A América está em chamas. Será que a tão sonhada (por alguns) guerra racial chegou de vez?
A morte de um negro preso pela polícia foi o estopim. Ainda há muito a esclarecer sobre essa morte, que apresenta algumas características estranhas, a começar do fato de que ambos trabalharam como seguranças no mesmo clube por vários anos. Como é possível? Seria mais uma armação?
De qualquer modo, não é necessário muito para causar quebra-quebras entre a comunidade negra. A polícia é de fato bastante autoritária e violenta nos EUA, mas não matam apenas negros. Há poucos anos, uma mulher branca foi morta a tiros por um policial (somali) na mesma Minneapolis, e não houve protesto algum.
É também curioso que os protestos e quebra-quebras se espalhem pelos EUA logo depois (ou ainda durante) uma epidemia que forçou as pessoas a trancar-se em casa. Talvez ambos fenômenos estejam relacionados e haja razões psicológicas profundas: após meses trancadas, as pessoas querem sair, milhões perderam os empregos e estão com raiva, então é quase sintomático que estes protestos estejam acontecendo agora.
Mas também é bem possível que tais protestos estejam sendo organizados, e (assim como o Covid e a reação ao Covid) planejados com meses de antecedência.
Duas novidades destes protestos em relação a protestos anteriores são: a presença maior de brancos (em especial Antifa) e o fato de que estejam atacando bairros ricos, e não apenas o gueto. Isto indica maior planejamento. Não são somente protestos espontâneos contra a violência policial. De fato, parece que o Antifa está coordenando os protestos em locais escolhidos e são os que começam o quebra-quebra, logo os outros aparecem para roubar. Mesmo assim, é curioso que haja uma relativa grande quantidade de brancos mesmo entre aqueles que roubam. Culpa da crise econômica, ou efeito da raiva geral?
Mas a aliança entre brancos de esquerda e negros é, no máximo, temporária. Não deve durar.
As coisas estão acelerando rapidamente; o mundo parece avançar para o caos. Que mais ainda poderá acontecer este ano?
Já há tempos muitos falavam que a decadência do império americano (ocidental?) estava a caminho; mas acho que poucos imaginavam que ocorreria tão cedo e tão repentinamente.
quarta-feira, 3 de junho de 2020
Assinar:
Postagens (Atom)