segunda-feira, 19 de maio de 2014

Putinhas feministas, ou: Quantidade versus qualidade

Com vocês, as "Putinhas aborteiras", novo sucesso feminista-progressista nas paradas:




Nem vou comentar do conteúdo, bizarro além de propositalmente ofensivo, uma tentativa pobre e atrasada de imitar as "Pussy Riot" ou as "Femen", coisa tão batida que nem as feministas aguentam mais. Porém, se analisarmos apenas a música, o ritmo, a dança e as vestimentas das moças, enquanto elementos estéticos ou artísticos, dá uma tristeza imensa.

Um leitor abaixo observou que quantidade e qualidade são em geral opostos, e que com o aumento da quantidade de pessoas no mundo, a qualidade do que é produzido tende a piorar. É verdade: a grande mídia apela para o mais baixo denominador comum.

Esse não é apenas um problema do Brasil. Digo até que, em termos de lixo cultural, a TV brasileira não é muito pior do que a americana ou européia de hoje. (Existe uma TV de maior qualidade feita em canais exclusivos como HBO ou BBC, para um público um pouco mais seleto, mas é em quantidade infinitamente menor à maioria do lixo e "reality shows".)

Com a crescente "terceiromundização" do "primeiro-mundo" (acho, aliás, que esses termos estão completamente defasados e deveriam ser substituídos), somado ao emburrecimento progressivo da população, é provável que isso continue a piorar ainda mais.

Veja bem, as massas sempre foram ignorantes. Houve tempos em que o pessoal se divertia queimando gatos ou assistindo briga de gladiador.

Porém, por mais baixo que fosse o povo, havia ao menos uma busca da beleza por parte das elites e daqueles mais inteligentes. Hoje nem a elite procura mais a beleza, e a arte virou lixo, tanto que, vez por outra, surge alguma notícia sobre alguma faxineira que jogou fora uma "obra de arte" contemporânea. Ué, se foi confundida com lixo, então será que não seria mesmo lixo? Nenhuma faxineira jamais pensou em jogar fora a Vênus de Boticelli. Esse é o problema da arte moderna: quando Duchamp colocou um urinol no museu, ele achou que estava transformando o urinol em arte, mas na verdade estava, ao mesmo tempo, fazendo o contrário: transformando a arte em urinol. (Sobre esse assunto, assistam a "Por que a beleza importa", do Roger Scruton, aqui com legendas em português).   

Mas a arte, moderna ou clássica, Bela ou anti-Bela, é um jogo para poucos. A cultura pop massiva é o que realmente influi na população. 

Eu não sei se o gosto popular já foi melhor. Eu acho que foi. Vendo a lista dos vídeos mais populares do Youtube, não dá muita esperança. Gangnam Style em primeiro, e até o melhorzinho. Os outros são Justin Bieber, Miley Cyrus, Lady Gaga, e até (em décimo primeiro lugar) o brazuca Michel Teló.

Penso no Brasil: houve um tempo em que no morro fazia-se samba com letras românticas. Hoje faz-se funk. O que mudou? Não acho que foi o povo quem perdeu o bom-gosto, pois o povo apenas imita, mas a classe média e as elites.

Fico por aqui. Ainda não decidi o que fazer com o blog, mas contarei pra vocês, mas é que eu precisava compartilhar as "Putinhas aborteiras" (P. S.  Achei mais divertida esta versão paródica que alguém fez; nos links há também um outro funk feminista que, acredito, seja paródico. Chama-se "Vou cortar sua pica".)

Divirtam-se, e até um outro dia, se Deus quiser.

6 comentários:

AF disse...

Quando certos organismos estão muito doentes e caminhando para uma inevitável morte, eles costumam apresentar cada sintoma bizarro e este vídeo é o resultado do nosso Ocidente doente

Detesto falar isso, mas mais coisas bizarras estão por vir e que superarão e muito esse vídeo. Nunca pense que já viu algo mais bizarro na sua vida, pois sempre aparece algo para superar.

Quando um organismo está muito doente também, é natural que os anticorpos comecem a agir, por isso que é notável uma certa atuação da direita na internet, no Brasil e no mundo, para evitar que loucos e loucas como essas daí no vídeo tomem o poder, no entanto, com toda essa mídia e o mundo todo indo à esquerda e o fato da doença ter se espalhado por todos os meios em forma de metástase, é meio difícil a direita conseguir algo a não ser, em certos casos, prisão e acusações de racismo (como sempre). Mas não podemos desistir: talvez seja verdade garantida que a direita pode não conseguir tomar o poder, mas podemos conseguir também, alertar algumas pessoas contra todo esse mal e salvá-las, o que é totalmente bíblico e em alguns raríssimos casos, até mesmo conversões.

Mr X disse...

Boa entrevista, não conhecia esta tal Avelina, mas diz umas verdades:

http://incubadoradeartistas.com/2014/01/15/a-arte-contemporanea-e-uma-farsa-avelina-lesper/

Terminator disse...

Fico imaginando os pais dessas vagabundas. Será que são pais do tipo Marta Suplicy e estão achando tudo muito lindo e moderno? Ou será que esses pais são pessoas corretas e decentes e infartaram de desgosto ao ver o vídeo? E depois uma destas garotas ainda cai na mão de um goleiro Bruno e tem gente idiota que fica com peninha. Esse nosso país de merda esta virando um prostíbulo a céu aberto e ninguém faz nada, lamentável. Mas também com exemplos tipo Xuxa, Galisteu, Luciana Gimenes, poposudas entre outras vagabundas o que se pode esperar de bom. De resto, ¨putinhas feministas¨, vão se acostumando mesmo com o termo PUTA porque é isso mesmo o que vcs são e não adianta reclamar das consequências depois.

maisvalia disse...

Os pichadores (criminosos) são entrevistados com pompa e circunstância pelo Serginho Gosma da Grobo, e é preciso vir um roqueiro pra dizer isso para ele, hehehehehehe

Matheus Carvalho disse...

Pensei que voce estava flando dela aqui, X:
(CUIDADO, PORNO PESADO!!!!)

efukt.com/21134_The_Duke_University_Feminist_Pornstar.html

Autor Desconhecido disse...

oooooooooooooooooohhhh, ainda bem que eu sempre rezo depois que toco uma...