terça-feira, 28 de maio de 2019

Involução digital

Será que um dia olharemos para trás, para a chamada "revolução digital", e pensaremos que foi tudo um erro?

A Internet, apesar de suas facilidades, tem causado uma série de problemas, mentais e sociais. Mais especificamente, os chamados telefones inteligentes tem modificado o comportamento dos jovens em modos que não são sempre positivos.

Segundo recentes estudos, os jovens atuais, devido à superexposição de mídias sociais, pornô 24 hs, e comunicação baseada em mensagens de texto, estão perdendo a capacidade de se relacionar normalmente uns com os outros, e isto tem piorado a sua qualidade de vida.


O aumento de tempo passado online, em detrimento do tempo passado com amigos e pessoas no mundo real, tem causado um aumento da depressão, de modo que hoje nos EUA, pela primeira vez, o número de mortes por suicídios entre adolescentes de 15-19 é maior do que o número de homicídios.

Isto tem se aliado a um muito desestimulador processo de digitalização dos encontros em geral, que estão ajudando a piorar ainda mais as relações entre os sexos, como o fato de que hoje a maioria dos casais já não se encontram a través do trabalho ou da família, mas quase que somente a través de encontros online e, como sabemos, o "online dating" não é muito benéfico, proporcionalmente, para os homens.


Novas tecnologias como os videogames e vídeos de "realidade virtual" (e futuramente o pornô VR), que são ainda mais isoladoras dos sentidos, poderão ter um efeito psicológico ainda mais devastador. (De fato, estou convencido que a "realidade virtual" poderá ter efeitos psicológicos e sociais extremamente severos, mas que como há potencialmente muito dinheiro nisso não será investigado ou divulgado.)

Empresas como Google, Amazon e Facebook praticamente monopolizam o mercado do mundo online, e é estranho como quase ninguém reclama, nos anos 90 a Microsoft teve muitos problemas com leis anti-truste por muito menos, mas é curioso que estas novas empresas não sofrem quase nenhum tipo de censura, mesmo sendo péssimas para os trabalhadores (isto sem falar em outras empresas da "nova economia" como Uber, que sequer pagam um salário mínimo). 

Temos ainda as tecnologias de "Inteligência Artificial" como o reconhecimento facial e os carros autodirigíveis. Todos celebram essas futuras tecnologias,  mas eu pessoalmente não gosto muito delas, pois a verdade é que se temos tantos problemas com hacking de computadores, imagine quando isso começar a ocorrer com os carros também? Isto sem falar em outros serviços que provavelmente dariam errado, o fato é que a tal da "inteligência artificial" provavelmente jamais chegará ao que se espera dela, e mesmo se chegar, provavelmente será utilizada para o mal.

Será que o Unabomber tinha razão e a tecnologia será o nosso fim?  Seremos cyborgs escravos?

Segundo recentes pesquisas, as pessoas eram mais felizes antes da revolução industrial.

Algumas facilidades do mundo moderno trouxeram mais conforto, quem pode negar, mas talvez o mundo analógico não fosse tão ruim assim.


4 comentários:

AF disse...

Há tempos atrás eu tava navegando muito sobre canais de extrema esquerda no youtube, mas tenho deixado isso um pouco de lado, pelos motivos bem descritos por um canal aqui.

O que tenho visto mais a nível de curiosidade são alguns canais conspiradores e muitos têm tocado em um ponto que você falou sobre os malefícios da tecnologia e algo que certamente vai acontecer: a inteligência artificial ser usada para perseguir cada vez mais as pessoas, como na China em que há um cadastro único de pontos e que você tem que estar de acordo com o governo, para não perder regalias, fora esse tal 5G e a robotização das coisas, que pode trazer milhões de desempregados.

E o mais engraçado: quem fala isso é xingado. A própria garota do vídeo que é inteligente, pesquisa e é acadêmica foi xingada de nomes horríveis. Isso serve para ver que nem as evidências e a ciência interessam as pessoas quando vai contra o que acreditam.

Lembro que quando li a primeira vez sobre o microchip que muitos falam ser a marca da besta do Apocalipse, pensei que na hora muita gente veria que a Bíblia está certa, voltariam a acreditar em Deus e até se precaveriam, pois provaria algo que a bíblia falou, mas foi puro engano: acham isso bom e até ridicularizam quem se recusa a isso.

Como falei, tenho parado de ficar navegando canais de extrema-esquerda pelos motivos já mencionados, mas os de direita também tenho desanimado, ainda mais quando atacaram duramente uma pessoa que tanto se dedica e arrisca, só porque criticou protesto pelo Bolsonaro. Ver canais de conspiração está sendo mais interessante, com conteúdo e talvez até um anti-conspiracionista sabe no fundo que isso pode sim, acontecer.

Dom Moleiro disse...

Concordo totalmente com isso ,mas tenho esperança que em algum momento isso terá fim .
Um desses garotinhos geniais que entram em faculdade com 14 anos ,vai fazer uma brincadeira com sua irmã, infectando seu computador com um vírus jamais imaginado por alguém .
Esse vírus vai se espalhar pela internet com velocidade espantosa e BUUUUUM !
Vai tudo pro saco .
O mundo simplesmente vai parar ,pois sem computadores não haverá aeroportos funcionando, hospitais , bancos , etc, etc .
Voltaremos à pré´revolução industrial . Vou fazer pipoca num fogão a lenha e ficar assistindo.

Silvio disse...

Mister, o que acontece é que chegou a era do cansaço e da visão crítica em relação a esses brinquedinhos tecnológicos. As rachaduras nesse discursinho patético de "nova era via tecnologia" estão por toda parte, não dá mais para disfarçar:

http://www.companhiadasletras.com.br/trechos/13880.pdf

http://www.amazon.com.br/Argumentos-Deletar-Agora-Redes-Sociais/dp/855100395X

http://g1.globo.com/pop-arte/blog/luciano-trigo/post/2019/01/06/em-big-tech-evgeny-morozov-critica-o-otimismo-digital.ghtml

http://victorhanson.com/wordpress/silicon-valley-billionaires-are-the-new-robber-barons

Toth disse...

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/bolsonarista-e-discipulo-de-olavo-funcionario-publico-e-preso-acusado-de-envolvimento-em-esquema-milionario-de-corrupcao/