sábado, 14 de março de 2020

A peste

É, amigos, a situação está pior do que pensávamos. Faz algum tempo um ou outro aparecia falando sobre a possibilidade de alguém criar um vírus para eliminar parte da população mundial, e era tachado de maluco. Teoria da conspiração, diziam. Bem, agora parece estar acontecendo: seja o vírus natural ou não, está afetando acima de tudo os velhinhos que estão sendo eliminados sem piedade.

Bem, na realidade, a taxa de mortalidade, entre 1% e 7% segundo o país, não é tão alta quanto dizem, pois muita gente tem o vírus sem ter sido testada. Crianças e jovens são assintomáticos ou tem poucos sintomas, mas passam o vírus mesmo assim. Entre a parcela maior de 80 anos, na Itália, parece que a taxa de mortalidade (sempre apenas entre os testados) é de 15%. 

O problema maior parece ser econômico. Com as medidas de quarentena imposta, quantas empresas falirão, quantas pessoas não terão trabalho ou sequer como sobreviver? Não todos podem trabalhar "online" ou receber ajuda do governo. Até quando este estado de exceção de "todo mundo em casa" pode reinar?

Uma coisa estranha que está acontecendo recentemente com este vírus é que vários CEOs estão abandonando os cargos de suas empresas, de repente, sem sobreaviso. Bill Gates, que por sinal sempre teve muito interesse em vírus e vacinas, acaba de anunciar sua aposentadoria da Microsoft; há poucos dias Bob Iger da Disney também pediu para sair. Parece que há uma longa lista de vários outros bilionários muito conhecidos que também recentemente abandonaram seus cargos. O que eles sabem que nós não sabemos? Estão indo todos para algum bunker secreto?

Enfim, a esperança é que a quarentena (e a crise econômica) acabem até a primavera, e todos voltem a sorrir, a cantar. Bem, na Itália sob clausura, parece que o pessoal está cantando nas casas e nos balcões, mas aqui por enquanto ainda ninguém se atreveu. E provavelmente melhor assim.

Cuidem-se, queridinhos, e lembrem-se de estocar papel higiênico. 


3 comentários:

Textos Realistas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Silvio disse...

Fala, Mister, grande urso hibernante da Califórnia. Quanto tempo! Pegando esses dois exemplos no cartoon do post:

Peste Negra: em torno de 70.000.000 de mortes
Gripe Espanhola: em torno de 50.000.000 de mortes

E eu lembro bem da histeria, uns 10 anos atrás, do H1N1 (saldo final de aprox. 500.000 mortos) - vc escreveu sobre: http://blogdomrx.blogspot.com/2009/04/gripe-suina.html

E no entanto continuamos aqui. A verdade é que ando me sentindo velho. Nesse ramo das notícias tudo parece repetitivo, requentado, manjado: os problemas, as grandes crises, as promessas de apocalipse...

Uma musiquinha para encerrar: http://www.youtube.com/watch?v=Z4J2aU6glt0

Rorschach BR disse...

Saudações Mr X,
You are back !!
Aprecio como aborda as questões raciais: a obsessão do branco por status é uma coisa que nunca tinha percebido mas após ler seu texto e olhar ao meu redor te digo: acertaste em cheio !!
Aqui no Rio tem gente no supermercado preocupada com álcool gel em vez de alimentos... é sério !!
O governador juiz WW aproveitando da situação está querendo mandar mais que nosso crazy presidente JB, que esteve com vários que ficaram doentes mas ainda está de boa (Os china imunizaram ele na sua visita ?)
População no começo tava achando que eram férias escolares da molecada mas agora tem gente se cagando nas calças e gente cagando pra situação.
Cracudos com as ruas vazias já estão partindo pra cima dos poucos transeuntes.
Prefeitura vai parar várias linhas de ônibus no fim de semana.
No Carnaval escolas de samba cismaram de zoar Jesus na passarela e vieram chuvas que destruíram bairros e até cidades inteiras.
A Grobo não tá em uma fase boa:
1) O Flamengo não fechou acordo para transmissão de jogos do campeonato estadual e já está transmitindo por conta própria (FLATV)
2) Ronaldinho Gaúcho foi preso no Paraguai quando seria exibido um especial pelos seus 40 anos !!
3) E a mancada suprema: o mala do Dr Dráuzio Varella fez uma matéria sentimental abraçando um travesti(ou transseiláoquê) preso que há anos não recebia uma visita... mas a rapaziada do mal descobriu que a(o) mesma(o) foi presa(o) por estupro, assassinato e ocultação de cadáver de um menino de 9 anos !!!
Direto do Rio, raiz da favela e preparando-me para o colapso !!
RorschachBR