terça-feira, 10 de março de 2020

É o fim do mundo?

O ano de 2020 começou com um ataque ao Irã que quase rendeu guerra, e agora o mundo atravessa uma epidemia e uma crise econômica geral, além da perspectiva de novos conflitos (Turquia, etc.). E estamos só em março. Ferrou de vez?

Saio da minha hibernação para comentar um pouco esta questão do coronavírus e outras coisas que andam ocorrendo neste já apocalíptico 2020. Bem, ao que parece a epidemia é pior do que se pensava e levou a Itália inteira a uma quarentena. A boa notícia é que na China os casos estão diminuindo pouco a pouco, o que indica que eventualmente também isto irá desaparecer.  O problema principal é que pelo jeito esta peste acabará com muitos velhinhos na Itália e em outros países europeus. "Por sorte", eles serão substituídos por vibrantes imigrantes... Na Suécia, já tem imigrantes pedindo "Morte à Suécia", e o coronavírus ainda nem está tão forte por lá.

Outra coisa que esta crise mostra é que, quando há vontade política, é possível colocar um país inteiro em quarentena e controlar o movimento das pessoas. Portanto, revela-se falsa a ideia de que "é impossível controlar a imigração". Tolice! É muito mais fácil controlar a imigração do que controlar um vírus. O que ocorre é que os governantes atuais do mundo ocidental não veem a imigração como um perigo, ao contrário, para eles é um benefício. Mais trabalhadores a explorar, e mais consumidores de quinquilharias.

Porém, se tem uma coisa que este vírus "made in China" mostrou, é que a globalização pode ser muito frágil, pelo que se entende que esta nova ordem global não deverá durar muito mais. O que é bom, mas também ruim, pois teremos que enfrentar um possivelmente longo período de caos...

E você, já estocou alimentos e papel higiênico?

Volto à minha hibernação, adeus.


Um comentário:

Regis Santos disse...

Do jeito que o mundo está,logo logo vc sairá da sua hibernação e voltará postar mais comentários.