quinta-feira, 9 de julho de 2015

Fiado só amanhã

Odeio bancos. Se pudesse, guardaria meu dinheiro debaixo do colchão. No meu banco aqui, tenho que pagar uma quantia x por mês só para poder deixar meu dinheiro com eles, sem qualquer lucro, além dos juros que cobram por qualquer movimentação. São um lixo!

Banqueiros estão por detrás de quase todas as crises econômicas, e o que é pior, sempre se dão bem, afinal, ninguém quer correr o risco de uma crise econômica, não é mesmo? Então, vamos socorrer os bancos, nem que a população fique na mão.

E o pessoal de Wall Street? Ainda pior. Faz uns meses decidi investir na Bolsa. Uma das piores idéias que já tive! Só perdi dinheiro. Aquilo é uma loteria, um cassino. Basta uma palavrinha de um "analista" para fazer qualquer ação cair. (Fazê-las subir é um pouco mais difícil). Lixo e mais lixo!

Tudo isso para dizer que entendo muito pouco de economia; sou praticamente um analfabeto com números. Mal sei gerir meus gastos, e portanto não entendo quase nada sobre a situação da Grécia.

Porém, uma vez, muitos anos atrás, eu tive um "amigo" paraibano. Vivia me pedindo dinheiro emprestado. Ele era um estudante pobre sem trabalho, e embora eu fosse também, ficava com pena e emprestava. Ele jurava que ia pagar. Nunca pagou um centavo. Um dia, sumiu!

Nunca mais emprestei nada a ninguém. Mas aí fica a pergunta: sacana ele, ou trouxa eu?

Apesar de parecer ser um socialista imundo, acho que este comentarista está correto. Se você empresta para alguém que não pode ou não quer pagar, deve assumir esse risco. Se você não quer riscos, então só empreste a quem tem bom crédito na praça.

(Ou, como dizia o bilionário J. Paul Getty, "se você deve 100 dólares ao banco, é seu problema; se você deve 100 milhões de dólares ao banco, é um problema do banco".) 

Também gosto de algumas de suas sugestões para o que a Grécia deve fazer:

1. Sair do Euro
2. Aliar-se com Rússia e China
3. Expulsar seus imigrantes de volta pra África, ou se não der, embarcá-los em trens para a Alemanha (foi o que os italianos fizeram com alguns de seus ganeses, e a Alemanha não gostou)

A verdade é que os europeus do norte, os fantásticos "nórdicos" sempre destrataram o sul da Europa: querem obrigar Itália, Espanha e Grécia a aceitar imigrantes africanos e árabes em nome da compaixão, mas não os querem em seus países. Ora, se eles fossem sérios, fariam o contrário, dariam ajuda financeira de graça aos PIGS em troca de policiamento efetivo das fronteiras e uma frota marítima capaz de mandar para casa qualquer imigrante ilegal que quisesse furar o bloqueio. 

(Outra solução que li em outro lugar e gostei: recolonizar o estado falido da Líbia, de forma a interromper o fluxo na fonte mesmo. Às vezes, o melhor ataque é a defesa. Melhor expandir-se do que retrair.)

Em outras notícias, esta pobre mãe solteira inglesa com 8 filhos mulatos de pais diferentes não trabalha e ganha 40 mil dólares por ano do governo inglês para poder se manter.

Outra dica para os europeus: se você não quer estimular comportamentos negativos, não os financie.

Vou lá tirar meu dinheiro da bolsa, e guardar no colchão. Adeus.


3 comentários:

Bárbara disse...

Direita, por favor!Escreva!
barbararagnarok@gmail.com

AF disse...

Isso também acontece no Brasil.

Se bem que dizem que nos Estados Unidos os juros de uma poupança bancária são maiores que no Brasil... isso é verdade?

Diego D. disse...

O que acha do Bitcoin, Mr X?