segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Socialismo, ou "fiado só amanhã".


Quando eu era criança, tinha um mercado perto de casa onde um cartaz rezava “Fiado só amanhã”. Certamente todos já viram cartazes desse tipo.

O socialismo e sua promessa de justiça social me lembram o tal cartaz. Prometem um futuro de justiça social que chegará “amanhã”, mas curiosamente até hoje nunca chegou. Ainda assim seus propagandistas, de Zé Dirceu às FARC, que insistem em prometer um futuro de paz e fraternidade, se sentem autorizados a utilizar o terrorismo, o roubo, o seqüestro, o assassinato e a extorsão como meios para se chegar a tão pacífico futuro. Mas, se no “hoje” eles nos trazem só corrupção, violência, morte e desgraça, como acreditar que no “amanhã” eles trarão algo diferente? É bizarro que poucos pareçam se dar conta de tão flagrante contradição.

Atualmente, vinte anos após a queda do muro de Berlim e do fracasso da maior tentativa de impor o sistema socialista em escala global fracassaram rotundamente, ainda há em nossa América Latina quem continue prometendo socialismo. E, pior, quem acredite na promessa.

Justiça social, só amanhã.

Nenhum comentário: