quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Da possibilidade ou impossibilidade de voar

Desculpem a falta de posts, mas estive ocupado tentando recuperar o que perdi na Bolsa de Valores, e lendo tudo o que é possível sobre como investir. Já aprendi a como perder dinheiro mais rápido! Agora falta descobrir como ganhar. Mas vamos ao post.

Um leitor pediu que eu falasse sobre os "cuckservatives". Nem sabia da existência desse termo, mas encontrei alguma coisa aqui e ali. É simples, é uma mistura da palavra "cuckold" (corno) com "conservative". São os supostos conservadores que na realidade traem a causa, deitando-se com o inimigo. 

Olhem, eu acho que em geral, à esquerda e à direita, são poucas as pessoas com verdadeiros princípios, a maioria dos políticos se vende a quem tem mais grana ou ao que é moda entre a população. Então não há nada de muito novo aí. Tanto Collor quanto Dirceu parecem ter ganho belas propinas do Petrolão.

Nos EUA como no Brasil, mais do que dois partidos com ideologias diferentes, temos mesmo dois times jogando de acordo com as regras de sempre, disputando apenas o poder.

De qualquer forma, eu acho que existe sim uma diferença entre conservadores (os reais) e progressistas, e tudo se remonta à eterna dualidade do nosso ser.

No outro dia li um texto da Chimananda Adichie. Acho que era a transcrição do seu Ted talk. Ela é bem simpática, uma igbo inteligente e criativa. Não li seus romances, mas devem ser bons. Seu texto sobre o feminismo, apesar de ser, hã, feminista, tampouco é ruim.

Ela se trai, porém, ao falar tanto sobre a "cultura" e a "educação". Não que tais fatores não sejam importantes, mas, para o progressista, são tudo o que conta. Para o progressista, o homem (e a mulher) é totalmente auto-perfectível. Pode reinventar a si mesmo eternamente de acordo com as suas preferências ou convicções. Daí que temos a reengenharia social, as tatuagens, a "mudança de sexo" e tantas outras modificações aparentemente absurdas: "Eu sou meu próprio Deus".

Já o conservador entende que existe algo chamado "natureza humana". Seja controlado por Deus ou pelos genes, ou por outros fatores aos quais não temos acesso, para o conservador o fato é que a tal "natureza humana" é algo muito difícil, se não impossível, de mudar. 

Isso não quer dizer que tudo seja estático. Por exemplo, detesto as muçulmanas de burca. E não venham me dizer que elas são pobres vítimas oprimidas pelo machismo muçulmano. Mentira! Elas adoram aquela burca. Adoram esfregá-la na cara das putas ocidentais. É um símbolo de opressão religiosa, sim, mas da opressão muçulmana sobre os infelizes cristãos, que têm que aturá-las em seus países. 

Bem, mas o que eu queria dizer é que, mesmo eu sendo contrário aos excessos do feminismo, não quer dizer que eu queira ver as mulheres vestidas como sacos de batata.

(O mesmo vale, aliás, para os judeus ortodoxos e suas judias ortodoxas; detesto aquelas vestimentas esdrúxulas. Mas gosto das indianas e seus saris. Também acho os vestidos africanos coloridos bonitos, e adoro as japonesas e seus kimonos. É possível ser modesta sem deixar de lado a feminilidade, pois não?). 

Acredito de qualquer forma que possa existir um meio-termo, entre os exageros do conservadorismo mais quadrado e os absurdos do progressismo delirante. Ou será que não?

Talvez eu seja ingênuo. Pelo que se vê na história humana, vivemos quase sempre em um pêndulo de extremos, do fascismo à revolução, com poucos períodos mais moderados.

Bem, de qualquer forma, eu não sei muito bem qual seria a solução. Às vezes eu também gostaria de poder reinventar tudo, toda a sociedade, toda a humanidade, de começar do zero, e de poder especialmente me reinventar, de escapar de meus genes e da inefável condição humana...  Ser livre para voar...

Será que é mesmo impossível?


11 comentários:

Santoculto disse...


http://www.conversaafiada.com.br/politica/2015/08/06/programa-do-pt-desafio-os-paneleiros/

Isso é real*** Catei isso do pc do meu irmão esquerdopta, kkk

E ele tem ''criticado'' o governo hein**

Mr X disse...

Nossa, ainda tem gente que acredita no PT? E nas "metas" da Dilma? Bem, cada louco com sua mania.

Nos EUA perigam votar no Jeb Bush, exemplar perfeito do tal "cuckservative", casado com uma Mexicana prole e querendo fuder de vez com os EUA. Se bem que Rillary é ainda pior. E Trump parece um palhaço. O que fazer?

Dom Moleiro disse...

Viver não é fácil. Tem-se que tentar entender o universo à nossa volta para poder sobreviver e interagir .E nem sempre issoé possível sem um pouco de dores .

Matheus Carvalho disse...

Alguns leitores deste blog provavelmente acharao interessante esta reportagem:

https://quadrant.org.au/opinion/qed/2015/08/skin-game/

Anônimo disse...

O fascismo foi a regra do ocidente desde o seu começo. A revolução / golpe comunista/ ascensão do marxismo cultural é uma doença recente que avança com a moderaçao.

Anônimo disse...

Matheus carvalho , porque um artigo de esquerda postado em um site de esquerda à promover o multirracialismo iria interessar aos leitores deste blog ?

Matheus Carvalho disse...

O site nao ' e de esquerda, cara, de onde voce tirou isso? Eu achei que interessaria porque tem certas pessoas aqui obcecadas com a raca dos outros, e o artigo fala do racismo que a esquerda tem em relacao a um politico "escuro" republicano nos states. Em suma, o artigo mostra a postura de um filho de imigrante nao branco que assimilou a cultura ocidental inteiramente e nao pede desculpas por isso. Nas palavras dele: ele e' americano, e nao hindu-americano. Na minha opiniao, essa deveria ser a postura adotada por todos os imigrantes, ou seja, deixar de utopias e encarar a realidade de que a cultura ocidental e' mesmo o melhor caminho a seguir. O problema e' que fazendo isso a pessoa tem que trabalhar duro pra se sobressair, e pra muita gente e' muito mais facil ser uma vitima e ficar recebendo esmolas do governo. Quando os politicos que oferecem essas esmolas encontram alguem como o cara do artigo, eles ficam putos porque ele e' a demonstracao de que eles estao levando a frente um embuste e simplesmente usando os imigrantes como fonte de votos.

AF disse...

Interessante o link do Matheus Carvalho e não é o primeiro caso de negros de direita vítimas de racismo por parte da esquerda e nem será o último.

Até aqui no Brasil temos o caso do Fernando Holiday do Movimento Brasil Livre, que também foi vítima de racismo por parte dos esquerdistas (principalmente os brancos esquerdistas): http://lucianoayan.com/2015/01/30/o-caso-de-fernando-holiday-ou-quando-a-extrema-esquerda-sempre-racista-mostra-sua-cara/

Anônimo disse...

Mateus carvalho , um site que defende substituiçao populacional atraves do multiculturalismo ( eufemismo para multirracialismo) e assimilaçao -que sempre leva a miscigenaçao - é NATURALMENTE de esquerda ,pois é anti conservador !

AF disse...

Li algumas partes do livro e parece ser excelente... é uma pena que no mundo atual poucos conhecem e nas universidades é cada vez mais ensinado o esquerdismo, além dos universitários terem que ler livros e fazerem trabalhos sobre Marx.

Matheus Carvalho disse...

Ao anonimo, nao sei que partes do site voce leu, mas de forma geral me parece predominantemente (99% no minimo) de direita. Mas se direita e' igual a racismo pra voce, entao realmente o site nao e' de direita.