segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Feliz Natal e Ano Novo

Desejo a todos os leitores e leitoras um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo. Ao contrário do que muitos pensam, este não é um blogue que prega o ódio, mas o amor.

Olhem, saiu uma série documental norueguesa chamada Brainwash (Lavagem Cerebral) no Youtube. Todos os episódios tem legendas em inglês. Talvez algum dia alguém se anime a fazer legendas em Português e passem na Globo no horário nobre. É uma série divertida que questiona o igualitarismo políticamente correto. Não assisti tudo ainda, mas achei bacana. É feita com humor e leveza, sem promover o ódio ou a teoria da conspiração. Examina apenas os argumentos científicos do eterno debate de Natureza versus Sociedade, sem tomar necessariamente um lado, mas certamente questionando a ortodoxia oficial.

Acho que a tentativa aqui, ainda que fracassada, foi algo parecida: a de apresentar uma visão pessoal e cândida dos acontecimentos do mundo, agindo mais por curiosidade do que por outro motivo obscuro. Há quem, aqui e ali, odeie os brancos, ou os negros, ou os judeus, ou os mestiços, ou até os ciganos, essas pobres criaturas inocentes que jamais fizeram mal a ninguém. Mas tudo isso sempre me pareceu de mau gosto, e até desnecessário. O ódio, dizia Mark Twain, é como um ácido que corrói mais o pote em que está colocado do que qualquer outro objeto em que for vertido.   

No outro dia, vi umas criancinhas indígenas cantando na rua. Pediam moedas. Inspirado pelo espírito natalino, fiquei com pena e até ia dar, mas aí pensei que talvez estivesse incentivando seus pais a explorá-las. Eles estavam ali ao lado, sentados na calçada suja, com um olhar vazio, retrato do futuro que aguardava essas mesmas crianças décadas depois. Triste, triste. Será que errei? Por outro lado, elas não deveriam estar ali, mesmo.

Pensei em mandar cópia do documentário para os meus amigos esquerdistas, como presente natalino, mas depois pensei que eles não gostariam, ou sequer entenderiam, talvez se recusassem a assistir. Muitos dos (s)ociólogos entrevistados no filme falam que tentar entender as diferenças entre os sexos, entre as culturas ou entre as raças "não é interessante". Quer dizer, eles nem querem saber. Eles na verdade não estão no ramo da ciência, mas da propaganda, ou nem isso. Como a maioria das pessoas, apenas quer ter uma vida sem preocupações, e o melhor jeito de não se preocupar é não questionar.  

Mas eu aqui sempre gostei de questionar, e provavelmente continue fazendo isso, e quando a nova ortodoxia começar a fazer um outro discurso, autoritário e anti-igualitário, questionarei isso também. A unanimidade é burra, dizia o Nelson Rodrigues, e Millôr Fernandes adicionava que jornalismo é oposição.

De qualquer forma, um retorno à vida deste moribundo Ocidente provavelmente não ocorrerá através do ódio, mas do amor. Amor à tradição, amor à religião, amor à arte, amor à cultura, amor à verdade, amor ao povo e à terra, amor à família, amor ao pouco que ainda resta.

Boas Festas a todos. Nos vemos em 2013, se Deus quiser.


7 comentários:

Lura do Grilo disse...

Caro Mr X

Esta reportagem acabou por colocar um fim a um fluorescente negócio de Ciência Gender que existia na Noruega. Receberam milhões de euros para investigar patetices até que o governo cortou as verbas depois do trabalho deste jornalista.

Santo Natal

autor desconhecido disse...

O documentário realmente é muito bom.Eu acho interessante quando algo desse tipo é feito sobre a ortodoxia da igualdade, porque quando comparamos os argumentos dos dois lados inevitavelmente observamos que o lado da ''natureza'' é muito mais plausível e lógico do que o lado do ''ambiente''. Inclusive tem um ''cientista'' que diz ''sentir'' que as coisas são assim, ele sente.
Uma coisa interessante a se notar é o paradoxo da igualdade, quanto mais medidas draconianas são impostas para alcançá-la, mais desigualdade se tem como resultado. Pq??
Porque quando são eliminadas todas as variáveis ambientais a única coisa que resta é a GENÉTICA. Todas as desculpas dos cientistas sociais quanto ao fator ambiental vai para o ralo.
Talvez deveríamos deixar essa gente continuar com a sua tentativa de acertar, quem sabe as pessoas comuns despertam mais rápido...

Castro disse...

Feliz Natal e Feliz Ano Novo.


Seu blog é um dos poucos que podem ser chamado de "diferente" e "questionador". Já fez acordar muita gente por aí.

Parabéns por todos os textos já publicados! um abraço

Direita disse...






um bom natal e ano novo ,MRX!

Chesterton disse...

Aiou mister!!!!!!!!!!!!!!
Feliz natal e 2013.

Chesterton disse...

Aiou mister!!!!!!!!!!!!!!
Feliz natal e 2013.

Matheus Carvalho disse...

Mandou bem, mr X, feliz ano novo para voce tambem e para os outros leitores deste blog (o natal ja passou!)!