segunda-feira, 18 de março de 2013

Babel

O velho esbarrou em uma mulher no ônibus que ficava atravancando o seu caminho. Ao descer, esbravejou: "stupid Armenian bastards!"

Não sei qual era a nacionalidade do velhote. Talvez fosse turco. Turcos e armênios não se bicam. Mas isto ocorreu em um bairro armênio de Los Angeles, então poderia ser apenas resultado do stress. Os armênios, dizem as más línguas, são meio antipáticos, muito etnocêntricos, endogâmicos, maus motoristas e envolvidos em fraude com cartão de crédito. Mas, fora isso, são boa gente. O bairro em que moram é um dos mais seguros de Los Angeles, o que não é pouco.

Bem, mas o que eu queria dizer é que a maioria dos povos, por uma razão ou otra, em geral se odeiam. Até coreanos e japoneses, que pra nós parecem iguais, não se suportam. Dizem que suecos e noruegueses também tem uma longa rivalidade, e não falemos dos franceses e dos ingleses. Quem inventou o multiculturalismo e achou que todos os povos iam de repente viver em paz, não sabia o que estava fazendo. Ou talvez soubesse bem demais. Talvez o multiculturalismo exista mesmo para criar o caos. Dividir e conquistar. Gerar um povo desunido, em briga entre seus diversos grupos e clãs. Não sei. O fato é que essa visão do multiculturalismo como uma utopia na qual os povos, devido ao contato mais próximo, passam a se conhecer e se relacionar melhor, é balela. "Good fences make good neighbours", dizia o poeta Robert Frost. Bons muros geram bons vizinhos.

De todos modos, o multiculturalismo é um efeito natural de duas coisas: um, impérios e sociedades afluentes sempre atraem outros habitantes em busca de fortuna, e dois, a tecnologia atual potencializa esse efeito. Portanto ainda vai continuar por um bom tempo. Não é de todo ruim: há pessoas interessantes em todos os povos, e é possível encontrar ótimos restaurantes etíopes, indianos e coreanos em qualquer lugar de Los Angeles.


5 comentários:

Rodrigo Rocha disse...

UM RESTAURANTE ETÍOPE É ONDE VC PAGA CARO E PASSA FOME? KKKKKK

Anônimo disse...

É o leviatã tem que se erguer dos mares,nem que seja com uma ajudinha dos podrecistas..

Autor Desconhecido disse...

''UM RESTAURANTE ETÍOPE É ONDE VC PAGA CARO E PASSA FOME? KKKKKK''

Não Rodrigo, esse restaurante é FRANCÊS.

Mr X disse...

Sim, restaurante francês é assim, especialmente se for da tal Nouvelle Cuisine.

Restaurante etíope, na verdade nunca fui, mas dizem que é bom. Parece que eles comem cus-cus.

Anônimo disse...

"Os armênios, dizem as más línguas, são meio antipáticos, muito etnocêntricos"
.
Engraçado,ha povos que só apos se tornarem mistos resolvem serem etnocêntricos.