sábado, 16 de setembro de 2017

Multiculturalizando o passado

Raramente vou ao cinema estes dias, e em casa quase só assisto filmes antigos, no máximo até os anos 70. A razão principal é que é difícil encontrar um filme contemporâneo que seja realmente bom e que não tenha alguma "mensagem" embutida.

No outro dia fui ao cinema por que havia uma sessão com desconto e me arrependi. Fui assistir um certo "Lady Macbeth", elogiadíssimo pela crítica e que não é baseado em Shakespeare mas em um romance* russo inspirado na maldade da personagem. A história foi adaptada para se passar no interior da Inglaterra vitoriana (1865), e trata sobre uma jovem rebelde em um casamento infeliz.

Até aí tudo bem; só que, começa o filme e a criada da protagonista é negra. Achei meio estranho, mas relevei. Um pouco mais adiante, a jovem pega um dos empregados da fazenda como amante - e vejam que surpresa, é um mulato feioso. Mais adiante ainda aparece outro personagem, uma criança, supostamente um filho bastardo do marido da protagonista. Adivinhem? É negro! E a aia que cuida dele? É negra também.

Nossa! Achei que tivesse entrado em um filme do Spike Lee por engano. Juro que não sabia que existiam tantos negros no interior da Inglaterra vitoriana em 1865! Mas aí fui pesquisar mais e descobri que já existiam negros na região desde a época do Império Romano, ou ao menos foi o que me informou a sempre imparcial BBC. E eles também garantiram que os negros sempre fizeram parte da história cultural da Inglaterra. Bem, se eles afirmam quem sou eu para discutir.

Nada contra filmes com negros, mas, se o objetivo era esse, por que não situar a história no Sul dos EUA? Faria mais sentido histórico. (No mais, se as atrizes no filme fossem interpretadas por asiáticas sem dar nenhuma explicação plausível, eu teria a mesma reação)

Não sei se acontece com todos, mas para mim esse tipo óbvio de manipulação me deixa incapaz de me concentrar na história do filme (que no caso nem era grande coisa, e, aliás, no filme os negros são todos bonzinhos e vítimas enquanto os brancos são todos malvados ou estúpidos). Entendo que exista uma tentativa de repintar o passado com as cores do presente, mas poxa, nem o refúgio dos filmes de época é mais concedido? (Em um outro recente filme, um dos Cavaleiros do Rei Artur virou negro também.)

Por enquanto, concentro-me em assistir filmes antigos, mas até quando isso será possível? No outro dia, retiraram "E o Vento levou..." de um cinema americano, acusando-o de racismo. E é bem possível que, com os avanços nos efeitos especiais, já estejam querendo "restaurar" filmes antigos para colocar mais personagens negros aqui e ali. Por que não? Orwell já dizia em "1984", quem controla o passado, controla o futuro.

"Estamos em guerra contra a Eurásia. Sempre estivemos em guerra contra a Eurásia."

"Somos multiculturais. Sempre fomos multiculturais."

 Típico casal inglês em Londres em 1967
(*) P.S. li agora o breve conto que inspirou o filme. É melhor do que o filme, não tem africanos, e termina de modo diferente e mais realista. Recomendo o conto, mas não o filme.

19 comentários:

White Nationalist disse...

É uma falta de respeito com a história do povo "X".

Imagine o quão ridículo seria um filme sobre o Japão antigo cheio de pessoas brancas vivendo entre os nipônicos.

E não é só em filmes históricos que isso anda acontecendo. Recentemente foi lançado uma produção americana do Death Note (um popular mangá e anime japonês) e o principal antagonista da série (um personagem de origem britânica) foi interpretado por um negro (lol).

Não cheguei a assistir o filme (um amigo meu baixou no celular e me mostrou um trechos), mas o que de nego criticando...

http://i.imgur.com/S8AUc4s.jpg

Sabedor disse...

Eu não entendo porque essa (((pe$tilencia))) gosta tanto de "negros"!! Algum palpite?

Mr X disse...

O engraçado é que nos filmes são sempre negros. Mesmo Hollywood sendo lotada de mexicanos, existem relativamente poucos atores hispânicos e ninguém se importa muito em criar uma cota para eles.

Se bem que agora que penso teve uma certa polêmica por terem escolhido uma atriz branca (Scarlett Johansson) em vez de asiática para a refilmagem do anime Ghost in the Shell.

Anônimo disse...

Concordo. Vai mais longe que isso, vi um Robin Hood onde Lady Marian era indiana. E uma série até boa onde a Rainha da França, que foi uma guerreira implacável e assumiu o papel do rei quando este literalmente broxou num momento histórico, também era negra.
Uma coisa é inclusão, outra é ser ridículo.
Agora a gente poderia contra atacar e fazer um Zumbi dos Palmares loiro, uma Yansã ruiva, um Stalin chinês e um Nelson Mandela latino. E quero ver algum esquerdalha reclamar. Afinal, é a diversidade, não?
Vale o troco, não? Tá na hora de reagir, gente....

Anônimo disse...

Deveriam criar um filme chamado "O MULTICULTURALISMO" mostrando o resultado de mistura de culturas e raças no Brasil,seria um sucesso de bilheteria nos Estados unidos,principalmente pelo resultado desta mistura que seria um povo esteticamente feio,sem noções de certo e errado,e principalmente sem identidade própria,e violento,por que até agora os diretores de Hollywood não tiveram esta idéia?

White Nationalist disse...

Hollywood também costuma colocar atores Espanhóis (autênticos hispânicos) para interpretar o mexicano médio. Vide o filme "Espanglês" em que bronzearam a Paz vega (Espanhola) para interpretar o papel de uma imigrante mexicana.

Os amarelos (minoria que mais cresce por lá) possuem ainda menos representatividade em Hollywood. E diferentemente dos negros não são sexualizados.

um carinha carioca disse...

nem os cães estão salvos do julgo racista


um filme antigo

http://megafilmesonline.net/cao-branco-dublado/


um caso não tão antigo

https://www.terra.com.br/noticias/mundo/africa/mae-sul-africana-acusa-cachorro-de-racismo-apos-ataque-contra-filha,6def042c1551d310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

Anônimo disse...

Se bem que agora que penso teve uma certa polêmica por terem escolhido uma atriz branca (Scarlett Johansson) em vez de asiática para a refilmagem do anime Ghost in the Shell."

Colocar a Scarlett foi muito bem pensado, porque o filme é uma bosta e ninguém assistiria se não fosse por ela.

"Hollywood também costuma colocar atores Espanhóis (autênticos hispânicos) para interpretar o mexicano médio. Vide o filme "Espanglês" em que bronzearam a Paz vega (Espanhola) para interpretar o papel de uma imigrante mexicana.

Os amarelos (minoria que mais cresce por lá) possuem ainda menos representatividade em Hollywood. E diferentemente dos negros não são sexualizados."

O que você está comentando não chega a ser um absurdo como colocar uma rainha da França negra. Existem muitos mexicanos brancos, ou cuja aparência é de mais típica de caucasiano.
Por sua vez, na Califórnia deve haver uns 3 latinos para cada asiático. A falta de representatividade latina é mais gritante pelo fato de serem o grupo majoritário lá.

Anônimo disse...

Nada mais me surpreende se tratando da Inlgaterra, Recentemente lí uma notícia sobre uma nova série sobre a Guerra de Tróia onde Zeus será interpretado por um negro, é claro que é produção da BBC.

Anônimo disse...

"Eu não entendo porque essa (((pe$tilencia))) gosta tanto de "negros"!! Algum palpite?"
Talvez porque seja a raça de escravos por excelencia. Basta lembrar que os europeus tentaram escravizar os índios e decidiram que era melhor viajar meio mundo e buscar negros do que se meterem com os índios. Isso diz muito sobre o carater dos negros.

Mr X disse...

"decidiram que era melhor viajar meio mundo e buscar negros do que se meterem com os índios. Isso diz muito sobre o carater dos negros."

Ué, mas o engraçado é que hoje ao menos nos EUA é o oposto. Os índios (mestizos mexicanos) são considerados escravos mais dóceis e estão sendo importados no lugar dos negros, considerados rebeldes demais e sempre fazendo confusão.

Mr X disse...

"sobre a Guerra de Tróia onde Zeus será interpretado por um negro"

E Aquiles também. Só faltava Ulisses ser um árabe.

Aqui outra.
Herói nos quadrinhos:
https://fsmedia.imgix.net/64/60/a2/dd/d76f/4a5f/b9bd/29d9c934b7b7/baron-mordo.png

Herói no filme:
vignette2.wikia.nocookie.net/marvelcinematicuniverse/images/0/03/Mordo%281%29.jpg

E os nerds nem reclamam? Kkkkk. São uns tolos, mesmo.

Bruna disse...

otimo artigo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk?

Sabedor disse...

Acho que a igreja católica acabou intercedendo a favor dos bugres mas não entendo como fizeram na América espanhola nea??

Acho que começaram a usar negros escravizados porque dava mais lucro e eles não conheciam o continente ao contrário dos índios sem falar da mortandade especialmente na América portuguesa. Li em algum lugar que em alguns lugares os invasores colonizadores europeus acabaram preferindo por indianos, nomeadamente nas antilhas e nas "guianas/suriname".

Anônimo disse...

Até estão passando novela deles na tv estatal mas nunca se viu nenhuma novela tuga ou asiática.

Anônimo disse...

Sim há certa obsessão pelos negros desde o século XIX e lá se vai XX e XXI e persiste. Ocidente non sense; do auge à ruína.

Anônimo disse...

Eu sempre olho trailer antes de assistir o filme, também dou lida em quem é o diretor e nos artistas, já dá pra ver como é filme por aí. Se for muito "multirracial e progressista" eu já caio logo fora.

Anônimo disse...

Casal homem negro e mulher branca vejo muito na mídia norte-america, agora homem branco e mulher asiática que é o casal multirracial mais comum nos EUA quase não existe. Hollywood tem um papel único que é tornar o homem branco afeminado e incentivar a promiscuidade das mulheres brancas.

Anônimo disse...

No caso de Hollywood tentar embranquecer asiatico ou hispanos não vejo problema, se fazem isso é básico de se esperar de uma mídia de um país de maioria branca. Aliás mesmo a mídia do México embranquece seus atores, só ver as novelas mexicanas em os atores são em sua maioria brancos ou pardos claros ( no México tem branco também e foi fundado por europeus assim como todos países do continente Américano), então com relação a isso não devemos criticar, o problema é esse fetiche por negros e coloridos, o esquerdismo cultural que existe na mídia. Os asiaticos também embranquece e ocidentalizam seus personagens/atores( muitos personagens nos animas tem olhos grandes e claros, pele branca etc..), só ver o desenho Dragon Ball Z em que Goku parece homem branco e se transforma até em loiro de olhos azuis, os asiaticos norte-americanos tem mania reclamar à toa, entraram nessa onda do vitimismo e agora querem conta em hollywood também.