domingo, 4 de novembro de 2012

A Tempestade

Disse sabiamente um leitor aqui  que a distância entre a civilização e a barbárie é de apenas seis refeições. Na era moderna, bastam alguns dias de blecaute. O furacão que se abateu sobre New York mostrou o melhor e o pior dos novaiorquinos. Enquanto uns cediam seus geradores de energia elétrica para que estranhos recarregassem seus celulares, outros aproveitavam o escuro para roubar; uns ajudavam estranhos e outros negavam ajuda a quem mais necessitava.

Vivemos em tempos de abundância. Estes, por exemplo, são alguns eleitores de Obama que juram ser pobres. Pra mim, parecem bem alimentados. Será que vivem de welfare? O fato é que a pobreza real, miserável e famélica, quase não existe hoje nos países ditos civilizados. O que não quer dizer que não possa, muito em breve, voltar.

As cidades modernas, apesar de toda sua abundância, têm um ponto fraco: dependem da tecnologia, da eletricidade, da gasolina. Os ecologistas podem chiar à vontade, mas a verdade é que bem poucos de nós estamos preparados para voltar à selva de fato. E uma pequena interrupção nessas facilidades modernas, seja causada por desastre natural ou humano, pode ser suficiente para nos fazer retornar à barbárie. E, aí, só os mais fortes ou mais precavidos sobreviverão.

Muitos americanos têm uma mentalidade pré-apocalíptica. Vários se preparam desde já para o fim vindouro estocando munição, água e comida. Pode que não estejam errados. Quem depender apenas do governo ou das autoridades quando a coisa feder, está pedindo para ficar na mão.

Alguém disse que a civilização é muito frágil, um mero verniz sobre um fundo de barbarismo. E disse outro alguém que precisamos de um pouco de barbarismo a cada 300 ou 400 anos, ou morreríamos de civilização.

Acredito que as duas frases estão corretas, mas espero que o barbarismo não chegue tão cedo de volta ao mundo. Índio quer apito e esquerdista quer barbárie; eu prefiro a civilização.

O mundo gira e o mundo muda, 
Mas uma coisa nunca muda
Em todos os meus anos, uma coisa não muda,
Por mais que você a disfarce, nunca muda:
A perpétua luta entre o Bem e o Mal. 

Você negligencia e menospreza o deserto. 
Mas o deserto não está em remotos trópicos,
O deserto não está apenas na volta da esquina,
O deserto está sentado no metrô ao seu lado,
O deserto está no coração do seu irmão. 
 

(T. S. Eliot)


8 comentários:

Silvio disse...

X, conhece esse episódio do Twilight Zone? Achei até que vc tinha feito esse post depois de assisti-lo.

Anônimo disse...

Monsieur K

"Gone in an instant was the idea that 'guns' are bad."

Infelizmente pra uns nem uma situação dessas é suficiente para fazê-los enxergar as coisas de acordo com a realidade.

E os donos do gerador ali da foto, se derem mole, vão ter é o negócio saqueado, dependendo do bairro.

Quero ver nessas horas nego caçoar dos que estocam suprimentos.

A civilização anda mesmo na corda bamba...

AF disse...

Bacana o post.

Esse período vai ter que acontecer par que o ser humano aprenda de qualquer maneira a parar de dar atenção a essas ideologias mentirosas da esuquerda.

Mr. X, as eleições americanas são essa semana.

Obama tem 99% de chance de vencer e quando isso acontecer, faça uma cobertura sobre ele, como você estava fazendo quando Obama foi eleito.

Você fez uns tópicos impecáveis sobre Obama, aí quando der, continue fazendo e desmascarando esse falso profeta.

Abraços e uma ótima semana.

Mr X disse...

Tá bom, tou sendo um pouquinho apocalíptico, mas não tanto quanto este lama tibetano aqui:

http://actualidad.rt.com/actualidad/view/57446-llega-apocalipsis-oraculo-revela-nasa-sobrevivir-venidera-catastrofe

Silvio, valeu pela dica, assisti ontem. Tinha só ouvido falar.

Mr X disse...

Vai dar Romney ou Obama? O que acham?

autor desconhecido disse...

O Obama tá com mais cara de que gosta de 'dá'

Anônimo disse...

Se fosse pelo sistema eleitoral brasileiro, Obama ganharia na certa, pois toda a mídia, Hollywood e figuras influentes estão com Obama, mas felizmente o sistema eleitoral americano dá grandes chances a Romney, o pessoal de Obama devem estar se 'cagando' de ansiedade e medo.

AF disse...

Isso aí, anônimo. Gostei do que você falou e estou gostando de ver o empate técnico.

Até exagerei falando que Obama tinha 99% de chance de vencer... mesmo assim, continuo preocupadoo só vou acreditar mesmo quando ver o resultado, mas independente se ele vencer ou não, está sendo ótimo ver o empate técnico, mostrando que há uma certa esperança e ver também a mídia sem jeito e o pessoal de Obama se cagando de ansiedade e medo.