avanço. Quer dizer, em 1880 e lá vai pedrada, a maioria da população brasileira e mundial era analfabeta, no sentido de não saber reconhecer as letrinhas. Hoje, bem ou mal, reconheçamos que a maioria da população brasileira é alfabetizada. Ignorante, pode ser, mas alfabetizada. Pode ter dificuldade em entender textos, e pode não saber escrever compreensivelmente. Mas ainda assim é um avanço sobre o NADA.
Esqueçam o que eu disse. Computadores em todas as escolas, já!
Se ninguém aprender nada, ao menos se diverte.
internet, uma cervejinha e um cigarro
http://www.youtube.com/watch?v=NaiTXRfI988
epa, favelado não paga IPTU, logo não sai do bolso dele o Wi-Fi. Essa história de que não existe almoço grátis significa que alguem está pagando, não necessariamente quem usufrui.
Pois é, mas eles pagam impostos quando compram produtos. Ou então a conta da luz. Quando deixou de ser "de graça", neguinho se assustou com o preço:
http://realityisoutthere.blogspot.com/2010/07/civilizacao-tem-um-preco.html
Meu ponto de vista é que apenas titulares que pagam IPTU deveriam votar para prefeito. O povo vota em deputados, senadores, presidentes, mas prefeito é síndico, e em síndico só vota quem está com o condominio em dia.
Embora me pareça algo inalcançável nos tempos de hoje, achei interessante essa ideia do Chesterton. Vereadores e deputados representam o povo, senadores suas unidades federativas (nisso acho a Alemanha exemplar: os senadores saem da lista partidária do candidato eleito a governador, têm de votar alinhado com o partido e com o que defende o governo de seu estado).
Prefeito é realmente o síndico municipal. Com isso evitaríamos pessoas que moram em um lugar e votam em outro município (a troco de algo, óbvio), populismo barato e vistas grossas para vários problemas, como invasões irregulares.
Mas como disse, parece-me inviável tal ideia (coisa das elites oligarquicas, vão dizer).
democracia é isso, porteiro e faxineiro votandom para síndico. Ainda chegaremos lá com esse projeto de invasões serem administradas por um conselho0 de direitos humanos. Você vai viajar e na volta está o porteiro instalado no seu ap. com a familia. Esperem e verão a democracia que esse povinho &¨*&¨%$%¨#$@#$% merece.
Mas, como bom saudosista, a inetrnet tem que ter algo de muiuto bom. A única coisa que me interessa no futebol hoje em dia é essa música:
http://www.youtube.com/watch?v=5uCPo6p97Pw
Pena que nunca vi arranjo para violão.
... e Woland, escreve: Bom dia. 14 de Julho ! Liberdade, Igualdade e Fraternidade ! E a Tricolor ! Mas como cortaram cabeças, meu Deus ... Robespierre endoidou legal ! Danton chamou-o de rato ! A infelicidade dele era que estava " indo para guilhotina primeiro que aquele rato ! " Terror ! Terror ! Terror ! Sei lá... Prefiro Napoleão. É Mister X, mas, um amigo me dizia: " voce acha que é inteligente pacas mas sou seu amigo. Não espalharei que voce não é tããão inteligente assim ". Ou seja, tem gente que se acha super inteligente mas são pessoas comuns. Tá cheio deles por aí... Acho que, quanto mais informação dada ao povo, num ambiente ainda pouco "controlado"( Internet ), é importante. Ficar de olho nos esquerdas. Não à toa, o jornalistas populistas estão de cabelo em pé ! Exemplo tolo mas interessante é o 2014 em vermelho. Xingam a internet. No fundo adorariam meter-lhe censura. Necessário é depurá-la, a informação. Não fazerem a sua cabeça. Iluminismo, isso ? Eu, hein ? Tudo que escrevem, duvido !Vou atrás prá ver se o que o cara escreveu é correto ou se está afim de me enganar. Simples. Até MSM. Obviamente que já fui várias vezes enganado mas vence quem menos for. Cálculo bobo, meu, sobre analfabetos funcionais na Internet: De 100 cabras se pelo menos 2 ficarem em dúvida lendo algo como o seu blog( Dona Marta não conta já que, no Rio de Janeiro, extremamente politizadas são estas comunidades. Infelizmente com Che na parede ). Na próxima leva de 100, os 2 cabras contaminam mais 2 com suas dúvidas mais os 2 que ficarão em dúvida... Já serão 6 numa leva de 200 cabras analfabetos funcionais. Fica frio... É luta de judô com trabalho de formiguinha. Usar a força do adversário para imobilizá-lo. país populista é assim mesmo. Temos que derrotar a dama de vermelho primeiramente.
Creio que o que se diz da internet hoje é mais ou menos o que se dizia quando surgiram os primeiros automóveis, quando do aparecimento do cinema e da massificação da TV. De fato creio que quando inventaram a roda e descobriram o fogo alguem deve ter profetizado que tais descobertas poderiam causar algum tipo de dano. É sempre assim.
A imensa maioria das invenções tem consequencias boas e más.
Na verdade nenhuma invenção é maravilhosa ou péssima mas sim os que fazem uso destas invenções.
Brancaleone
Conta a lenda que, quando o deus Toth inventou a escrita, Amon disse que ela enfraqueceria a memória dos homens, que não memorizariam nada porque tudo estaria registrado e acessível a consultas.
esse é o problema do "princípio da precaução". Deminizando tudo esquecemos que quem faz o mal é o home, não é a internet, o carro e o fogo.
Pra que serve afinal a internet?
http://www.youtube.com/watch?v=xQWTkuc89rM
Huahua. É verdade. The Internet is for p0rn.
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