terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Beleza, Verdade e Seios de Silicone

And now for something completely different. Para descontrair e evitar as costumeiras polêmicas aqui no blog, apresento um tema sem qualquer relevância política: os seios de silicone. Você gosta de seios de silicone?

Faz algum tempo um articulista britânico, falando genericamente em nome dos homens, afirmou que os seios de silicone não são nada sexy. Concordo com ele, muito embora imagine que alguns homens gostem, ou não haveria tantas mulheres se siliconando por aí.

O artigo em si não é grande coisa, mas as fotos que o acompanham são hilariantes. Nunca entendi bem essa opção estética, afinal é bastante fácil ver quais seios são reais e quais não. Demasiado arredondados, demasiado erguidos e demasiado afastados um do outro, são seios de desenho animado, não seios reais.

É também curioso que a estética dos seios de silicone se junte à estética da magreza anoréxica tão comum nas passarelas. Ora, os seios estão diretamente relacionados com o volume (para não dizer gordura) da pessoa, portanto seios enormes em uma pessoa magérrima chamam a atenção e parecem antinaturais.

Mas não estaremos vivendo uma época que valoriza justamente a estética antinatural? Piercings e tatuagens também são modificações corporais que são utilizadas por número cada vez maior de pessoas, para não falarmos em modificações mais extremas como a "troca de sexo" ou o implante de chifres. Eis a triste história de uma garota que colocou dezenas de tatuagens no rosto, e eis o seu tatuador. Seios artificiais de silicone não deixam de ser outro tipo de modificação corporal que se soma à crescente tentativa de modificar a biologia humana, ou ao menos a sua estética natural.

(E, entanto, não há nada de novo sob o sol: o que hoje chamamos de piercings e tatoos ja eram utilizados de forma pouco diversa há milhares de anos atrás pelos indígenas, quem sabe até pelos cavernícolas, e tal retorno a esses adornos corporais poderia constituir, longe de ser uma modernidade, um retorno ao primitivismo. Hoje as mulheres ocidentais aumentam seus seios, mas não há uma tribo cujas mulheres aumentam o tamanho do pescoço? As chinesas não diminuíam o tamanho de seus pés? É, não há nada de novo sob o sol.)

Tudo, no entanto, talvez faça parte de uma discussão mais ampla. O filósofo Roger Scruton, em recente artigo que pode ser lido em português aqui, falou sobre a importância da beleza e como a estamos perdendo. Seu texto é principalmente sobre a feiúra da arte moderna, que devido, segundo ele, principalmente à perda da religião (ou mais bem do cristianismo), teria perdido a espiritualidade e portanto o ideal de beleza. Porém, tanto no artigo quanto no vídeo que acompanha, um dos argumentos mais interessantes do filósofo é que a própria vida moderna estaria perdendo a sua beleza. Não são apenas as artes plásticas: a horrenda arquitetura moderna de Niemeyers (o comunista plagiador) e Corbusiers, o modo de vestir e até o de se comportar, tudo estaria perdendo a sua elegância. 

Não é preciso ser cristão (e muito menos ter lido o artigo sobre os quatro estágios do niilismo do Frei Serafim Rose) para observar que vivemos em um mundo cada vez mais dominado pelo niilismo, pela crença de nada importa, e de que a missão do artista é apenas a de chocar e confundir. Se acreditamos que existe uma Verdade, uma Ordem Natural, podemos então passar a acreditar que existe uma Beleza (Beauty is truth, truth beauty,—that is all ye know on earth, and all ye need to know); se não acreditamos, fica fácil pensarmos que nem mesmo a arte tenha qualquer objetivo. 

Poucos leitores deste blog parecem estar interessados na questão da arte moderna, e, no entanto, esta parece-me às vezes um dos sintomas mais claros da decadência do mundo ocidental. Às vezes fico imaginando que, daqui a milhares de anos, alguns arqueólogos desenterrarão os artefatos artísticos do século XXI, e ficarão perplexos ante a visão de uma sociedade que aparentemente odiava e desprezava a si mesma, e que não podia sequer conceber a Beleza, tanto que suas próprias mulheres já não sabiam mais o que esta era, e se enfeitavam inflando artificialmente os seios e lábios de forma grotesca e antinatural.

18 comentários:

w disse...

http://contraimpugnantes.blogspot.com/2010/12/o-demonio-no-corpo-e-na-alma-reflexos.html

Recomendo a leitura.

Microempresário disse...

"Os artistas de hoje em dia querem ser diferentes. Como os artistas de antigamente faziam arte boa, a forma mais fácil de ser diferente é fazendo arte ruim."

A idéia é do Ed Motta. Não lembro as palavras exatas, mas concordo plenamente. Muita gente faz bobagem apenas para ser "moderno", ou com medo de fazer algo que seja chamado de "antigo". Só que muitas vezes, o antigo é o que é devido a um longo processo de experimentação e depuração. Aí vem alguém e joga fora décadas (ou séculos) de aprendizado, alegando que apenas as idéias novas é que podem ser boas.

Me lembra a época do Plano Cruzado, quando todos exaltavam a audácia e a criatividade do tal "choque heterodoxo", e o Roberto Campos disse "toda idéia heterodoxa que funciona já virou ortodoxa há muito tempo".

E os seios ? Bem, algumas poucas celebridades com ace$$o ao que há de melhor na área, até que ficam bem. A grande maioria fica ridícula. (mas se achando o máximo)

Chesterton disse...

Mr X, sinto muito mas terei que discordar. Para começar, ninguem coloca silicone nos seios, mas nas mamas. Seio é o espaço entre as mamas e cada mulher tem um só.
Em segundo lugar, muitos reis e rainhas foram desenterrados portanto enfeites e até implantes de pedras ou metais preciosos com fins estéticos ou hierarquicos.
No mais, a decadencia é geral.
Feliz 2011 de novo.

Mr X disse...

Parece-me que a palavra seio tem as duas acepções (assim como "peito")

http://www.dicionarioweb.com.br/seio.html

Como disse no artigo, tampouco acho que haja tanta novidade. Não sabia de implantes entre reis e rainhas (implantes subcutâneos?), mas é bem claro que diversos tipos de modificação corporal já eram realizados muito antes da cirurgia plástica virar moda.

Portanto, não sei realmente se os seios de silicone e outras modificações são mesmo sgnos de decadência, mas acredito que a arte moderna seja sim, afinal não dá para comparar nenhum deles com Velazquez ou Michelangelo.

maisvalia disse...

Eu não tenho esta preocupação.

Prefiro bundas, hehehehe

Harlock disse...

Salve.
Esse culto ao silicone é alimentado pela "gayzada" da mídia do entretenimento e da produção visual das revistas (até as ditas masculinas) impondo às mulheres um ideal de beleza inteiramente inatural, baseado na virtual eliminação do famoso "percentual de gordura corporal" (citado por dez em dez starlets escravas de academia) substituindo o contorno curvilíneo próprio do corpo feminino pela "barriga de tanquinho", pelo "coxão-duro" e (last but not least) o implante de silicone.
Resultado:
Mulheres iguais a travecos!
E ainda fazendo os homens que isso é bonito.
Com o bonûs de que as alterações hormonais decorrentes da elimição radical da "gordurinha" leva desde a infertilidade até a depressão suícida, além da "borracharia" dificultar o diagnóstico precoce do cancêr de mama.
Um mundo ideal para a "gayzada", de fato: Os homens se afeiçoando a um ideal de beleza feminino próximo do travestismo e as mulheres se matando ou morrendo de cancêr ou intoxicação quimica.

Diego disse...

Salve Mister X, que bom que vc voltou!! Achei que tinha terminado o Blog, gosto muito de seus posts, são bastante inteligentes e bem humorados.
Well, eu sou gamado por air bags mas com uma condição simples:que sejam originais de fábrica. Ja vi (em tempos nem tao remotos) algumas fotos de garotas lindissimas que eram completamente desfiguradas pelo trabalho de cirurgioes carniceiros que botavam um mamilo para cima e outro para baixo.Quanto ao fato da atual estética de mulheres utramagras e silicone ficarem parecidas com travestis ou lésbicas com anabolisantes tem um livro chamado Silicone XXI (uma espécie de Blade Runner tupiniquim do ALfredo Sirkis) que especula isto,além das próteses em homens de meia idade como um tipo de Viagra. Lembro de ter lido uma vez em uma revista de curiosidades cientificas diversas que os seios de Pamela Anderson contém silicone suficiente para fazer placas-mãe de 23 computadores. Eles, os seios, existirão até o ano 4673 DC. Praticamente um laboratório de informática. Já imaginou se um arqueólogo do futuro achasse um corpo mumificado de alguma ex-coelhinha da Playboy, talvez pensaria que no século XXI talvez estivessemos implantando tecnologia cibernética ultra-avançada.
E falando em Pamela Anderson , a mesma acaba de participar de uma daquelas Campanhas do tipo "Meat
is Murder" para aquela ONG vegetariana radical chamada PETA. Mas que carne ela tem, tá virada em osso e borracha rsrsrsrs

Desculpa tenho o péssimo hábito de fazer posts compridos

Chesterton disse...

a palavra seio não tem 2 significados, o que existe é erro mesmo. |Médicos ignorantes em anatomia disseminam o erro de português.
Seio é cavidade, como o seio cavernoso, os seios paranasais, et caterva.

Mr X disse...

Ok então. Implantes de silicone nas (ou sob as?) glândulas mamárias.

Cláudio disse...

"Concordo com ele, muito embora imagine que alguns homens gostem, ou não haveria tantas mulheres se siliconando por aí."

Ahá! Desde quando mulher faz algo para os homens? Tudo que elas fazem é no sentido de atiçar a inveja de outras mulheres, mesmo que seja usando padrões de beleza que nós consideramos não tão belos assim. :-)

Mr X disse...

Ah ah ah! É, não da pra desconsiderar o fator observado pelo Cláudio.

Chesterton disse...

é vero...

Mr X disse...

Maisvalia,

Também existem cirurgias para aumentar ou moldar a bunda, teve até uma modelo que morreu recentemente por isso:

http://blogdodito.com.br/ex-miss-morre-apos-cirurgia-no-bumbum/

c* disse...

"Ahá! Desde quando mulher faz algo para os homens? Tudo que elas fazem é no sentido de atiçar a inveja de outras mulheres, mesmo que seja usando padrões de beleza que nós consideramos não tão belos assim. :-)"


dona simone de b deve ter tido um espasmo na tumba...kk

Gunnar disse...

Seios siliconados são horríveis, abjetos, broxantes.

Aliás, qual a pira do tamanho? Mesmo entre os naturais, quanto menor, melhor.


Fica a dica, moças.

maisvalia disse...

Caro mr x, eu sei das cirugias, só que elas são em menor número.

Diego disse...

Realmente os conceitos de beleza estão invertidos em todas as artes. Um exemplo da música pode ajudar. Por exemplo duas cantoras da mesma idade e da mesma gravadora. Uma é um monstro e oura um anjo
Hoje eu fiz uma pesquisa no Google:

Lady Gaga:140.000.000
Hayley Westenra:660.000

Arlene Mulatinho disse...

Há muito exagero por aí, mas em certos casos o silicone têm efeito positivo.

Quem aqui já viu peito murcho? Tipo ovo frito. É atraente?


Homem, vc prefere uma mulher naturalmente feia ou uma bonita artificialmente?

O melhor é a naturalmente bonita, mas essas são raras e ainda se enfeiam colocando silicone onde n precisa. Estão estragando a beleza, mas tem umas que ficam melhores com esses artifícios.