Acho que até pode ser interessante como mitologia, embora eu pessoalmente conheça muito pouco dela e acho que seja realmente muito pouco relevante historicamente, ao menos em comparação com a muito mais conhecida e importante mitologia greco-romana.
No mais, o que é que esses neo-pagãos querem? Voltar a fazer sacrifícios humanos e de animais para Odin? Dançar nus no solstício em Stonehenge? Praticar bruxaria e fazer estátuas do deus do trovão? Culto da fertilidade com orgia todo sábado (mas sem camisinha)?
Sei lá, parece-me que o que ocorre é que estes nordicistas odeiam os judeus, aí por isso não gostam de ter uma religião que tem origem parcialmente "semita", então, terminam mais ou menos como os esquerdistas ateus que também não gostam do Cristianismo por este ser "anti-gay" e aí terminam por adorar o Islã, que é mais "anti-gay" ainda.
(Embora notemos que o Cristianismo é, na verdade, uma reação à religião hebraica da época -- tanto que sua maior crítica é aos fariseus, e podemos entender os judeus talmudistas atuais como os sucessores dos fariseus que tanto perseguiram Jesus, e que ainda hoje se negam a reconhecê-Lo.)
Bem, não há o que fazer. Querendo ou não, a civilização Europeia é de fato a junção do Cristianismo com o mundo Greco-Romano, e ponto. Sim, alguns ritos bárbaros pagãos (principalmente germânicos) sobreviveram e se acoplaram às várias tradições culturais, então também tem o seu lugar na criação desta cultura única que foi a Europeia. E podemos até dizer que muçulmanos e asiáticos e judeus tiveram algum papel, ainda que reduzido, na criação desta civilização -- a única digna desse nome, já que, o que é o resto do mundo, se não uma tentativa de cópia desse milagre?
Hoje a civilização europeia morreu, acabou. Hoje só restam tolos hedonistas seculares em vias de serem afogados em uma maré negra.
Eu não sei qual é a solução, mesmo. Acho que um retorno ao tradicionalismo seria o ideal, mas parece-me que está meio tarde para isso.
Não acho que o neo-paganismo vingue. A quem pode interessar isso, além de a alguns metaleiros?
Pelo jeito Nietzsche tinha razão, e deuses também morrem; ninguém acredita mais nos antigos deuses pagãos, e agora estão querendo acabar com o pouco que resta do Cristianismo na Europa. Onde Nietzsche errou foi em achar que o homem sobreviveria sem um Deus, ou sendo seu próprio deus.
Mas nada temam, pois, no futuro, seremos governados por Oxum e Ogum.
Mortal Kombat dos Deuses. Ogum vs. Odin: quem vencerá?