domingo, 24 de maio de 2020

Confusão

Não posto mais muito, e menos sobre política brasileira, já que moro fora do país há um bom tempo e francamente a sua política (ou a política em geral) me interessa muito pouco. Hoje em dia acho mais interessante a questão do simbolismo nos filmes e na mídia e como este é utilizado pelas elites (se querem uma dica, assistam os vídeos do "Slave New World" e outros canais similares que são interessantes, embora altamente especulativos, além de alguns outros textos sobre o tema que às vezes aparecem aqui e ali).

Bem, mas hoje queria falar sobre a repercussão do tal vídeo da reunião ministerial do governo atual. Não assisti, apenas alguns trechos. Como disse a política brasileira não me interessa e não estou por dentro dos detalhes. Chama a atenção apenas a vulgaridade, mas isso é normal na política brasileira, seja de esquerda, seja de direita: Lula não era igual? Os políticos brasileiros, em sua grande maioria, não se distinguem do tiozão do churrasco.

Outra coisa que me chamou a atenção foi o Guedes querendo "privatizar essa porra", referindo-se ao  Banco do Brasil, ao mesmo tempo em que falou em ajudar as grandes corporações durante a crise, mas sem "desperdiçar dinheiro salvando pequenas empresas".

Ora, as três pessoas mais ricas do Brasil são banqueiros (dois deles são judeus, e o terceiro, Salles, parece ser de origem libanesa). Que tipo de "direita" é essa que quer enriquecer ainda mais os banqueiros, e empobrecer a classe média e os pequenos empresários?

Outra coisa que incomoda na "direita" brasileira é seu total desinteresse pela cultura. Está certo, as artes foram tomadas por movimentos ideológicos, e tem muita promoção de lixo e de lavagem cerebral. Porém, ao invés de promover a alta cultura, como faziam na antiguidade os papas ou os ricos mecenas, a "direita" brasileira é filistéia e materialista. Seu interesse são as novelas da Globo e a Malhação. Qual foi a utilidade da breve e patética passagem de Regina Duarte pela Secretaria (ex-Ministério) da Cultura? E agora chamam um ex-ator de malhação para o papel. Qual contribuição tal sujeito inútil pode dar? Para isso, melhor mesmo seria ter acabado de vez com esse ministério, e assim economizar dinheiro e ter um cabide de emprego a menos.

Na saúde, outro caos. O pânico pelo coronavírus pode até ser exagerado, como acredito que seja. Mesmo assim, governantes como Putin ou de outros países do Leste Europeu agiram com sensatez, e tiveram muito poucas mortes. O Brasil está apanhando feio, sequer tem um Ministro da Saúde, e o último foi um zumbi que não ficou nem um mês. Entrou mudo e saiu calado.

É claro que a esquerda não parece ter soluções melhores, Lula só saiu da sombra com uma frase infeliz sobre o coronavírus, e o resto da esquerda foi já totalmente co-optada pelos ricaços internacionais. Hoje seus líderes e financiadores são Soros, Bill Gates, e os herdeiros de Rockefeller e Rothschild. Defendem o trabalhador só no nome, mas estão do lado dos oligarcas e de suas radicais transformações sexuais e sociais. Trans-humanismo na veia.

Por outro lado, ler os comentários dos "normies" na mídia social, tanto à esquerda quanto à direita, ou mesmo ao centro, é muito deprimente. A maioria das pessoas é bem simplória, quando não tola. Por isto acredito que a política, esse jogo entre dois times de cartas marcadas, não possa trazer muita solução; prefiro ver a coisa mais como uma guerra cósmica, um tipo de xadrez cujos movimentos secretos duram séculos e não podemos de todo controlar. 

Então, está difícil. Mas o que fazer? Humanos são imperfeitos: "Não confieis em príncipes, nem em filhos de homens, em quem não há salvação."

Cuidem-se. Abraços, e até mais.


3 comentários:

Mr X disse...

Sei que isto não tem nada a ver com o tema do post, mas não é curioso que o filho mais conhecido do Trump tenha saído meio com cara de mexicano? Filho do Trump com a Ivana que é do leste europeu. Ivana era bonita (mais bonita do que a masculina Melania), mas seus filhos com ela saíram com caras estranhas, inclusive a Ivanka.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/09/Donald_Trump_Jr._by_Gage_Skidmore.jpg/800px-Donald_Trump_Jr._by_Gage_Skidmore.jpg

Confetti disse...

Mister X, still the best guy in the business !
even trash, extremist, on the edge....
passo aqui as vezes, morro de rir ou fico horrorizada com os absurdos,
mas rola sempre um nao sei que de fresh...sobretudo visto daqui :)
sinto saudades daquela "normalidade" algoritmica,
voce, chest, pd, pax, eu, aqueles raivosos que esqueci o nick...

eu,continuo ouvindo Led Zep in the mean time...e voce ?

Confa*



Mr X disse...

Reapareceu Confetti? Que legal! Por onde andas?
Passou a quarentena bem?

Abraço!