domingo, 5 de outubro de 2008

Esfriamento global

Joe Biden garantiu no debate que tinha certeza que o aquecimento global existia e era causado pelo homem. Curiosamente, dados recentes parecem indicar que o planeta agora está esfriando... As temperaturas de 2008 são as mais baixas desde 1975.

7 comentários:

Anônimo disse...

bem que eu avisei, nunca passei tanto frio aqui no RJ.

Anônimo disse...

Hallo, Pessoal!

Oh, céus! Quanta asneira!

Aquecimento global não significa um aumento monotônico da temperatura ao redor do mundo. Ponto.

Tu compreendes equações diferenciais, Mr. X?

[]'s

Marcelo

Mr X disse...

Hã... Aquecimento = aumento da média da temperatura. Se tiver alguma outra definição, favor informe-a...

(Quanto ao "monotônico", é óbvio que a temperatura é diversa em vários locais do globo ao mesmo tempo, e pode inclusive mudar diversamente. Mas é possível medir a temperatura média do todo, e ver se aumentou ou diminuiu, ou se não nem faria sentido falar em "aquecimento global". De minha parte, acho que o próprio conceito de aquecimento global é que é uma grande bobagem.)

Anônimo disse...

as equações diferenciais demonstram que quando há aquecimento global as temperaturas caem?

Agora\ me prove que você conhece as aplicações das eq. diferenciais na comprovação que existe aquecimento global.

Anônimo disse...

Hallo, Pessoal!

Eu apenas tomaria cuidado em dizer que a queda de temperatura no mundo é uma provável evidência de que o dito aquecimento global não está, digamos, bem embasado cientificamente ou que isso seja um sinal de que tal fenômeno seria apenas uma invencionice. Tirar uma conclusão dessas é demonstrar, gratuitamente, sintomas de analfabetismo científico.

Eu leria esses dados com mais cautela. Mesmo o resfriamento temporário do globo pode ser uma das fases dentro da cadeia de fenômenos climáticos que se estabeleceu por chamar de aquecimento global. Afinal de contas, a dinâmica atmosférica não é um fenômeno governado por simplicidades e de fácil predição/previsão. Muito pelo contrário!

Chesterton, faça um favor a si mesmo: Não diga, gratuitamente, asneiras. As equações diferenciais (como aquelas elucidades pelo meteorologista Edward Lorenz) servem como exemplo de que a dinâmica atmosférica/climática não possui uma natureza simplista, daí que dois paspalhos tirarem conclusões sobre o aquecimento global a partir de um gráfico é pura bobagem.

Detalhe: As equações diferencias são os componentes básicos de diversos sistemas atmosféricos/climáticos.

Ah, sim: Não precisam me agradecer. Pelo menos eu não tirei vantagem do analfabetismo científico de vocês. Se eu fosse um Republicano dos USA não hesitaria em fazê-lo. Vide os criacionistas. :)

[]'s

Marcelo

Mr X disse...

Aposto um dólar furado que o "aquecimento global causado pelo homem" não existe ou é mínimo. :-)

Anônimo disse...

Hallo, Pessoal!

Mr. X, eu também tenho cá minhas desconfianças do quanto o dito aquecimento global tem, de fato, de evidências físicas concretas, e que o relacionem com a ação humana, e o quanto ele está recheado por politicagem, seja de "esquerda", seja de "direita".

Vale lembrar que, por milhões e milhões de anos, a atmosfera terrestre estava acostumada com níveis de CO2 bem diferentes dos atuais. Creio que bem menores. Quando seres humanos criam as indústrias e suas chaminés emissoras de poluentes (CO2 incluso), algum efeito isso surtirá no ambiente e na dinâmica climática.

Olhando este gráfico da (cuidado!) Wikipédia sobre aquecimento global

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f4/Instrumental_Temperature_Record.png

nota-se que há uma tendência crescente quanto ao aumento da temperatura desde meados do século XIX até o final do XX. E esse período coincide com o aumento gradativo das indústrias ao redor do mundo, sobretudo no hemisfério norte.

Enfim, suspeito que talvez haja alguma correlação entre essas duas variáveis (ação humana e aumento médio da temperatura global).

[]'s

Marcelo