quinta-feira, 14 de junho de 2012

Terceiromundista é terceiromundista

Uma notícia engraçada, ou triste, dependendo do ponto de vista. Curadores da Biennale de Berlin, talvez a principal mostra de arte do mundo, há um ano atrás ficaram impressionados com os pichadores brasileiros que vandalizaram a Bienal de São Paulo. Aí, convidaram eles para a sua própria exposição em Berlim...

O resultado foi, como era de se esperar, hilário. Provavelmente, os otários alemães imaginaram uns exóticos terceiromundistas tropicais que iriam fazer alguma macaquice divertida, ao mesmo tempo em que eles próprios poderiam posar como patrocinadores da "arte marginal" de "artistas excluídos". O que não esperavam é que os manos pichadores começariam a pichar as paredes da própria Igreja e monumento cultural da cidade na qual foram convidados a dar um workshop...

Tudo terminou com um dos pichadores atirando tinta no curador da mostra, a polícia sendo chamada, e o workshop cancelado até segunda ordem. Achei este trecho da reportagem ilustrativo:
Começou um bate-boca entre os brasileiros e a organização. Foi quando, ainda segundo Cripta, o curador lhe atirou a água, e ele devolveu com a tinta amarela.
"O curador, que se diz um cara revolucionário, levou para o lado pessoal. É uma bienal política, que critica o sistema, mas tiveram que recorrer ao sistema para nos parar", disse Cripta.
O pichador conta que, em seguida, Zmijewski também atirou tinta nele. Cripta então disse ter pensado: "Você quer guerra da tinta, então vamos pichar a igreja inteira".
Acho que foi uma boa lição para os alemães, e para todos os modernosos que acham que "pichação" é arte. Os curadores acharam bonito o vandalismo no Terceiro Mundo, mas não o queriam nos monumentos de seu país. Pois, que aprendam. Ora, pichação é apenas vandalismo realizado por ignorantes! Um dos principais sinais de que você está em um país de Terceiro Mundo (ou em uma zona ruim de um país de Primeiro, se é que essa classificação ainda cabe) é a presença constante de graffiti. Nunca entendi qual a graça da pichação, fora o prazer de estragar um monumento e enfeiar a cidade para todos.

Um dos sinais da decadência européia é, de fato, a presença cada vez maior de graffitti em suas periferias... 



15 comentários:

Anônimo disse...

Esse caso é parecido com a decadencia do exercito russo, que queria acbar com o sistema burgues do miitarismo....

Depois do desastre, todos os ideais militares foram recuperados pro exercito vermelho.

Bárbara disse...

>"Tudo terminou com um dos pichadores atirando tinta no curador da mostra, a polícia sendo chamada, e o workshop cancelado até segunda ordem. "

Ah, mas só isso????
Com certeza os alemães retardados não aprenderam nada, pode ter certza. Logo vão justificar dizendo que os pobres artistas brasileiros excluídos, não foram devidamente tratados, e que se sentiram "oprimidos". kkkkkkkkkkkkkk

Já imaginou se eles tivessem pichado a Capela Sistina?? kkkkkkkkkkk

Nem se tivessem estuprado a mãe do curador e depois feito grafitti na cara dela, estes imbecis iriam ter aprendido, pode crer...

Chesterton disse...

hilario!!!

Edu disse...

Muito bom!

Revolucionários bons são esses: têm que convocar o sistema para defendê-los! hauahuahuahauahu

Esse é o retrato da esquerda-progressista mundial! hauhauahauhauahauha

---X---

Só uma ressalva: posso estar errado, mas acho que grafitti é diferente de pichação.

Até onde eu sei grafitti é um tipo de street art, que é feito em lugares específicos como tapumes de construções, muros de locais abandonados e outros lugares que necessariamente serão modificados e acabarão "apagando" a arte feita.

Pichação é feita em monumentos, edifícios comuns, que não serão modificados, e é crime mesmo.

Pessoalmente acho as maluquices de alguns grafiteiros muito bacanas:

Alguns exemplos:

- o Call Parade, que houve em São Paulo, em que os artistas decoraram os orelhões nas ruas;

- o skull parade, em que alguns tatuadores tiraram fotos de caveiras em alguns locais da cidade e publicaram no facebook;

- tem um artista, se não me engano é Alemão, que fez o space invaders, em que ele prega em lugares específicos de cidades alguns cartões verdes, vermelhos e azuis formando uma figura pixelada ao estilo do jogo Space Invader do antigo videogame Atari.

Enfim, não estou pedindo pra ninguém simpatizar com street art. Só acredito que seja possível separarmos o que é realmente crime (e portanto inaceitável) do que tem uma função artística e de descontração (que, ainda que não gostem, é permitido).

Mr X disse...

Bem, sim, há uma diferença entre o vandalismo puro e simples (que consiste apenas em escrever mensagens ou nomes de sua gangue) e imagens pictóricas com ao menos alguma intenção estética. Não gosto do tal Banksi, grafiteiro famosão, mas já vi alguns trabalhos de "street art" que são interessantes, ou ao menos feitos por pessoas que sabem pintar/desenhar bem.

De qualquer jeito, em geral, não gosto muito desse tipo de arte, mas se for algo que não é vandalismo, tudo bem.

autor desconhecido disse...

''Nem se tivessem estuprado a mãe do curador e depois feito grafitti na cara dela, estes imbecis iriam ter aprendido, pode crer...''

É exatamente isso, ''revolucionários'' tem alergia à verdade. Esse caso me lembra dos jovens rev. franceses fazendo manifestações contra o ''sistema e suas injustiças'' e os mouro-berberes atacando a jugular dos mesmos logo depois, huahuahuahuahuahua...ou dos regressistas teutônicos sendo expulsos do bairro turco onde pretendiam morar...
vc quer saber (pg), eu espero mesmo que jorre sangue dessa gente, beeem feito.
É impressão minha ou a ''nova'' Alemanha é uma das filiais cult-intelectuais mais fortes do marxismo cultural (pg), sempre quando eu vejo um filme alemão (na amostra internacional de filmes que passa na tv) me passa essa ideia, isso deve ajudar a explicar a fecundidade doentiamente baixa deles, pela hora do suicídio demográfico.

Edu disse...

Quem leu o RA viu que parece que algumas universidades federais tiveram suas reitorias invadidas.

O que o PT fez?

Chamou a polícia! hehehehe

Antes eu achava que para o cara ser revolucionário, bastava ele ser questionador e desmiolado.

Agora eu tenho certeza que para o cara ser revolucionário ele precisa ter dois pesos e duas medidas para tudo e ser desmiolado, questionar mesmo, eles nem sabem mais...

Gunnar disse...

Sensacional. Tomaram do seu próprio veneno. A Alemanha não tem mais jeito mesmo. É como li por aí: even if you weren't being overun by islam, you still be commies!

Mas você acha que eles vão aprender? Os turcos dão porrada nas alemãs e nos gays e o que os alemães propõe? Maaaais multi-kulti.

Essa turma tem que tomar no cu FEIO para aprender. Uma guerrinha cada meio século parece ser a fórmula pra acordar as pessoas.

c* disse...

jean michel basquiat era grafiteiro(samo,same old shit )...keith haring também...

Rodrigo Rocha disse...

O histórico

O Começo
Pixadores Atacam Faculdade Belas Artes. KMKZ
http://www.youtube.com/watch?v=xaC4LMRiaVg

Uma Galeria de Arte e o Ataque Tsunami
A invasão de uma galeria por pichadores põe em discussão os limites entre crime e arte
http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,arte-de-ponta-cabeca,241287,0.htm

Bienal de São Paulo
Nuno Ramos não presta queixa contra Rafael Augustaitiz, que pichou sua obra na Bienal
http://oglobo.globo.com/cultura/nuno-ramos-nao-presta-queixa-contra-rafael-augustaitiz-que-pichou-sua-obra-na-bienal-2947735

Pixação terá mostra na Alemanha
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/pixacao-tera-mostra-na-alemanha

Paulista "picha" curador da Bienal de Berlim
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1104025-paulista-picha-curador-da-bienal-de-berlim.shtml

Rodrigo Rocha disse...

Tudo do mesmo retardado!
Qdo ninguém faz nada pra deter um retardo e além de dar espaço valoriza -o é isso o que acontece!
Pode crer que ele ainda vai aprontar um montão!
Tenho lido a Invasão Vertical dos Barbaros e na síntese o autor relata a valorização desse tipo de "arte" que agente sabe que não é arte como um dos ingredientes da barbarização do mundo!
É isso aí e vamos rolando ladeira abaixo enquanto humanidade!

Mr X disse...

É isso mesmo. Bem-feito para os curadores de Berlim. Convidaram um idiota e ganharam um idiota. Sinceramente, não tenho mais pena de imbecis.

Cláudio disse...

Fatos simples como este explicam mais sobre a situação da Europa que enormes tratados sociológicos, econômicos, etc.

DIREITA disse...

É exatamente isso, ''revolucionários'' tem alergia à verdade. Esse caso me lembra dos jovens rev. franceses fazendo manifestações contra o ''sistema e suas injustiças'' e os mouro-berberes atacando a jugular dos mesmos logo depois,



esta eu não fiquei sabendo!


dos regressistas teutônicos sendo expulsos do bairro turco onde pretendiam morar...
vc quer saber (pg), eu espero mesmo que jorre sangue dessa gente, beeem feito


também teve um caso recente, onde anti-fascistas alemães foram espancados por muçulmanos apos se juntarem aos mesmos em um protesto que visava bater de frente contra uma manifestação organizada por um partido anti-islâmico.

já na suécia,um grupo de anti fascistas,
que resolveram fazer um encontro "politico" com gangues compostas por minorias ,precisaram da ajuda da policia apos perceberem que tinham caído em uma cilada!

DIREITA disse...

sobre pichação ;tem um tiozinho, gringo, que faz grafite no asfalto usando uma técnica 3D.é muito bem feito este trabalho!